JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.2.75 –SINDESP.ORG.
GIRO DE NOTÍCIAS – OS ÚLTIMOS RELATOS – OS TEXTOS COMPLETOS FORAM PUBLICADAS NO JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – JORNAL ELETRÔNICO EDIÇÕES ESPECIAIS
GRUPO DOCE DE FLAUTAS DA UECE FAZ INTERCÂMBIO CULTURAL NA UFPE, EM RECIFE
O grupo Doce de Flautas da UECE, projeto de iniciação artística, coordenado pelo professor do curso de Música, Lucas Barbosa, participou, nos dias 8 e 9 de março, de intercâmbio cultural e ações formativas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife na história do curso de Música da UECE. Fundado em 1981, funcionou como projeto de extensão e passou por diversas transformações e coordenações. Desde 2009, a entidade desenvolve um trabalho com regularidade de ensaios e permanência de integrantes, sob orientação da professora LUCIANA GIFONI. Desde 2010, o projeto conta com bolsas de iniciação artística da UECE, contemplando boa parte dos flautistas do grupo.
A UECE participou DO XXI ENCONTRO CEARENSE DE GRUPOS PETS (ENCEPET) ocorrido de 16 a 18 de março na cidade de Itarema-CE. Promovido pelo movimento INTERPET CEARÁ e com apoio também da UFC, o evento terá como tema: O papel do PET como meio de inovação para as IES. O evento destinou-se exclusivamente, para PETIANOS ativos, egressos e tutores, sejam PETS SESU/MEC ou PETS institucionais; e possui caráter científico e administrativo, contando com uma programação rica e diversificada para os participantes.
O Governo do Ceará, por meio da SECITECE, anuncia a realização da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que reunirá instituições de ensino e pesquisa, sociedade civil, setor empresarial e governo para debater e refletir sobre o papel da CT&I nos próximos anos. O evento será composto por quatro etapas regionais, de caráter preparatório, e a primeira delas está marcada para o dia 21 de março, em Sobral. A atividade acontecerá na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) – Campus Betânia (Rua Padre Francisco SADOC de Araújo, 850 – Betânia), das 9h às 17h. Lá, estarão juntos representantes das seguintes regiões: Sertão de Sobral, Litorais Norte e Oeste, VALE do CURU e Serra da Ibiapaba.
A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Os interessados já podem se inscrever no link: www.sct.ce.gov.br/cecti. PRÓXIMOS EVENTOS – Todos os municípios cearenses estarão envolvidos nas atividades. As demais etapas regionais da conferência estadual já têm datas definidas: Cariri e Centro-Sul (dia 4 de abril); Sertão Central, Sertão de Crateús, Sertão dos INHAMUNS, Sertão de Canindé e Vale do Jaguaribe (dia 11 de abril); Grande Fortaleza, Litoral Leste e Maciço de Baturité (dia 18 de abril). A Conferência Estadual vai possibilitar a construção de um mapa atualizado em CT&I do nosso estado. Ela também irá fornecer resultados que deverão ajudar a definir a agenda nacional do setor para a próxima década, em um trabalho conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)”, explica a titular da SECITECE, Sandra Monteiro.
