SINDESP

Março – Mês Dedicado Às Mulheres

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 2.750 –SINESP.ORG.BR

Nesse mês da mulher, uma homenagem à todas as mulheres trabalhadoras, que continuam desempenhando as suas tarefas do lar, mas também estão no mercado de trabalho, buscando o seu espaço. São tantas as atribuições à mulher moderna, que ela acaba esquecendo de cuidar dela mesma e passa a sofrer de doenças como ansiedade, estresse, doenças do coração e câncer, que podem aparecer com os seguintes sintomas: insônia, dores nas costas e na região cervical, correria contra o tempo e ansiedade por resultados.

Da mesma forma, se tornou habitual entre essas mulheres acumular atividades que teoricamente combatem o estresse, mas na prática nada mais fazem do que piorá-lo. São os famosos “tenho que” ir à academia, meditar, dormir mais, fazer um check up, ter prazer. Tudo isso por conta de uma sociedade que nos solicita em demasia. Nós mulheres, não podemos esquecer da nossa essência: que é cuidar dos nossos filhos, família, da nossa casa e do nosso trabalho, mas, também cuidar de nós mesmas. Minha vida encheu-se de sentido  quando eu descobri que tão importante quanto cuidar do outro é cuidar de si. Mas, como todo profissional de saúde, e em especial os médicos, por um bom tempo não dei importância a essa valiosa informação.

Parece que cai bem socialmente dizer que você não teve tempo de almoçar, não teve tempo de dormir, não teve tempo de mexer o seu corpo, de rir, de chorar, que é o mesmo que não ter tempo de viver. A dedicação ao trabalho parece estar ligada a um reconhecimento social, a uma forma torta de se sentir importante e valorizada. “Amai o próximo como a ti mesmo”. Com esse aprendizado, fui tomada por uma fortaleza e uma paz que eu jamais imaginei que morassem em mim. Desse dia em diante eu teria a certeza de estar com os pés no caminho certo: posso cuidar do sofrimento do outro, pois estou cuidando do meu. Aqui vão as principais dicas para manter um bom equilíbrio corporal e evitar doenças como o câncer:

1- NÃO FUMAR.

2-   MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Coma mais frutas, legumes e verduras e menos alimentos gordurosos, enlatados e salgados. Procure comer cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia.

3- FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE. Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física leve ou moderada por dia previne não somente o aparecimento do câncer, mas também o risco de diabetes e doenças vasculares (infarto e derrame).

4- MANTER O PESO IDEAL.

5- EVITE OU ELIMINE O CONSUMO DE ÁLCOOL.

6- EVITE EXPOSIÇÃO AO SOL entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.

7- PROCURE FAZER OS EXAMES PREVENTIVOS. Para alguns tipos de câncer, como o de mama, colo do útero e intestino grosso (cólon), a realização de exames preventivos, periodicamente a partir de certa idade, diminuem o risco de morte por estes cânceres. Converse com seu médico sobre esses exames.

8- AVALIE OS RISCOS OCUPACIONAIS. Alguns tipos de trabalho aumentam o risco de câncer pelo fato de exporem o trabalhador a fatores de risco, como substâncias químicas, fumo no ambiente de trabalho, radiação solar, radiação ionizante (raios X).

9- ATENÇÃO COM OS RISCOS AMBIENTAIS. Ambientes insalubres, substâncias químicas nos solos e alimentos (como fertilizantes e agrotóxicos) e poluição atmosférica (por emissão de gases poluentes pelas fábricas e pelos automóveis) podem aumentar o risco de câncer.

10- VAVINE CONTRA O HPV, as meninas e meninos de 9 a 13 anos.

11- SEJA IMPECÁVEL NO USO DA PALAVRA. A palavra tem o poder de transformação e de destruição maior do que qualquer tratamento.

12- NÃO TIRE CONCLUSÕES PRECIPITADAS.

13- NÃO LEVE NADA PARA O LADO PESSOAL.

14- FAÇA O SEU MELHOR.
(Matéria publicada na Revista Expressiva)