SINDESP

NOTÍCIAS DIVERSAS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 5.536 –SINDESP.ORG.BR              

RESENHA  UNIVERSITÁRIA

O Governador ELMANO DE FREITAS, anunciou a aquisição do terreno para a construção do novo campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em solenidade realizada em 02.10.2024 no município de São Benedito/CE. Atualmente o campus funcionando em um local temporário contemplando a região da Serra da Ibiapaba será mantida em São Benedito, mas em breve em prédio próprio. Os 225 alunos matriculados na UVA em São Benedito, estão distribuídos em três cursos: Administração, Pedagogia e Agronomia. O terreno onde será a nova sede, no bairro Pimenteiras, ocupa uma área total de 25.199,21m². A obra está em fase de projeto, para posteriormente ter seu orçamento definido e seguir para licitação. Concluído o processo licitatório, acontecem a contratação e ordem de serviço para efetivo início das obras. A expectativa é de que o novo campus em planejamento tão logo inicie as obras. Presentes no evento o Governador do Estado do Ceará, ELMANO DE FREITAS e a Reitora da UVA,IZABELLE MONT’ALVERNE NAPOLEÃO ALBUQUERQUE, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, SANDRA MONTEIRO; o Deputado Estadual, ALISSON AGUIAR; a Pró-Reitora de Graduação – PROGRAD, JÔNIA TÍRCIA PARENTE JARDIM ALBUQUERQUE; Secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Município de São Benedito, ARIDSON DE MESQUITA ARAGÃO; Procurador-Geral do Município de São Benedito, FELIPE CAVALCANTE AMARAL; Coordenador da Sala Técnica de Engenharia da UVA, ERNANI CAVALCANTE; Coordenadora do Curso de Administração ofertado no Campus Ibiapaba, MARIITA BRITO DA SILVEIRA; Coordenadora do Curso de Pedagogia ofertado no Campus Ibiapaba, BRUNO ALVES REINALDO.

Os professores: Daniel BORINI Alves e Antônia VANESSA Silva Freire Moraes Ximenes, foram empossados em 01.10.2024 pela reitora da UVA, professora IZABELLE MONT’ALVERNE, para assumirem de forma efetiva suas funções na universidade. Os docentes passam a integrar a equipe do curso de Geografia e irão lecionar no Centro

1º Encontro Cearense de Coordenadores de Curso de Agronomia acontece em Fortaleza/CE em 27.09.2024, no Auditório da Sede do CREA-CE. O evento reuniu docentes de diversas instituições para debater o ensino de Agronomia no Brasil e discutir as perspectivas futuras. A UVA foi representada pela professora Marlene Feliciano, coordenadora dos dois cursos de agronomia, nos campi de Acaraú e São Benedito. A programação contou com palestras, apresentações de pesquisas e sessões de discussões e encaminhamentos.

Foi aprovado na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, o Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais. A proposta foi construída em associação por 10 universidades públicas estaduais, que contempla as cinco regiões do Brasil. O curso foi aprovado no âmbito da área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica – Programa Educação Básica – PROEB, e tem como público alvo professores atuantes na educação básica. O objetivo geral do curso é formar professores pesquisadores, a nível de mestrado, na área de Ciências e Humanidades para Educação Básica, tanto em termos teóricos quanto didático-metodológicos, para atuação em uma educação crítica e emancipatória e na produção de conhecimentos, com ênfase nos Processos Inovadores, nas Culturas Digitais e nas Tecnologias Educacionais para a Educação Básica. O curso contará com professores de diversos cursos: Matemática, Física, Química, Geografia, entre outros. Em breve serão divulgadas informações sobre processo seletivo e outros assuntos em relação a oferta do curso na universidade.

Alunos do primeiro semestre do curso de Direito da UVA participaram em 24.09.2024 de uma visita ao Memorial CLÓVIS BEVILÁQUA no município de Viçosa do Ceará. A aula de campo faz parte da prática da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, ministrada pelo Prof. José Luís Lira. Na ocasião, os alunos participaram do julgamento do clássico do Direito “O Caso dos Exploradores de Caverna”, como nota da terceira avaliação parcial.  CLÓVIS BEVILÁQUA, é considerado o maior civilista brasileiro, natural desta cidade. Inaugurado em 29 de janeiro de 1999 pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, O MEMORIAL CLÓVIS BEVILÁQUA expõe em seu recinto, documentos, pertences, livros, jornais e até cartas de AMOR DO JURISTA PARA A ESPOSA AMÉLIA DE FREITAS BEVILÁQUA, datadas de 1882 e 1883. Além das atividades, os discentes conheceram o acervo do Memorial e visitaram o monumento dedicado a Clóvis, onde desde 26 de julho deste ano em curso, repousam as cinzas do jurista e de sua esposa, Amélia.

PROJETO CRIANÇAS NA FAZENDINHA: ALUNOS DO CEI SÉRGIO BARBOSA VISITAM A FAZENDA EXPERIMENTAL

As crianças do Centro de Educação Infantil Sérgio Barbosa situada em Sobral, visitaram na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, a Fazenda Experimental da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada na zona rural do Município de Sobral, a 8 km do campus Betânia. O projeto “Crianças na Fazendinha” tem como propósito receber crianças de escolas públicas e privadas para conhecerem as atividades e setores da Fazenda Experimental. A proposta visa aproximar as crianças do campo, bem como, dos animais, plantas, e dessa forma ensinar como os alimentos são produzidos, e o dia a dia de uma fazenda. Tal projeto de extensão é coordenado pela professora Aline Landim, do curso de Zootecnia.

Os professores do curso de Engenharia Civil da UVA, JUSCELINO Chaves Sales e AUDELIS de Oliveira Marcelo Júnior, foram palestrantes durante a IV Semana de Engenharia de Energias da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que aconteceu de 16 a 20 de setembro no campus Auroras, em Redenção/CE.

Entre 16 e 20 de setembro, os docentes da UVA, campus Camocim, realizaram visitas a inúmeras escolas de ensino médio da região para divulgar o campus da universidade em Camocim, o vestibular e os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca. A ação foi organizada pelos professores: LAYSE BRAGA E LUZIBERTO Carneiro, do curso de Ciências CONTÁBEIS, BEM COMO, HELLYJÚNYOR BRANDÃO e MARCOS APOLIANO, do curso de Engenharia de Pesca, com o apoio das coordenações de ambos os cursos. As visitas abrangeram escolas em áreas mais afastadas de Camocim e Granja, além de instituições nos municípios de CHAVAL, BARROQUINHA E JIJOCA. Saiba mais: Novas visitas estão programadas nos próximos dias para as cidades de CAMOCIM, ACARAÚ, MARTINÓPOLE e URUOCA, com o intuito de expandir a divulgação e garantir que mais estudantes tenham acesso às informações sobre o processo seletivo e os cursos oferecidos pelo novo campus.