O SINDESP

Em meados da década de 1980 os professores da UECE criaram uma entidade que deveria defender seus interesses, a Associação dos Professores da Universidade Estadual do Ceará – APUC. Seu primeiro presidente foi o professor Rui Alencar Araripe sucedido pelo professor Hamilton Mota. O Sindicato dos Docentes do Ensino Superior Público do Estado do Ceará – SINDESP é sucessor da antiga APUC.

O SINDESP foi criado em Assembleia de professores da UECE, da URCA e da UVA, convocada através de edital publicada no dia 07 de setembro de 1989 no jornal O POVO e realizada no dia 13 de setembro de 1989 no auditório Central do Campus do Itaperi.

A pauta contemplava três itens: a criação do Sindicato, a aprovação do estatuto e a escolha de uma diretoria provisória. Compuseram a mesa dirigente dos trabalhos os professores Francisco Pessoa Furtado, Guilherme Sergio Tavares Cavalcante, José Maria Gomes Loiola, Francisco Auto Filho, Maria Ivanira Oliveira, Francisco Valentim de A. Neto e Gilberto Leitão de Castro e Silva.

A primeira Diretoria Executiva foi constituída pelos docentes: Francisco Pessoa Furtado, presidente – Guilherme Sérgio Tavares Cavalcante – vice-presidente, José Maria Gomes Loiola – vice-presidente regional da UVA, Fernando Peixoto de Melo – vice-presidente Regional da URCA, Gilberto Leitão de Castro e Silva- Secretário – Geral , Raimundo Luiz do Nascimento – 1º secretário , Adolfo Claudio Mentor Melo – Diretor de Finanças, Manoel Valdecir de Vasconcelos – 1º Diretor de Finanças, Francisco Adegildo Ferrer – Diretor de Formação Sindical, José Ednardo Silveira Albuquerque – Diretor de Relações Sindicais, Paulo Roberto de A. Nunes – Diretor de Divulgação e Cultura.

Foto da ata de fundação do SINDESP