SINDESP

Nota de Repúdio ao Ministro Paulo Guedes

O Sindicato dos Docentes do Ensino Superior Público do Estado do Ceará – SINDESP, vem a público repudiar as declarações do Ministro Paulo Guedes, que no dia 20/04/2020, disse que o auxílio financeiro a estados e municípios pode ser ampliado, se o congelamento salarial dos servidores público for aprovado pelo Congresso Nacional. O Ministro defende o congelamento salarial por dois anos.

No dia 7/02/2020, o ministro comparou os funcionários públicos a “parasitas,” uma fala que demonstra uma visão preconceituosa e desrespeito aos trabalhadores do serviço público. A campanha de desvalorização que o atual governo vem promovendo, tem a intenção de jogar a sociedade contra os servidores públicos. Tais declarações são desrespeitosas e fomentam as redes de ódio contra o serviço público, culpam os trabalhadores pelas mazelas do Estado Brasileiro e afrontam a quem trabalha diariamente para entregar serviços de qualidade a sociedade.

A crise econômica que o país vive, agravada com a pandemia do COVOD-19, não é culpa do servidor público, mas sim de uma política econômica do governo Federal que ataca frontalmente os direitos dos trabalhadores levando ao aumento do desemprego, a miséria e a fome.

Ao invés de defender o congelamento de salários dos servidores públicos, o ministro Paulo Guedes e o governo que ele representa, deveriam propor a regulamentação do imposto sobre grandes fortunas, dispositivo que já existe desde a Constituição Federal de 1988, e que o Brasil pela conveniência da sua estrutura de poder nunca se dispôs a fazê-la. É uma questão de justiça taxar os 3% mais ricos, pois quem mais tem dinheiro é quem menos paga impostos no Brasil.

Desde que assumiu o ministério, a política apresentada por Guedes tem sido de desmonte do Estado brasileiro de bem estar social. Para isso, propõe congelamento e redução de salários, fim de concursos públicos, venda do patrimônio e das riquezas do Brasil.

O SINDESP repudia veementemente a postura política e as declarações do Ministro Paulo Guedes e exige respeito a todos os servidores públicos, que trabalham em prol de um pais melhor para todos os brasileiros.

Fortaleza, 02 de maio de 2020

Prof. Gilberto Leitão de Castro e Silva
Presidente do SINDESP

Prof. José Nelson Arruda Filho
Vice- Presidente do SINDESP