SINDESP

O GOLPE DE CRÉDITO

VOCÊ PRECISA SABER

NÃO ATENDA, NÃO COMPARTILHE, NÃO ACEITE QUALQUER INFORMAÇÃO, ESPECIALMENTE, TEXTOS E OUTROS SEM O DEVIDO CONHECIMENTO. ORIENTE-SE COM PESSOAS ESCLARECIDAS NO ASSUNTO OU ENTIDADES DE CLASSE. A OCASIÃO COMO REAJUSTES SALARIAIS, PRECATÓRIOS E IMPOSTO DE RENDA ESTÁ FAVORECENDO OS BANDIDOS A APLICAR TÉCNICAS OUSADAS EM SUAS INVESTIDAS

Golpistas estão sempre atentos às novidades para tentar enganar as pessoas, no caso da plataforma de valores a receber, isso não é diferente. Neste esquema, os criminosos entram em contato com as pessoas e prometem facilitar o acesso ao dinheiro ou crédito à disposição. Eles argumentam de maneira convincente e fingem trabalhar para algum banco. Então infelizmente é normal que até os mais desconfiados caiam na conversa. Depois de prometer o recebimento, eles enviam um link falso que leva o usuário até um site fraudulento, mas muito parecido com a página inicial de alguma instituição financeira. Um cadastro é solicitado, e é aí que a vítima envia os seus dados aos criminosos. Os ardilosos estão atacando usando o nome do Governo do Estado com a seguinte artimanha: servidor do estado você tem um crédito a sua disposição. Qualquer assunto nesse sentido vem através de órgãos estaduais, em geral de departamentos de recursos humanos, sindicatos sociais, escritórios jurídicos habilitados ou entidades credenciadas com respaldo jurídico definido. A tática insolente dos golpista é o contato por telefone ou até mesmo pessoalmente, se passando por bancos ou empresas financeiras, solicitando os dados pessoais das vítimas sob a alegação de oferta de crédito. De posse das informações, os estelionatários realizam empréstimos consignados sem que o titular da conta saiba.

DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UECE conta com professores e estudantes do Curso de Ciências Contábeis treinados pela Receita Federal e, aqui no Ceará, pela Secretaria da Fazenda do Estado e Secretaria do Município, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade. Além das orientações para declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas. O atendimento acontece no NAF, no Campus do ITAPERI de segunda a sexta-feira, das 14h às 18 h, no prédio do Centro de Estudos Socais Aplicados (CESA). AGENDAMENTO pelo INSTAGRAM @ NAFUECE ou pelo o MAIL NAF.ATENDIMENO @ UECE BR.

O PRAZO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO IR-2025 termina em 30 de maio, às 23h59min59s.AS RESTITUIÇÕES serão liberadas também a partir de 30 de maio, em cinco lotes, até 30 de setembro. NA LIBERAÇÃO DE RESTITUIÇÕES, após as prioridades previstas em lei (idosos, pessoas com deficiência), quem fizer a declaração PRÉ-PREENCHIDA e optar pelo recebimento da restituição por PIX deve receber mais rapidamente. Dentro de cada grupo, a regra geral é a de que aqueles que enviam a declaração mais cedo recebem a restituição primeiro. As consultas à restituição devem ser feitas no site da Receita Federal ou no aplicativo. Confira a ordem de prioridades nas restituições: 1º – idade igual ou superior a 80 anos; 2º – idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; 3º – pessoa que tenha maior fonte de renda vinda do magistério; 4º – quem usou a declaração PRÉ-PREENCHIDA e optou pela restituição no PIX; 5º – quem usou a declaração PRÉ-preenchida ou optou pela restituição no PIX; 6º – demais contribuintes. Para quem tiver imposto a pagar, o vencimento da primeira cota (ou cota única) será em 30 de maio. Demais cotas vencerão no último dia útil de cada mês subsequente, até a oitava cota, em 30 de dezembro.

