SINDESP

PADROEIRA DO BRASIL E DIA DA CRIANÇA

    JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO -5.541 –SINDESP.ORG.BR 

NOSSA SENHORA APARECIDA DA IGREJA CATÓLICA É A PADROEIRA DO BRASIL

Em 12 de outubro é marcado por ser um feriado nacional no Brasil. Nesta data, é celebrado o dia de Nossa Senhora Conceição Aparecida e também o Dia das Crianças.

O que muitos não sabem é que as duas celebrações ocorrerem no mesmo dia é apenas uma coincidência. O feriado é referente somente à Santa Padroeira do Brasil. E o Dia das Crianças, apesar de ser uma data comemorativa mais antiga, não é feriado.

O Dia das Crianças, que originalmente foi chamado de “dia de festa da criança”, foi oficializado em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes, pois no dia 12 de outubro daquele ano aconteceu no Rio de Janeiro o Congresso Sul-Americano da Criança, um evento que reuniu estudiosos de infância, para discutir questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento das crianças.

Na data, o presidente Arthur Bernardes oficializou, através de um decreto, a data como o Dia das Crianças, mas sem ser feriado. Apesar disso, somente anos depois, na década de 1960, que a data de fato emplacou, mas com apelo comercial, assim como é o dia das mães, dos pais, dos avós e dos namorados, por exemplo, que não são feriados e são focados em ações do comércio para venda de presentes.

Já Nossa Senhora de Aparecida havia sido definida no catolicismo como Padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI. Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o dia como sendo dedicado à Nossa Senhora de Aparecida.

A data escolhida foi 12 de outubro, pois nessa mesma data, em 1717, que três pescadores encontraram a imagem da Santa, que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida, no rio Paraíba do Sul.

O feriado, no entanto, veio anos mais tarde, com a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, no interior de SP, em 30 de junho de 1980. Na época, o Brasil vivia sob a ditadura militar e o então presidente, general João Batista Figueiredo, sancionou a lei que declarava a data como feriado nacional.

Por isso, apesar das comemorações dividirem a mesma data, não há nenhuma relação direta entre elas, já que o feriado é católico e dedicado à Nossa Senhora Aparecida, no dia que em houve o encontro da imagem; e o Dia das Crianças, apesar de não ser feriado, foi criado pelo apelo comercial e também de preocupação com o cuidado das crianças, que foi o que deu origem à data inicialmente.

A criança tem a inocência, é aquela que de certa forma não guarda rancor, tem o coração puro, não tem mistura, é a essência do amor. Nossa Senhora nos ensina isso, o grande ensinamento é fazer tudo aquilo que seu filho disser, tudo aquilo que Jesus disse”, explicou.

“Chama a atenção que não tornemos esses dias comemorativos, o Dia das Crianças, Dia das Mães, dos avó e outros, algo só comercial. A gente sabe que ajuda o comércio local, mas o intuito é o reconhecimento dessas pessoas, que deve haver sempre. Mais do que haver um dia para criança, todo o dia essas crianças merecem cuidado, carinho, afeto, para terem uma formação sólida, de forma intelectual e humana.

Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, é um símbolo de fé e devoção que inspira milhões de pessoas ao redor do mundo. Devemos celebrá-la não apenas em seu dia, 12 de outubro, mas em todos os dias do ano.

A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA ESTÁ NOS SORRISOS QUE ILUMINAM A ALMA. QUE ESTE DIA DAS CRIANÇAS SEJA REPLETO DE SORRISOS RADIANTES –

SÃO OS VOTOS DA DIRETORIA, FILIADOS E SERVIDORES DO SINDESP

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS