JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 3.902 –SINDESP.ORG.BR
OSUECE apresenta concerto de aniversário de 15 anos
O CONCERTO ACONTECE NO DIA 29 DE AGOSTO, ÀS 19H, NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR, com participação especial do violinista VASKEN FERMANIAN, neto do homenageado, e do baterista DI STÉFFANO. A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE) apresenta o concerto de aniversário de 15 anos, com regência de ALFREDO BARROS, RÉLMERSON LIMA E WILLIAN CIRIACO e homenageia VASQUEN FERMANIAN, maestro que teve importância fundamental para o desenvolvimento da música de concerto no Ceará. A apresentação será no dia 29 de agosto, às 19h, NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR, EQUIPAMENTO DA SECRETARIA DA CULTURA DO CEARÁ (SECULT CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A entrada é gratuita.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
VASKEN FERMANIAN – O concerto terá a participação do violinista VASKEN FERMANIAN, neto do homenageado VASQUEN FERMANIAN. O músico apresentará com a OSUECE “Concerto para Violino e Orquestra em Sol Menor”, do compositor alemão MAX BRUCH (1838- 1920). VASKEN FERMANIAN é licenciado e mestre em Performance e Ensino da Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, Portugal, país onde reside e faz parte do corpo docente do Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Iniciou seus estudos no Centro de Formação de Instrumentistas do SESI, em Fortaleza, tendo como orientador o seu avô, maestro VASQUEN FERMANIAN. Frequentou MASTERCLASSES com SERGEI KRAVCHENKO (Rússia), FREDERICO STEPHAN (BRASIL), BENJAMIN SUNG (EUA), ZÓFIA WÓYCICKA (PORTUGAL) E ANTOINETTE LOHMANN (AMSTERDÃO).
DI STÉFFANO – Em comemoração aos seus 30 anos de carreira, DI STÉFFANO, compositor, produtor musical e baterista, encerra em Fortaleza a turnê “DI STÉFFANO, Tour Cenários”, que passou por São Paulo, Teresina, Natal, João Pessoa e Maceió. A primeira apresentação no Ceará foi em 27 de julho, na Casa de Vovó Dedé, e neste 29 de agosto levará o melhor da música instrumental ao THEATRO JOSÉ DE ALENCAR. Acompanhado do baixista Paulo Dantas e do pianista Tito Freitas, DI STÉFFANO contará com a participação especial do saxofonista Bob Mesquita, além da OSUECE, com a regência de Alfredo Barros. “Neste encontro serão executadas obras minhas que foram primorosamente arranjadas pelo maestro Alfredo Barros e proporcionarão uma riqueza sonora pouco usual resultante da interação entre a bateria e a orquestra da UECE. Estamos muito entusiasmados”, Nascido no Rio Grande do Norte, em Natal, e radicado em Brasília desde 2012, DI STÉFFANO é reconhecido pela capacidade de transformar sua própria música ao se deixar atravessar pela musicalidade de parceiros aos quais atribui extrema qualidade técnica. Além do seu talento como baterista e compositor, é também um sensível arranjador e produtor musical. Inclusive, no último mês de junho, recebeu o Prêmio Profissionais da Música, na categoria Melhor Autor Instrumental (Centro-Oeste). DI STÉFFANO gravou cinco álbuns: Ribeira Jam (2004); DI STÉFFANO Ao vivo (2007); Outros Mares (2016) Fina Flor; Recomeço (2018) e Cenários (2021) Ao vivo na casa de Vovó Dedé (2021). Ao longo de seus 30 anos de carreira, compartilhou a cena com grandes nomes da música brasileira e internacional.
REPERTÓRIO
Sob a regência DE ALFREDO BARROS, RÉLMERSON LIMA E WILLIAN CIRIACO, a OSUECE apresentará o seguinte repertório: “ORIENTAL FESTIVE MARCH FROM ALADDIN”, DE CARL NIELSEN (1865-1931); “CONCERTO PARA VIOLINO E ORQUESTRA EM G MENOR”, DE MAX BRUCH (1838-1920); “WALTZ FROM SUITE MASQUERADE”, DE KHACHATURIAN (1903-1978); “FATHER BROWN CONCERT SUITE”, DE DEBBIE WISEMAN (1963-); “DANCE NEGRE”, DE SAMUEL COLERIDGE-TAYLOR (1875-1912); E “SAMSON ET DALILA: BACCHANALE – ACT III, DE SAINT-SAËNS (1835-1921).
O HOMENAGEADO
Fortalezense de origem armênia, o MAESTRO VASQUEN FERMANIAN, 78 anos, teve contato com a música por incentivo dos pais. Aos 11 anos já fazia dueto com a irmã – ele tocando violino e ela, piano. Em meio a saraus de música clássica em sua casa, VASQUEN passou parte de sua juventude dividido entre a medicina e a música. No entanto, o talento para a música prevaleceu e aos 18 anos ganhou uma bolsa para o Seminário Civil de Música da Universidade Federal da Bahia, atual Escola de Música e Artes Cênicas. VASQUEN participou da Orquestra Sinfônica da Bahia, do Grupo de Câmara Vivaldi e aprimorou seus conhecimentos em cursos internacionais. Tempos depois, conheceu Eleazar de Carvalho e teve o privilégio, em suas próprias palavras, de ser seu aluno em um curso de regência sinfônica. Em 1989, ganhou outra bolsa de estudos para aperfeiçoar seus conhecimentos de violino, viola e regência sinfônica em Yerevan, Armênia, numa parceria do Ministério da Cultura com o governo daquele país. Mas seu currículo não termina por aí. No Ceará, formou gerações de instrumentistas como diretor do Centro de Formação de Instrumentistas do SESI. Foi também presidente da Associação de Orquestras Jovens Brasileira, diretor e fundador da Orquestra de Câmara da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Orquestra de Cordas do SESI e do Quinteto de Cordas HAYASDAN/ Brasil, entre outros títulos.
OSUECE
O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É, sobretudo, uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE e a PRÓ-REITORIA de Extensão–PROEX, têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.
Com o projeto da orquestra iniciado em agosto de 2008, a OSUECE estreou um ano depois, em 2009. Desde então, trabalha um conjunto variado de obras em seu repertório, de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.
É formada por cerca de 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.
SERVIÇO
OSUECE EM CONCERTO DE ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS – HOMENAGEM AO MAESTRO VASQUEN FERMANIAN – DIA 29 DE AGOSTO DE 2023, ÀS 19H, NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR (RUA LIBERATO BARROSO, 525 – CENTRO, FORTALEZA-CE). ENTRADA FRANCA. CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 10 ANOS. INFORMAÇÕES: (85) 3101-2583.
FONTE: TEXTO ORIGINAL – UECE NOTÍCIAS
A Diretoria, filiados e funcionários do SINDESP parabenizam a UECE pelos 15 anos da notável ORQUESTRA SINFÔNICA, em especial, os seus talentosos componentes.