O que é Carnaval?

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 2.655-SINDESP.ORG.

O Carnaval (CARNE LEVARE) é uma tradicional festa popular em diferentes partes do mundo, mas no Brasil tornou-se não só expressiva celebração, inclusive, passou a ser incorporada na história cultural do país. Apesar do forte secularismo do Carnaval e a considerada dionisíaca festa pagã, contrária aos preceitos religiosos, mesmo assim existe vinculação ao catolicismo, uma vez que precede a sacra liturgia da quaresma, prevista nesse ano para 02/03(quarta-feira de cinzas) a 10/04/2022, com o início da semana santa de 10/04 a 16/04/2022 e domingo de páscoa maior solenidade cristã.

O Carnaval não é uma invenção brasileira, mas de origem remota da humanidade. Os eventos da folia nacional são realizados nas ruas ou salões com inúmeras variedades de organizações diferenciadas (cordão, escolas de samba, afoxés, frevos, blocos maracatu e outros) acompanhadas por musicais exclusivos.

CARNAVAL X CORONAVÍRUS

O CORONAVÍRUS (Pandemia – COVID-19) afetou, decisivamente os festejos carnavalescos, nos últimos anos, em 2021 e no corrente ano (26/02 a 01/03/2022).   No Ceará, diante do agravamento da doença em janeiro/2022, embora com cenário favorável de estabilidade e maior controle, o Governador expediu várias medidas para o combate intenso à pandemia com um conjunto de severas regras, altamente preventivas, por um longo período. Sem: Samba, Rei Momo, Pierro Ariequim, Colombina, Padeiro, Confetes, Serpentinas, Sombrinhas de Frevo, Bonecos Girantes, Festas Tradicionais, Desfiles de Rua, Máscara de Carnaval, Fantasia, Bailes em Agremiações, você deverá fortalecer o uso da máscara facial de proteção, álcool em gel para limpeza das mãos, distanciamento e aglomeração – Previna –se a vida é muito importante.

CARNAVAL EM MANCHETE

BONECOS GIGANTES
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) anunciou, recentemente, que os bancos não terão atendimento ao público nas agências durante o feriado do Carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Segundo a associação, a decisão segue uma resolução do Banco Central, e ocorre mesmo com estados e municípios revogando os pontos facultativos da data e as festas e desfiles tradicionais nesse período, devido à pandemia de COVID-19 e a disseminação da variante ÔMICRON. Com isso, o atendimento nas agências será retomado na quarta-feira de cinzas, em 2 de março, com o expediente começando às 12h no horário local de cada estado. O horário de fechamento das agências segue o de dias normais. A exceção é nos locais em que as agências fecham antes das 15h. Nesse caso, o início do atendimento será antecipado para garantir um mínimo de três horas de funcionamento da agência.A orientação da Febraban para os clientes é o uso de canais digitais dos bancos para realizar transferências e pagamentos de contas enquanto as agências estiverem fechadas.Já as contas de consumo – que inclui água, luz e telefone – e carnês cujo vencimento será em 28 de fevereiro ou 1º de março poderão ser pagos no dia 2, sem acréscimo de valor. Isso ocorre porque as contas já possuem as datas ajustadas para o calendário de feriados. Se o ajuste não tiver ocorrido, a associação recomenda antecipar o pagamento ou agendá-lo por caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico. No caso dos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, o pagamento pode ser feito pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

O carnaval movimenta 9,5 bilhões de reais na economia do país, no entanto, estima-se queda de 33% nas receitas previstas a menor no corrente ano para 6,45 bilhões de reais –
Aglomeração e cantoria podem aumentar as infecções nos festejos de momo