JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.221 – SINDESP.ORG.BR
NOVAS METODOLOGIAS: GARANTIA DE NOVAS PERSPECTIVAS AOS PROFESSORES Em uma era em que praticamente tudo ao nosso redor está conectado à internet, cabe ao professor iniciar a sua nova metodologia com uma mudança de postura. É preciso entender que o seu fazer não pode ser estático, ele precisa ser dinâmico.Não é transmissor de conhecimento e, sim, mediador de um processo contínuo que precisa ser compartilhado e vivenciado, levando em consideração a prontidão e a receptividade de cada um. Nesse momento, entram as novas tecnologias e novos recursos que poderão auxiliar no seu fazer pedagógico. A tecnologia tem o poder de dinamizar a sala de aula, saindo de um ambiente monótono, no qual um fala e todos escutam, para um ambiente acolhedor, dinâmico com possibilidades de discussões e debates. É interessante dizer que o papel do professor diante das novas tecnologias é mais do que ensinar, é possibilitar aos alunos acesso aos recursos tecnológicos, acompanhando-os, monitorando e viabilizando a discussão, a troca de ideias e experiências para aquisição do conhecimento. Além disso, é necessário que o professor esteja preparado para lidar com os conflitos emocionais e éticos, uma vez que a dinâmica da sala de aula deixa de ser individualista e passa a ser um espaço de interação e colaboração, construindo vínculos entre os atores envolvidos.
TRANSFORMAÇÃO: O ENSINO NA ERA DIGITAL – A era digital é também a era dos desafios, principalmente para professores que, ao longo dos tempos, haviam estipulado uma forma de ensinar, como se fosse algo pronto e acabado. Na perspectiva do velho paradigma educacional, mudavam-se os alunos e o conteúdo era exatamente o mesmo – dez, vinte anos repetindo a mesma coisa. A era digital é um convite para sair da mesmice, olhar para o que é realmente significativo, ensinar para o aluno, selecionar as melhores ferramentas e aplicativos. É uma possibilidade de fazer da escola a extensão do mundo pelo qual está inserido. O papel da escola é preparar o aluno para se tornar um cidadão capaz de lidar com os desafios, criar estratégias que possibilitem o apaziguamento das diferenças sociais, comportamentais e políticas, sabendo se posicionar diante das transformações da era moderna.
EDUCAÇÃO: SAINDO DO CONVENCIONAL PARA O DIGITAL -A evolução de tecnologias digitais para a área educacional, e também a rápida popularização de aplicações e plataformas específicas, criou um movimento de revolução chamado de EdTechs, que engloba softwares, games, simuladores e realidade virtual. São inúmeras as possibilidades de aplicativos e ferramentas disponíveis para melhorar a aprendizagem e revolucionar a educação, em inglês, a junção dos dois temas resultou em uma só palavra: edtech. Leia também: Edutechs, as Startups que vão transformar a educação do Brasil Hoje já é comum encontrar crianças, até as mais novas, utilizando os aparelhos tecnológicos, principalmente os mobiles, para pesquisar os seus conteúdos preferidos e aplicativos para jogos e músicas. Enfim, os tablets e celulares estão sempre em suas companhias. Em se tratando da educação, os recursos tecnológicos são utilizados com a mesma naturalidade em que as gerações do passado usaram livros para pesquisar, realizar atividades, acessar informações e adquirir conhecimento. Não dá para abrir mão de todo o aparato tecnológico existente, ignorar que a tecnologia se faz presente no cotidiano das pessoas é ir em direção contrária aos avanços. Isso é retroceder e permitir a volta do velho paradigma. Portanto, o papel do professor diante das novas tecnologias é buscar qualificação, entender das inovações e utilizar os recursos disponíveis ao seu favor, consciente do seu compromisso com o educando e com a sociedade. Enfim, ao longo desse material foi apresentado a evolução tecnológica na área educacional, as transformações ocorridas, as mudanças de paradigmas que dizem respeito do papel do professor diante das novas tecnologias.