JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.218-SINDESP.ORG.BR
Totalizando de 7.730 profissionais das Forças de Segurança que atuarão diariamente durante o feriadão do carnaval (quatro dias). Ao todo, serão 6.585 policiais militares, 287 policiais civis, 705 bombeiros militares, 80 servidores da PEFOCE e 73 profissionais da Coordenadoria de Inteligência, (COIN), Coordenadoria de Planejamento Operacional (COPOL) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) da SSPDS.
POLÍCIA MILITAR
Com policiamento a pé, motorizado ou montado, militares reforçarão o policiamento nos principais locais de eventos carnavalescos no Estado.
Somente na Capital, a Polícia Militar contará com 854 policiais. Além das ações ostensivas nos locais de eventos, a Polícia Militar do Ceará está presente também nas rodovias estaduais. Durante o feriado, 571 agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) atuarão em ações preventivas e ostensivas, com o objetivo de promover mais segurança e fluidez no trânsito durante o feriado de carnaval.
POLÍCIA CIVIL
No Estado do Ceará funcionarão em regime de plantão durante o feriadão, 287 policiais civis que diariamente, estarão distribuídos em unidades da PCCE na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza, no Norte e no Sul do Estado. Em Fortaleza, os reforços ficam em seis delegacias distritais, sendo o 2º Distrito Policial (2º DP), 10º DP, 13º DP, 30º DP, 32º DP e 34º DP, além de unidades especializadas como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), vinculadas ao Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO CEARÁ
Além dos trabalhos policiais, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizará também o trabalho preventivo em locais onde haverá aglomeração de público. Todos os 705 bombeiros militares irão fiscalizar a segurança contra incêndio e pânico das edificações, bem como atender ocorrências envolvendo salvamento aquático e emergências médicas pré-hospitalares.
PERÍCIA FORENSE DO ESTADO DO CEARÁ – PEFOCE
Os núcleos da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) na Capital, em Sobral, Itapipoca, Canindé, Crateús, Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Iguatu, Tauá e Russas atuarão com um efetivo, diário, de 80 servidores.
TENDA LILÁS
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), irá reforçar a segurança com a Tenda Lilás – espaço de acolhimento de mulheres e recebimento de denúncias – que será instalada nos municípios de Aracati e São Benedito. As duas cidades são grandes corredores da folia que, juntas, possuem expectativa de público de 500 mil pessoas por dia. As Tendas Lilás funcionarão com acolhimento, atendimento psicossocial e da Polícia Civil, além de distribuição de material com orientações.