SINDESP

NOTÍCIAS DIVERSAS EM 22/02

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.509-SINDESP.ORG.BR 

UVA – EM NOTÍCIAS

HIARA ROSE MORENO AMARAL, graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no ano de 2022 acaba de ser aprovada no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher na PUC Campinas. A Diretoria do SINDESP parabeniza a brilhante aluna pela grande conquista e a universidade por possuir curso de enfermagem por excelência.

Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), IZABELLE MONT’ALVERNE NAPOLEÃO ALBUQUERQUE, participou, recentemente, em Fortaleza(CE) do encontro de formação de gestores públicos estaduais, promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará, com apoio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC).

SAÚDE EM UTILIDADE PÚBLICA –   CAMPANHAS DE MARÇO

MARÇO LILÁS  Essa campanha visa levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de COLO DE ÚTERO, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica. Os fatores de risco do câncer de colo de útero envolvem o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, tabagismo, histórico familiar e início precoce da vida sexual e múltiplos parceiros. É o quarto câncer mais comum no País. A previdência deixa a mulher mais segura e garante sua qualidade de vida.

 

 

MARÇO AZUL MARINHO –   O câncer COLORRETAL é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no Brasil. No CÂNCER COLORRETAL, os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso. O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto. 

CONSCIENTIZAÇÃO DA ENDOMETRIOSE

MARÇO AMARELO – Uma ação para conscientização da endometriose com a missão de aumentar o conhecimento sobre uma doença que afeta cerca de 200 milhões de mulheres em todo o mundo – cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva têm endometriose. A endometriose é uma doença inflamatória sistêmica de longo prazo que faz com que o tecido semelhante ao revestimento do útero cresça em outras partes do corpo, geralmente em órgãos da cavidade pélvica, como ovários e trompas de falópio e fora dela, como o intestino. As células que cresceram reagem da mesma forma às do útero durante o ciclo menstrual, acumulando-se e depois desintegrando-se e sangrando, todavia, esse sangue não consegue escapar, se acumulando nas áreas afetadas. Dentre os sintomas da endometriose estão: dor pélvica crônica, dor ao urinar ou evacuar, dor durante a relação sexual e uma razão comum para a infertilidade.

HUMAN PAPILOME VIRUS(HPV) é o nome dado a um grupo de mais de 200 tipos de vírus capazes de infectar tanto a pele quanto a mucosa oral, genital e anal de mulheres e homens