A UECE, por meio de sua PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA (PROPGPQ), realizou no dia 11/03/2024 no auditório PAULO PETROLA, o Seminário em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O evento teve como objetivo discutir ciência e inovação produzida por mulheres pesquisadoras no Brasil e no Ceará. Nesta primeira edição, foi discutido Inovação, Propriedade Intelectual, Novas tecnologias e seus impactos, por meio de palestra e apresentação de pesquisadores com temáticas nas áreas de pesquisa desenvolvidas na UECE e seus parceiros. O Seminário foi também ocasião para homenagear estudantes e docentes cientistas da UECE, do Ceará e do Brasil, enaltecendo mulheres e meninas que fazem ciência. O evento deu prosseguimento com a palestra intitulada “Mulheres na Ciência e Tecnologia: desafios e oportunidades”, proferida pela professora homenageada do ITA, SUELI DAMIN CUSTÓDIO. Aconteceu também um momento de homenagem às docentes e discentes indicadas pelos Programas de Pós-graduação da UECE. Ao todo, foram 50 meninas e mulheres que tiveram seus trabalhos reconhecidos no evento. Ainda, houve o lançamento do PROJETO SOCIAL ALVOAR LÁCTEOS. Trata-se do primeiro PROGRAMA DE TRAINEE DA ALVOAR LÁCTEOS (detentora das marcas BETÂNIA, CAMPONESA E EMBARÉ), em parceria com os jovens do ensino público, visando promover um espaço descontraído e enriquecedor nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Ceará. O programa aborda temas relacionados à importância da educação e às oportunidades nos primeiros passos para ingressar no mercado de trabalho – SOBRE AS PRINCIPAIS HOMENAGEADAS DO EVENTO SANDRA MARIA NUNES MONTEIRO – PAULA LENZ COSTA LIMA -SUELI SAMPAIO DAMIN Custódio
A professora e pesquisadora dos programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e em Saúde da Família (PPGSF), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Ana Patrícia Pereira Morais, integra a equipe que participará de missão, no período de 15 a 25 de março, nos Estados Unidos (EUA). O convite para a missão foi feito pela HARVARD UNIVERSITY, com o objetivo de participar de visita técnica para apresentar e discutir os resultados da pesquisa intitulada EFFECT OF COVID-19 AND VIOLENCE ON THE WORK PROCESS AND MENTAL HEALTH OF COMMUNITY AGENTS IN BRAZIL.
Além da UECE, integram também a equipe outros pesquisadores do grupo NÓSAPSBRASIL, de diversas instituições brasileiras, entre as quais, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) E Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa é financiada pela FUNDAÇÃO LEMANN/UNIVERSIDADE DE HARVARD, Fiocruz e FUNCAP, sendo coordenada pela pesquisadora da Fiocruz Ceará, professora ANYA PIMENTEL FERNANDES GOMES VIEIRA-MEYER, atualmente pesquisadora visitante na Harvard UNIVERSITY. Professora Ana Patrícia é também coordenadora PPGSF/UECE e esteve como VICE-COORDENADORA de projeto da referida pesquisa multicêntrico realizado no nordeste brasileiro em parceria com a Fiocruz e a FUNDAÇÃO LEMANN/HARVARD. “Durante meu estágio pós-doutoral tive como supervisora a pesquisadora e professora Dra. ANYA PIMENTEL GOMES FERNANDES VIEIRA-MEYER, da Fiocruz-CE, e nesse ínterim foi estabelecido esse trabalho em parceria com pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard”. Para a pesquisadora da UECE, a missão será de grande importância. “A missão permitirá ampliar a parceria e agenda de trabalho entre pesquisadores brasileiros e americanos da Escola de Saúde Pública. Os pesquisadores terão a oportunidade de apresentar os resultados da pesquisa, trocar experiências com pesquisadores locais, conhecer as pesquisas desenvolvidas na Universidade e programar o desenvolvimento de projetos, estágios e estudos futuros”.
BODE IOIÔ É EXPOSTO EM CAMPUS DA UECE E ATRAI PÚBLICO DE MAIS DE 700 PESSOAS
Que o Bode Ioiô é uma figura carismática e bastante querida pela população cearense muitas pessoas já sabem. Agora imagina poder vê-lo restaurado em primeira mão. Foi essa a oportunidade que tiveram os moradores e os turistas que visitaram a Serra de Baturité nos dias 1º, 2 e 3 de março, em PACOTI. O Bode Ioiô, importante figura da cultura cearense, que pertence ao acervo do Museu do Ceará, foi exposto por três dias no Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha (MHNCE), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE). A exposição ocorreu após trabalho de restauro completo conduzido pelo TAXIDERMISTA EMERSON BOAVENTURA.
FONTE DE NOTÍCIAS – UECE