Pedido de Chancela da Chapada do Araripe como Patrimônio em Paisagem Cultural Assinado Pela URCA

JESS – Portal Da Notícia – Edição 2.409 – sindesp.org.br

A Universidade Regional do Cariri (URCA), junto com o Araripe Geopark, esteve participando da realização do Seminário debate formulação de Dossiê da Chapada do Araripe para campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio em Paisagem Cultural. Foi assinado, recentemente, pela URCA e Geopark, Fundação Casa Grande, Instituto Cultural do Cariri (ICC) e Sistema Fecomércio o ofício ao Secretário de Cultura Estadual, Fabiano Piúba, com o pedido de chancela da Chapada do Araripe como Patrimônio em Paisagem Cultural, que será submetido ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (COEPA).

A URCA foi representada na ocasião pelo Vice-Reitor, Professor Kleber Nascimento de Oliveira, e pelo diretor Executivo do Araripe Geopark, Eduardo Guimarães. O evento de assinatura aconteceu durante a realização da 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, em formato híbrido, em evento na Casa Grande, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt.

Exigido pela Unesco para a candidatura de Paisagem Cultural, o documento, que irá mapear os patrimônios culturais, históricos e naturais da região, será formulado posteriormente em uma iniciativa conjunta entre o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), Fundação Casa Grande, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Instituto Cultural do Cariri (ICC).

FONTE: URCA NOTÍCIAS