JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.559-SINDESP.ORG.BR
A ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (OSUECE) COMPLETA 16 ANOS DE EXISTÊNCIA CONSTITUÍDA DE UM CONJUNTO DE INSTRUMENTOS E MÚSICOS SOB A REGÊNCIA DO EFICIENTE MAESTRO BARROS COM DESLUMBRANTES, COMOVENTES, MAGNÍFICAS E AGRADÁVEIS APRESNTAÇÃO PARA COMUNIDADE BRASILEIRA, EM ESPECIAL NO CEARÁ
ESTE ANIVERSÁRIO NÃO APENAS MARCA DE UMA JORNADA DE EXTRAORDINÁRIAS CONQUISTAS MUSICAIS, MAS TAMBÉM O AFIRMATIVO PAPEL OSUECE NA SOCIEDADE
A apresentação festiva ocorrerá no dia 29 de agosto, concerto de aniversário de 16 anos. Será às 19h, no Cineteatro São Luiz. Os ingressos estão à venda na PLATAFORMA SYMPLA. Com regência de ALFREDO BARROS, WILLIAN CIRIACO E RÉLMERSON LIMA, a OSUECE oferecerá obras de MENDELSSOHN, “AS HÉBRIDAS”; G. ROSSINI, “LA GAZZA LADRA”; EDWARD ELGAR, “POMPA E CIRCUNSTÂNCIA”; e, DE BEETHOVEN, “ROMANCE O 1N”, que terá como solista o VIOLINISTA PAULO FREITAS.
O concerto marcará também a estreia de obras dos compositores cearenses PIETRO TENÓRIO, “VOYAGE”; E WELLIGTON SOUSA, “RITUS”.
OSUECE
O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É, sobretudo, uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.Com o projeto da orquestra iniciado em agosto de 2008, a OSUECE estreou um ano depois, em 2009. Desde então, trabalha um conjunto variado de obras em seu repertório, de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico. É formada por cerca de 65 integrantes distribuídos entre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.
A Universidade Regional do Cariri (URCA) terá um representante da instituição no Conselho de Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Trata-se do pesquisador e diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, ALLYSON PINHEIRO que assume a vaga em setembro/2024 do GEOPARK ARARIPE no Conselho por quatro anos. O Conselho tem a função de analisar territórios que merecem o selo de Geoparque Mundial e monitorar a sustentabilidade e os patrimônios materiais e imateriais do local. “Dentro desse conselho, a gente emite pareceres relativos ao desenvolvimento desses territórios no mundo” O GEOPARK ARARIPE foi criado em 2006, sendo o primeiro das Américas a receber a validação. Dentro do Cariri, o GEOPARK possui uma área de cerca de mais de 5.000 km², sendo atualmente 10 GEOSSÍTIOS. Durante todos os anos de realização da avaliação, o território recebeu o Selo Verde de validação da Unesco, possibilitando uma evolução a cada análise. A riqueza geológica, com o maior museu do Cretáceo a céu aberto do planeta, e fósseis de mais de 120 milhões de anos, o GEOTURISMO, e a GEOEDUCAÇÃO, têm sido importante suporte para dar uma dimensão da representatividade desse espaço.
FONTE – UECE/URCA – NOTÍCIAS