SINDESP

NOTÍCIAS SOBRE SAÚDE

JESS PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO-4.052-SINDESP.ORG.BR

INFORMES SOBRE SAÚDE

CONSUMO CORRETO DE CARBOIDRATOS AJUDA A CONTROLAR. Para emagrecer, não é necessário eliminar completamente os carboidratos de seu cardápio – basta fazer escolhas alimentares adequadas. Isso é confirmado por um extenso estudo realizado pela Universidade Harvard, publicado no THE BRITISH MEDICAL JOURNAL. Os autores observaram que a substituição de grãos refinados, como arroz e farinha branca, por opções de cereais integrais, como aveia e QUINOA, bem como a troca de vegetais ricos em amido, como milho e batata.

NOVEMBRO AZUL EM APOIO À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MASCULINA, EM ESPECIAL AO CÂNCER DE PRÓSTATA – Pesquisa realizada pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) sobre a percepção do homem a respeito da sua saúde mostra que apenas 32% dos acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a própria saúde e que 46% deles só vão ao médico quando sentem algo. Esse número aumenta para 58% se este homem utiliza apenas o SUS. Apesar do descaso, metade deles tem medo ou ansiedade quando pensa na saúde. A pesquisa, viabilizada pelo Laboratório ADIUM, foi realizada com homens acima de 40 anos representantes de todas as regiões do país, via aplicativo mobile pelo Instituto de Pesquisa IDEIA. LDL – Ao tomar uma injeção subcutânea, o seu LDL — aquela molécula que, merecidamente, leva a alcunha de colesterol ruim — começasse a cair e, passados seis meses, seus níveis já tivessem despencado, em média, 52%. Pois é isso o que se pode esperar da INCLISIRANA, medicamento desenvolvido pela farmacêutica Novartis, aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que deve chegar às farmácias brasileiras nas próximas semanas. É verdade que outras terapias que já eram encontradas por aí podem agir no mesmíssimo alvo dessa medicação — uma proteína conhecida pela sigla PCSK9 — e são capazes de levar a reduções ligeiramente maiores e mais rápidas.

O QUE ACONTECE NO SEU CORPO QUANDO VOCÊ SENTE MUITO CALOR – Como o seu organismo possui um regulador térmico automático, basta a temperatura subir para que o suor apareça com seu efeito refrigerador. Mas quando o calor externo persiste e a umidade aumenta, esse mecanismo natural pode não dar conta do recado. O problema é que o excesso de calor incomoda as práticas do dia a dia, e ainda pode prejudicar o cérebro e outros órgãos vitais. Essa sensação extrema está relacionada a incômodos que são conhecidos pelos médicos como doenças por calor, que não se confundem com a febre decorrente de uma infecção e nem com os típicos fogachos da menopausa. Humanos são homeotérmicos, isto é, são capazes de manter a temperatura corporal equilibrada.

MAMOGRAFIA

VACINA CONTRA A COVID-19 – A partir de 2024, a vacinação contra a Covid-19 passará a ser anual para crianças e grupos prioritários, anunciou o Ministério da Saúde.

Assim, a partir do próximo ano, a imunização contra a doença será incluída no Calendário Nacional de Vacinação e priorizará crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da COVID. Entre eles: idosos; IMUNOCOMPROMETIDOS- mecanismos de defesa (sistema imunológico) estão comprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com COMORBIDADES; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

FEBRE – É UM SINTOMA DESAGRADÁVEL, que surge quando algo de errado está acontecendo com nosso corpo. Mas nem sempre é preciso usar remédios para diminuir a temperatura elevada ou buscar atendimento médico. Nosso organismo mantém a temperatura interna entre 36ºC e 37ºC. – Quando procurar atendimento médico – Ao identificar que está com febre, o ideal é que a pessoa note também outros sintomas associados para buscar atendimento especializado em algum hospital. Confira alguns desses sinais que são necessários para observa… – Sonolência extrema ou confusão mental Sensação de desmaio ou pressão baixa; Tremores involuntários por todo corpo (sensação de frio intenso duradoura); Baixa saturação no OXÍMETRO; Febre persistente por mais de cinco dias sem melhora. Normalmente, a recomendação é se hidratar por mais vezes ao dia e, durante um estado febril mais intenso, usar compressas geladas na região frontal e axilar. Banhos com temperatura ambiente têm grande resposta. Evitar ainda usar cobertores e locais abafados e quentes (Luiz Fernando Penna).

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL (01 A 07/11) Os cânceres de boca e garganta são cânceres que se originam nos lábios, no céu da boca, nas laterais ou assoalho da boca, na língua, nas amígdalas ou na parte posterior da garganta. – |||| – Em 10.11- DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ – É o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve. – CAUSAS: A surdez de condução é provocada pelo acúmulo de cera de ouvido, infecções (otite) ou imobilização de um ou mais ossos do ouvido. O tratamento é feito com medicamentos ou cirurgias – A surdez de cóclea ou nervo auditivo é desencadeada por viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, PRESBIACUSIA (perda da audição provocada pela idade), traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos, tumores. O tratamento, de acordo com cada caso, é feito com medicamentos, cirurgias, uso de aparelho. OUTROS FATORES que podem provocar surdez: – casos de surdez na família; nascimento prematuro; baixo peso ao nascer; uso de antibióticos tóxicos ao ouvido e de diuréticos no berçário; infecções congênitas, principalmente, sífilis, toxoplasmose e rubéola. -Importância da linguagem de sinais: Na comunicação por Libras é utilizada a ‘datilologia’ – um sistema de representação simbólica das letras do alfabeto, soletradas com as mãos. Nessa linguagem existem sinais para quase todas as palavras conhecidas e, para a execução dos sinais, usa-se o movimento das mãos, além das expressões facial e corporal, quando necessário. |||| – EM 14/11 – DIA MUNDIAL DO DIABETES – Esta é uma oportunidade de aumentar a conscientização sobre como melhorar sua prevenção, diagnóstico e cuidados, além de informar sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população. O Brasil tem atualmente mais de 14,3 milhões de pessoas com diabetes, o que representa 7,7% da população, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A projeção é de que 23,3 milhões de pessoas desenvolvam a doença no país até 2040.

EM 15/11/2023 – SEXTA-FEIRA COMPAREÇA A TRADICIONAL CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DO SINDESP NA SEDE, RUA DR..JUSTA ARAÚJO 1.186 – FONE (85) 3292-5091