O museu de paleontologia, mantido pela Universidade Regional do Cariri (URCA), localizado na cidade de Santana do Cariri (CE), considerado mostuário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo foi criado em 1988, completando 32(trinta e dois) anos de existência, com o objetivo simples e necessário de salvaguardar o patrimônio fossilífero da região.
A sua estrutura física é formada por quadro galerias de exposição: recepção, memorial, exposição permanente de fósseis e sala principal, com réplicas de dinossauros e pterossauros e outras dependências essenciais ao seu funcionamento normal.
A URCA é a única universidade brasileira que possui em sua estrutura um geoparque reconhecido pela UNESCO, o Geoparque Araripe e um dos principais museus de paleontologia do país. A entidade cultural recebe, periodicamente pesquisadores-cientistas, turistas e outros interessados na temática paleontológica, geológico ou científico são registradas, anualmente cerca de mais de 29(vinte e nove) mil visitas.
É notícias nos principais veículos de comunicação social do país o recebimento do Aratausarus (espécime única) – A mais antiga espécie de dinossauro já encontrada na bacia do Araripe. O material foi repassado pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFR) onde se encontrava o achado para pesquisa. A descoberta do fóssil ocorreu na bacia do Araripe em 2008.
Feliz natal repleto de paz, harmonia e felicidade e um ano novo muito próspero para você, associado e sua família. São os sinceros votos dos dirigentes sindicais!