SINDESP

O Que São Energias Renováveis? Por Ana Beatriz Caldas

JESS – Porta da Notícia – 1.552 publicadas – sindesp.org.br

Em crescente mesmo durante a pandemia, segmento é uma das respostas possíveis para controlar impactos socioambientais com o meio ambiente à beira de um colapso em todo o mundo, ações que visam a redução do impacto socioambiental têm sido elaboradas pela maior parte das lideranças políticas – e cobradas por importantes organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre as principais decisões tomadas pelos países, em um esforço conjunto para promover o futuro sustentável do planeta, está a de zerar a produção de dióxido de carbono (CO²) até 2050, investindo apenas em fontes renováveis para produzir energia. Mas qual a diferença entre essas fontes? E como o brasil se comporta nesse segmento?

Segundo Jurandir Picanço, consultor de energia da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), energias renováveis são aquelas geradas através de recursos da natureza, como a eólica, a solar e a hidráulica, oriundas dos ventos, da luz do sol e dos rios, respectivamente. “Atualmente, a maior parte das formas de energia é derivada de combustíveis fósseis, como o carvão, o gás natural e o petróleo, que emitem gases de efeito estufa, contribuindo para o aumento da temperatura global”, explica.

Com grande oferta de energias renováveis a baixo custo, como a eólica e a solar fotovoltaica, e tecnologia para produção e exportação de hidrogênio verde, o brasil se destaca positivamente entre países que nem sempre têm disponibilidade para atender às demandas de transição energética, como o Japão, a Coreia do Sul e parte da Europa.

Com posição geográfica estratégica em relação a esses países, o Ceará – através do Porto do Pecém -, tem papel essencial no esquema global de transformação da matriz energética fóssil e renovável. Para Lauro Fiúza, fundador e presidente do conselho do grupo SERVTEC Energia, ainda que a transição mundial leve algum tempo, já é hora de começar a se utilizar desse benefício, para que o Brasil possa se tornar um dos grandes produtores de energia limpa.

“Esse será um componente muito importante para o desenvolvimento econômico do país, pois só há desenvolvimento com energia farta e barata. Não há nenhuma política econômica para acabar com a miséria que não passe pelo amplo fornecimento de energia, e hoje ela tem que ser renovável”, afirma.

Segundo o CBIE Advisory, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de países que produzem energias renováveis, com 135.674mw de capacidade instalada.

Fique Sabendo

Atualmente, a energia eólica é responsável por cerca de 10% da geração de energia do Brasil, ocupando o segundo lugar no ranking – atrás apenas da produzida em usinas hidrelétricas. 80% da produção dessa energia renovável ocorre no nordeste, onde os grandes ventos aportam primeiro.

Principais tipos de energia renovável: Energia hidráulica, hidrogênio, energia solar, geotérmica, energia eólica, oceânica e biomassa.

Fonte: Jornal O Povo – Série de Reportagens – Segunda Edição

Nova data para entrega da declaração do IR é 31/07/2021- anote

Recadastramento e prova de vida término 30/06/2021

Confira no cadastramento o dia de sua vacina. Muito cuidado com os golpistas.

O JESS leva você ao mundo da informação – As verdadeiras notícias.