Nova Edição De Revista De Pós-Graduação Da Uece Aborda Temática Do Racismo No Brasil

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA-EDIÇÃO 2.561-SINDESP.ORG.BR

A UECE acaba de lançar on-line a última edição de 2021 da revista “O público e o privado”, uma publicação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da instituição, com a edição temática “Do racismo estrutural às lutas anti-racistas: resistências negras no Brasil”. O editorial da revista, assinado pelos professores GLAUCÍRIA Mota Brasil e GEOVANI Jacó de Freitas, que são os responsáveis por sua edição, destaca a temática dos trabalhos acadêmicos que abordam o racismo no País.

Segundo os editores, trata-se de “uma discussão pertinente e atual nas Ciências Humanas e Sociais e para gestão das políticas públicas na sociedade democrática acerca das estruturas históricas que tecem a vida brasileira ao destacar que é urgente que o País examine seu passado recente para compreender as entranhas racistas que permeiam suas práticas sociais”.

O número-tema (NT) da revista, que chega a sua 40ª edição, foi organizado pelas professoras Renata Gonçalves da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Zelma Maria Araújo Madeira da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que também participam com trabalhos que tratam da militância no movimento negro e da docência na Universidade. O conteúdo da revista pode ser acessado pelo seguinte link:

O numero 40 da revista “O público e o privado” contém os seguintes trabalhos, com seus respectivos autores:

NÚMERO TEMÁTICO – NT

“Mulheres negras e trabalho doméstico:  racismo e desigualdades na pandemia do COVID-19”, por
José ADAILTON Sousa dos Santos; “Movimentos Negros no Ceará: um olhar sobre o Movimento de Mulheres Negras do Cariri”, por Maria RAIANE Felix Bezerra e CICERA Nunes; “Minha carne não me define: a hiper-sexualização da mulher negra no Brasil”, por Nádia Amaro do Carmo e Ozaias da Silva Rodrigues; “Cercadão dos Dicetas e a educação popular quilombola:  vivências, saberes, experiências e resistência”, por Raul da Fonseca Silva Thé e Indra Lucena Arnaud Paiva; “O perigo negro! A herança racista da polícia moderna no Brasil”, por Fábio Gomes de França; “Saúde da população negra: aspectos interseccionais de raça/cor no serviço de transplante renal”, por Brena Miranda da Silva, Luzian Ramalho Ribeiro e Ana Karollyne Queiroz de Lima

ARTIGOS

“Explorando las salidas alternativas a la prisión en clave feminista:  algunas contribuciones al debate jurídico feminista”, por Nadia Andrea Volodar; “Gênero e vida doméstica de mulheres em  relacionamento estável na pandemia covid-19”, por Paula Fabricia Brandão Aguiar Mesquita e Maria do Socorro Ferreira Osterne; “Identidades profissionais e práticas policiais”, por Maria Stela Grossi Porto; “Modos de segurança: punitivismo e drogas no Brasil”, por Liciane Barbosa e José Vicente Tavares-dos-Santos.

FONTE – UECE-NOTICIAS