RECADASTRAMENTO E PROVA DE VIDA DEVEM SER EFETUADOS ATÉ 30 DE JUNHO DE 2025 – EVITE BLOQUEIO SALARIAL –  EM ABRIL/2025 – FERIADOS NACIONAISSexta-Feira Santa, no dia 18, e   Dia de Tiradentes, no dia 21, que cai em uma segunda-feira.  O aniversário de Fortaleza é comemorado no dia 13 de abril (domingo). Fundada em 1726, a cidade completará 300 anos em 2026. QUARESMA — período litúrgico de 40 dias que antecede a celebração da Páscoa no cristianismo — começou 05.03.2025 e termina em 17.03.2025.É uma época marcada por práticas de penitência como jejuns, obras de caridade e oração. A SEMANA SANTA EM 2025 – Inicia-se no dia 13 de abril,com o Domingo de Ramos, e termina no Domingo de Páscoa, em 20 de abril de 2025.- ABRIL VERDE – Conscientização da Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Assim, a campanha visa garantir mais segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, ocorrem mais de 270 milhões de acidentes e mais de 160 milhões de doenças ocupacionais. ABRIL AZUL – Conscientizar as pessoas sobre o autismo – transtorno que afeta uma a cada 160 crianças no mundo. O autismo é caracterizado por níveis, ou seja, ele pode se manifestar desde uma forma leve até uma forma mais severa. A campanha Abril Azul também busca reforçar a importância do diagnóstico precoce, bem como proporcionar mais visibilidade ao tema e a inclusão na sociedade. EM 04.04.2025 – DIA NACIONAL DO PORTADOR DA DOENÇA DE PARKINSON A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas). A dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, ou seja, não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam, graças à presença dessa substância em nossos cérebros. Na falta dela, particularmente numa pequena região encefálica chamada substância negra, o controle motor do indivíduo é perdido, ocasionando sinais e sintomas característicos. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (ONU), existem aproximadamente, 4 milhões de pessoas no mundo com a doença. Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, esse número pode dobrar até 2040.

EM 14.04.2025 – DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE CHAGAS, também chamada de tripanossomíase americana, tem sido denominada “doença silenciosa e silenciada”, não apenas por seu curso clínico lento e frequentemente assintomático, mas também porque afeta, principalmente, pessoas pobres que não têm voz política ou acesso a serviços de saúde. Em 1909, que a primeira paciente, uma menina brasileira chamada Berenice Soares de Moura, foi diagnosticada para essa doença pelo Dr. Carlos Ribeiro Justiniano Chagas. Endêmica nos países da América Latina, a doença de Chagas está presente em muitos outros, tornando-se um problema de saúde global. A conscientização sobre essa doença tropical negligenciada, frequentemente diagnosticada em seus estágios finais, é essencial para melhorar as taxas de tratamento e cura precoces, juntamente com a interrupção de sua transmissão. A doença de Chagas é a infecção causada pelo protozoário TRYPANOSOMA CRUZI. A transmissão ocorre nas seguintes condições: – contato com fezes de parasitos infectados, após picada pelo inseto barbeiro; – ingestão de alimentos contaminados com parasitos; – transmissão de parasitos de mulheres infectadas para seus bebês, durante a gravidez ou o parto; – transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios; – acidentalmente, pelo contato da pele ferida ou de mucosas, com material contaminado. Na fase aguda, os principais sintomas são: – febre prolongada (mais de 7 dias); – dor de cabeça; – fraqueza intensa; – inchaço no rosto e pernas. Na fase crônica, a maioria dos casos não apresenta sintomas, porém algumas pessoas podem apresentar: – problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca; – problemas digestivos, como MEGACOLON E MEGAESÔFAGO. Tratamento: O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado e acompanhado por um médico, após a confirmação da doença. Os medicamentos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, gratuitamente. Prevenção: A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada ao modo de transmissão Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da aplicação de inseticidas residuais, feita por equipe técnica habilitada. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas. Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas em áreas de mata. Para prevenir a transmissão oral, devem ser intensificadas as ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos suscetíveis à contaminação, com especial atenção ao local de manipulação de alimentos, devendo ser realizadas ações de capacitação para manipuladores de alimentos e de profissionais de informação, educação e comunicação.

Fontes: Fundação Oswaldo CruzMinistério da Saúde. Saúde de A a Z
Organização Mundial da Saúde