Vinte e cinco de dezembro, feriado religioso, é uma data magna para o cristianismo que reverencia o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus, ocorrido a mais de 1.600 anos, em Belém de Judá, atual Cisjordânia.
Origem do Natal – O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data os Romanos comemoravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultivavam o deus sol (natalis invicti solis) e ainda sucediam festividades com o intuito de renovação. Muitos povos da era antiga, em diferentes países do mundo desenvolviam as suas tradicionais celebrações.
A partir do século iv com a real consolidação do cristianismo, as cerimônias foram oficializadas como natale domini (natal do senhor). Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, essa foi uma forma de cristianizar as festas pagãs romanas dando-lhes uma nova simbologia. A escolha da época foi estabelecida pelo Papa Julius(337 a 352) e mais tarde foi declarado feriado nacional pelo imperador romano Justiniano, em 520.
Símbolos de Natal – Presépio (criado por São Francisco de Assis), Árvore de Natal (Martinho Lutero da reforma protestante); Papai Noel (Bispo Turco São Nicolau) e Ceia de Natal (Tradição Europeia)
Evangelho do Natal-Lucas – 2:1-14
E aconteceu naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo se alistasse. (este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino Presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém (porque era da Casa e Família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do senhor veio sobre eles, e a glória do senhor os cercou de resplendor e tiveram grande temor. E o anjo lhe disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande de alegria, que será para todo o povo: Pois, na Cidade de Davi, vos nasceu hoje o salvador, que é Cristo, o senhor. E isto vos será por sinal; Achareis o menino enouto em panos, e deitado numa manjedoura. E, No mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens.