JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 5.498-SINDESP.ORG.BR
A Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE divulga a Ata da Sessão de Abertura das Propostas de Vendas dos itens da Agricultura Familiar para o fornecimento de gêneros alimentícios ao Restaurante Universitário (RU), campus Limoeiro do Norte, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), e a homologação do resultado.
A PRÓ-REITORIA de Extensão (Proex) comunica a prorrogação do prazo de envio das propostas para a Chamada Pública 58/2024 de seleção de propostas para financiamento à inserção curricular da extensão 2024/2025. Com a prorrogação, a submissão de propostas vai até 09 de setembro de 2024.
A UECE, por meio do Grupo de Pesquisa Nutrindo, coordenado pela professora Helena Sampaio, contribuiu com o estudo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), publicado no JOURNAL OF PERIODONTOLOGY, que aponta que alimentos pró-inflamatórios, como os ULTRAPROCESSADOS, aumentam o risco de inflamação GINGIVAL que, se não tratada devidamente, pode evoluir para uma periodontite e até perda dos dentes. Homens com alto consumo desses produtos demonstram ter maior risco em desenvolver a doença. Periodontite é uma doença inflamatória grave, um avanço da gengivite, caracterizada por sintomas como sangramento, mau hálito e dentes moles. A ideia da investigação que liga alimentos pró-inflamatórios a doenças periodontais surgiu, segundo o orientador da pesquisa, Renato Corrêa Viana Casarin (UNICAMP), sendo considerado que um dos fatores que pode modular a resposta imunológica do organismo é a dieta, podendo, portanto, a alimentação ser protetora ou prejudicial à saúde bucal. A UECE contribuiu com a pesquisa desde sua primeira etapa, em parceria com a Universidade de Istambul, na Turquia. “Trabalhamos com a orientação para a investigação do cálculo de Índice Inflamatório Dietético… Contribuímos nas análises da identificação dos fatores, além da redação do artigo”, sintetiza a professora da UECE, Helena Sampaio. Com a participação da UECE, voluntários preencheram um diário alimentar, no qual registraram detalhadamente todos os alimentos e bebidas consumidos ao longo do dia, incluindo a quantidade e o tipo de temperos utilizados. Com base nesses registros, os pesquisadores calcularam o Índice Inflamatório da Dieta (IID) de cada participante, abrangendo 44 alimentos e nutrientes categorizados.Os dados encontrados foram cruzados com a saúde gengival, quando foi identificado que aqueles voluntários que tinham uma dieta rica em alimentos pró-inflamatórios, especialmente os homens, tiveram mais casos de sangramento da gengiva, com risco aumentado em 27 vezes de ter gengivite, enquanto em toda a população do estudo, a dieta aumentava em 3,94 vezes esse risco.
A XI Feira das Profissões, que acontecerá no dia 25 de outubro de 2024 (sexta-feira), durante a XXIX Semana Universitária, segue com inscrições abertas, somente até 8 de setembro, para estudantes de graduação da UECE interessados em participarem como voluntários da Feira. Os interessados devem preencher o formulário online clicando aqui e comparecer à reunião de acordo com a disponibilidade.
Foi prorrogado, até o dia 9 de setembro, o período para submissão de resumos expandidos a serem apresentados durante a XXIX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará. Os resumos devem ser enviados exclusivamente pelo site da Semana. Os trabalhos podem ser submetidos pela comunidade da UECE e de outras Instituições de Ensino Superior, a depender do Encontro.
Para acessar as normas dos Encontros e mais informações: https://semanauniversitaria.uece.br/.
A Semana Universitária é o maior e mais importante evento acadêmico da UECE e, em 2024, ocorrerá no período de 21 a 25 de outubro, em formato Integrado e MULTICAMPI, em Fortaleza no campus ITAPERI e em outros quatro campi: QUIXADÁ (FECLESC), IGUATU (FECLI), LIMOEIRO DO NORTE (FAFIDAM) E TAUÁ (CECITEC).
A UECE divulga edital de seleção do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) para o polo 23 (UECE). São oferecidas 24 vagas, distribuídas nas unidades de Quixadá (FECLESC), Limoeiro do Norte (FAFIDAM) e Iguatu (FECLI). O MNPEF é um curso em rede nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), e congrega polos em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do país. O Mestrado é exclusivo para professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no nível fundamental, que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou estudantes do último semestre desses cursos. As inscrições devem ser realizadas até 24 de setembro, on-line, por meio do endereço eletrônico http://www.sbfisica.org.br/mnpef, seguindo as orientações do edital nacional.
A UECE está com inscrições abertas até o próximo dia 06 de setembro para o curso de Doutorado e de Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva. Para o Doutorado, estão sendo ofertadas 22 vagas distribuídas entre as/os docentes das duas linhas de pesquisa: Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde; e Epidemiologia e Situação de Saúde. Serão considerados aprovados os candidatos(as) classificados até o limite de vagas, em conformidade com as linhas de pesquisa. Das 22 vagas do Doutorado, uma vaga é destinada às ações afirmativas, destinada a candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as). Doutorado: http://ppsac/noticias/selecao-doutorado-academico-em-saude-coletiva-turma-2025/ – FONTE:UECE NOTICIAS
UVA ABRE INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR 2025.1
A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA abriu inscrições para o vestibular 2025.1. Serão ofertadas 1.134 vagas para os campi: Sobral, Acaraú, São Benedito e Camocim. Serão distribuídas 854 vagas (oitocentas e cinquenta e quatro) destinadas aos cursos de graduação ofertados em SOBRAL-CE, 80 (oitenta) aos cursos em Acaraú-CE, 80 (oitenta) aos cursos em Camocim-CE e 120 (cento e vinte) aos cursos em São Benedito-CE. Os cursos ofertados serão: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Filosofia, Física, Geografia, Educação Física, História, Letras-HAB, Língua Inglesa, Letras-Hab. Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Zootecnia.
AMAZÔNIA: REGIÃO RICA EM BIODIVERSIDADE, ECOSSISTEMAS E RECURSOS
DIA DA AMAZÔNIA – A maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. O dia 5 de setembro foi escolhido, pois nesta data, no ano de 1850, o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas). Por ser uma região rica em recursos, a Amazônia desperta o interesse de muitas pessoas. Entretanto, a exploração pode vir a causar danos ao ambiente e, por isso, a data busca alertar sobre os principais problemas que afetam a região, como o desmatamento. IMPORTÂNCIA DA AMAZÔNIA PARA O PLANETA – A Amazônia é importante, por exemplo, para conservação do clima no planeta, manter o equilíbrio ambiental e reciclar uma boa parte de carbono na atmosfera. Além disso, a região é rica em biodiversidade. Nela está localizada a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. A Bacia Amazônica também confirma a abundância de recursos hídricos, já que se trata da maior bacia hidrográfica do mundo. A Amazônia é reconhecida pela sua diversidade animal e vegetal, já que existem espécies de plantas e animais que apenas são encontrados na região. PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA: DESAFIOS PARA CONSERVAÇÃO Algumas das atividades econômicas desempenhadas na Amazônia são: extração madeireira, agricultura, pecuária e mineração. A exploração dos recursos vegetais, animais e minerais geram grandes impactos na região, principalmente pelo desmatamento da floresta amazônica.
A Amazônia sofre com os constantes ataques e desmatamentos. Também, a floresta amazônica atualmente está ameaçada pelos constantes desmatamentos ilegais, afetando diretamente a fauna e a flora da região, causando desequilíbrios e crises ambientais a nível global. Como medidas para preservar a região amazônica são necessárias políticas públicas para diminuição do desmatamento, aumento da fiscalização para reprimir as atividades ilegais, melhorar as práticas de trabalho para conviver em harmonia com o ambiente e maior participação da população para cobrar políticas ambientais dos gestores. DADOS IMPORTANTES SOBRE A AMAZÔNIA – Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, a Amazônia está presente em 8 estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso. Vale lembrar que a Amazônia não está presente apenas no território brasileiro, mas também em outros países da América do Sul. São eles: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador. O clima na região amazônica é predominantemente equatorial/quente e úmido. Outro recorde da Amazônia é a sua bacia hidrográfica. Com cerca de 7 milhões de quilômetros de extensão, os principais rios da região são: Amazonas (maior do mundo em extensão), Negro, Trombetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá (todos afluentes do Rio Amazonas).
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) lançou os editais nº 45/2024 e nº 46/2024, que convoca professores, estudantes e servidores técnico-administrativos para a consulta à comunidade universitária, vinculada a cada Unidade acadêmica, visando a elaboração da lista tríplice para a escolha de Diretor e de Vice-diretor de Centros, Faculdades e Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) da instituição, para o quadriênio 2024–2028.A inscrição dos candidatos interessados poderá ser realizada no período de 9 a 13 de setembro, por meio de formulário padronizado. A consulta eleitoral à comunidade da UECE acontecerá em 30 de outubro.