SINDESP

OUTROS SÍMBOLOS DE NATAL 

PRESÉPIO

               

O presépio representa o cenário do nascimento de Jesus. O primeiro presépio data de 1223 e foi montado na Itália por São Francisco de Assis, que queria mostrar aos fiéis como teria nascido Jesus. Inicialmente era feito apenas nas igrejas, até a sua montagem nas casas se tornar tradição. Trata-se de uma representação do cenário em que o Menino Jesus nasceu. Assim, além de Jesus e de seus pais, Maria e José, nele figuram: os animais do estábulo, que aqueceram Jesus; o anjo, que anuncia ao mundo o seu nascimento; a Estrela de Belém, que indicou o caminho para os reis magos; os três reis: Baltazar, Gaspar e Melchior. Habitualmente é desmontado no dia 6 de janeiro, data em que os reis localizaram o Menino.

ANJO

                  

Os anjos são mensageiros que simbolizam o anúncio do nascimento de Jesus. Os anjos representam a figura de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria à luz a Jesus. Por isso, eles são tão importantes nas ornamentações de Natal. Tal como Gabriel, os anjos, que exercem o papel de mensageiros de Deus, anunciam ao povo o nascimento de Jesus. Não é para menos que o anjo é um dos maiores portadores da alegria dessa época natalina. Ele marca presença não só de forma isolada, mas também é uma das principais figuras do presépio.

 

BOLAS

As bolas de Natal simbolizam os frutos, símbolos da abundância. As bolas que decoram principalmente a árvore de Natal representam os frutos das árvores. Inicialmente as frutas serviam de decoração e eram comidas pelas crianças. De acordo com a lenda, quando em um ano não havia frutas, um artesão fez bolas de vidro para as imitar. Em decorrência da beleza da sua arte, as bolas acabaram se tornando uma tradição e um elemento decorativo que não pode faltar no Natal.