SINDESP

DATAS IMPORTANTES

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA- EDIÇÃO 3.721 –SINDESP.ORG.BR

ALERTAR A SOCIEDADE SOBRE OS RISCOS DO CIGARRO E DO TABAGISMO

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Fumo, também conhecido como Dia Mundial sem Tabaco. A data, criada em 1987 pela OMS – Organização Mundial da Saúde, tem o intuito de alertar a sociedade sobre os riscos do cigarro e do tabagismo para a saúde, e conta com comemorações e debates em níveis federal, estadual e municipal, subsidiados pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer. Anualmente, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas em todo o mundo. Esse cenário se agravou ainda mais de 2020 para cá, por causa da pandemia da Covid-19, pois os fumantes têm maior risco de desenvolver a forma grave da doença, que pode matar, em comparação com a população que não fuma. O fato fez com que muitos usuários de tabaco se esforçassem para largar o cigarro e parar de fumar definitivamente. É importante parar de fumar, não é uma tarefa fácil. Defina uma estratégia. Evite situações de estresse. Se perdoe, mas não insista no erro. Existem mais de 50 doenças relacionadas ao tabagismo, e a mais divulgada delas é o câncer de pulmão, responsável pela morte de cerca de 400 pessoas por dia (conforme dado do INCA de 2019). O vício pode causar um verdadeiro estrago em nossa saúde, atacando, por exemplo, nosso fígado, pâncreas, aparelho digestivo, olhos, ossos e até mesmo o coração. A saúde bucal também é afetada pelo fumo. Dentes podem perder o seu aspecto branco, mas o drama envolve muito mais do que a estética. O tabagismo pode ocasionar câncer de boca, doenças periodontais, modificar o olfato e o paladar e causar mau hálito.

 

SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE É COMEMORADA NA PRIMEIRA SEMANA DO MÊS DE JUNHO, QUANDO NO DIA 5 SE CELEBRA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia são comemorados anualmente em 5 de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e criar debates e reflexões sobre os vários problemas ambientais que o planeta Terra enfrenta ou enfrentará se negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. No dia 5 de junho de 1972 teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, a Conferência de Estocolmo. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG’s. A partir de então, a data consta do calendário da ONU – Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Dia da Ecologia também é celebrado em 5 de junho em homenagem à Conferência de Estocolmo. Inicialmente, essa conferência das Nações Unidas reuniu 113 países, além de 250 organizações não-governamentais. Ao longo dos anos 80, o interesse pela ecologia, e o equilíbrio natural se faz aumentar. Em 1992, outra grande conferência, a Rio-92 é realizada no Rio de Janeiro para avaliar os avanços e envolver os governos e a população na preservação do meio-ambiente.

IMPORTÂNCIA DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DO DIA DA ECOLOGIA

Os recursos naturais precisam ser preservados e as atividades humanas tem impactado o meio ambiente e, além disso, é possível perceber o crescente número de problemas ambientais ao longo dos anos. Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema. Por exemplo, quando as pessoas jogam lixo no chão os materiais são arrastados pela chuva e se acumulam nos bueiros. Com isso, a água não tem para onde escoar e aumenta as chances de ocorrer alagamentos e até enchentes. Entre os principais temas discutidos também durante o Dia da Ecologia, destaca-se: a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio e das florestas; a extinção das espécies animais e vegetais, e a sustentabilidade. Jogue o lixo em locais adequados. Exemplo: não jogue lixo no chão nem óleo comestível no encanamento. Pratique o consumo consciente. Evite desperdiçar comida e comprar mais do que precisa. Economize energia elétrica. Exemplo: em casa mantenha a luz acesa apenas do cômodo que você está e na tomada só os aparelhos que estiver usando. Reutilize materiais. Exemplo: recipientes de vidro podem se tornar peças de decoração ou servir para armazenar outras coisas. Economize água. Exemplo: ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada e diminua o tempo com o chuveiro aberto no banho. 6. Diminua a utilização de materiais descartáveis. Exemplo: para o trabalho ou escola leve na bolsa seu próprio copo. Separa o lixo corretamente para que os resíduos tenham o destino correto.

O QUE FAZER PARA CELEBRAR O MEIO AMBIENTE E A ECOLOGIA?

Pintar um mural sobre a natureza; Ajudar a limpar uma praia; Fazer coisas com material reciclado; Plantar uma árvore; Fazer um mini jardim em sua casa; Começar a separar o lixo para ser reciclado; Ajudar a limpar um parque público; Brincar ao ar livre; Criar brinquedos com materiais recicláveis; Diferenciar os diversos tipos de energias renováveis e não-renováveis e estimular a reflexão; Promover uma caminhada junto à natureza; Debater como tornar o ambiente que nos cerca mais ecológico e passar à ação.