Outubro Rosa

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.403 – sindesp.org.br

Ao longo do mês em curso o JESS e outros veículos de comunicação vinculados ao SINDESP publicaram importantes matérias, mensagens e informações sobre o OUTUBRO ROSA. O precípuo dever de informar em momentos oportunos e significativos é cada vez mais constante e nobre, principalmente, na caracterização de utilidade público.

É vitoriosa com aproximação do final a consagra campanha da conscientização para preservação e diagnóstico precoce do câncer de mama e com recente inclusão do câncer do colo do útero.

O mês de outubro já é conhecido, mundialmente, como mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e CÂNCER DO COLO DO ÚTERO, prevendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O que é o tipo de câncer mais frequente nas mulheres. Nesta doença ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama que se multiplicam rapidamente até formarem um tumor maligno. São fatores de destaque: como perceber a doença, como descobrir mais cedo, o que a mulher pode fazer para se cuidar.

O câncer do colo do útero acontece, principalmente, em mulheres com mais de 25 anos e tem como principal agente o PAPILOMAVIRUS (HPV) que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis. É necessário conhecer: aspectos de risco; estágios e tratamento.

A CAMPANHA DE ALERTA ESTÁ TERMINANDO POR OUTRO LADO, A CONSCIENTIZAÇÃO E O DIAGNÓSTICO PRECOCE DEVEM SER FREQUENTES.