JESS – Portal da Notícia – Edição 2.091 – sindesp.org.br
Repercute em toda a imprensa do País o recebimento, recentemente, em torno de 300 fósseis apreendidos em operação da Polícia Federal repassados à Universidade Regional do Cariri (URCA) para GEOPARK Araripe do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. O material ficará sob a salvaguarda do Museu e poderá ser disponibilizado para pesquisas científicas. Atualmente, o equipamento desenvolve a campanha permanente, LUGAR DE FÓSSIL É NO MUSEU.
As unidades foram apreendidas durante a operação denominada Santana Raptor, que envolve diretamente cerca de seis pessoas, entre servidores, pesquisadores, mineradores, empresários e atravessadores de fósseis extraídos da Chapada do Araripe. Trata-se exemplares raros que foram apreendidos ano passado pela Polícia Federal, através de mandados de busca e apreensão em Nova Olinda, Santana do Cariri e no Rio de Janeiro. Peças bem preservadas como libélulas, plantas, a exemplo de samambaias e pterossauros foram repassadas à URCA. São fósseis do período cretáceo com mais de 110 milhões de anos. URCA fez agradecimento com entrega de homenagens aos órgãos envolvidos no processo de apreensão. Além disso, destacou a atuação dos pesquisadores da Instituição imprescindíveis em fornecer informações técnicas à polícia para encaminhamento da ação.
Importância do material
O Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, parabenizou os pesquisadores e todo o apoio que foi direcionado em relação às peças. Ele destacou o trabalho das equipes da PF, MPF, e os pesquisadores. Além disso, o Reitor ressalta a importância da Universidade, que tem um histórico determinante dentro da missão de preservar o patrimônio natural da Chapada do Araripe, além da sua promoção. “Imagine que há mais de 110 milhões de anos essas peças estavam aqui, e contam com um grau de preservação” O Diretor do Museu, Professor Allysson Pinheiro, destacou a campanha permanente, para incentivar a doação voluntária de fósseis. “Estamos aqui para receber todo o qualquer fóssil e todos são patrimônios”, explica. Ela agradeceu a PF por trabalhar nessa operação. O Superintendente do Geopark Araripe, Professor Carlos Kleber, destacou a importância do patrimônio que está sendo desenvolvido para a instituição. “É um patrimônio nosso e uma matéria riquíssima para os estudos na URCA”. O museu recebeu o nome de uma eminente figura pública, altamente qualificada, profissional dedicado em vida, a cultura da Região do Cariri, considerado mestre da paleontologia PLÁCIDO CIDADE NUVENS.
FONTE: URCA NOTÍCIAS