SINDESP

PAULO TADEU X CARNAVAL CEARENSE

JESS-PORTAL DE NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.175-SINDESP.ORG.BR                         

 

ÍCONE DO CARNAVAL

 

 

Grandiosa conexão do carnaval cearense com o notável professor da UECE, Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira.

No momento em que o baque ressoa e a vista se enche das cores vivas, plumagens e brilhos na avenida, é o maracatu que se anuncia na graciosidade do cortejo.

Uma das tradições no Carnaval do Ceará, a manifestação cultural traz consigo a exaltação a ancestralidade negra, seja através da reverência a entidades de religiões de matriz africanas ou pela dança dramática carregada de SIMBOLOGISMOS e histórias seculares com tambores, ferros. É demandado para os que fazem, por amor à tradição, a alegria dos foliões com novas fantasias e novos sons a serem cantados.

Essa é eterna e indiscutível homenagem ao Jornalista, radialista, folclorista, administrador, professor, ator e produtor cultural, filho de PALMÁCIA (CE), fundador   dos Maracatus Vozes da África e Nação Iracema e os entregando para a população fortalezense. Foi presidente do Maracatu Az de Ouro (1978/1979) e, nos dias atuais, integra a Associação Cultural e Educacional Maracatu Nação Iracema e a associação Cultural e Educacional Maracatu Vozes da África.

Paulo Tadeu foi também pioneiro na abordagem do tema Maracatu no mundo acadêmico do Ceará, tendo defendido a monografia de pós-graduação em Turismo intitulada “Marketing Turístico: foco no Maracatu”, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1995, e a dissertação de mestrado em Administração intitulada “Pequena e Média Empresa: Perspectivas Organizacionais para o Maracatu Cearense”, também pela UECE, em 1997.

INSTRUMENTOS MUSICAIS DO MARACATU