O PIX é um meio de pagamento assim como TED. A diferença é que o PIX permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizada em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora. Além disso, essa transação é feita em tempo real: em menos de 10 segundos, ela está concluída.
Se fizer PIX com valor errado, é possível cancelar? A pessoa pode alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento. Após a confirmação, como a liquidação do PIX ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada. A única forma de reverter o negócio é se o recebedor aceitar fazer a devolução do valor pago. A devolução é uma funcionalidade disponível no PIX e é sempre iniciada pelo próprio recebedor. A devolução da transação pode ser feita de forma parcial ou total. Dados preenchidos de forma errada podem travar transferência? Se, ao tentar realizar um PIX, algum erro ocorrer, a pessoa é alertada acerca do motivo de a transação não poder ser efetivada. Após a situação que originou o erro ser normalizada, você poderá tentar novamente.
Como checar se os dados estão mesmo corretos no PIX? Ao incluir a chave do PIX, os dados da conta, ou utilizar o QR CODE (pela leitura ou pela opção “PIX Copia e Cola”), o aplicativo da instituição financeira indica, na tela de confirmação da operação, as informações do recebedor. Basta checar se os dados batem com o da pessoa ou empresa a quem você quer transferir o recurso ou efetuar o pagamento. Caso os dados não sejam corretos, corrija a informação do destinatário. Em caso de fraude, o PIX pode ser revertido? Segundo o Banco Central, caberá ao banco de quem teve a conta sacada a análise de fraude e o eventual ressarcimento, a exemplo do que ocorre hoje em golpes bancários. Mecanismo Especial de Devolução, que padroniza as regras e os procedimentos para a devolução de valores nos casos de fraude na conta do recebedor. Com esse mecanismo, o BC define como é feito e os prazos para que as instituições possam bloquear os recursos, avaliar o caso suspeito de fraude e realizar a efetiva devolução, dando mais eficiência e rapidez ao processo, o que aumenta a possibilidade de o usuário reaver o dinheiro. A responsabilidade da avaliação das situações de fraude é das instituições financeiras envolvidas na transação.
O Banco Central diz que apenas cria as regras e os procedimentos operacionais que permitem a comunicação padronizada entre as duas instituições e pode punir as instituições que incorrerem em uso indevido do mecanismo.
De quem é a responsabilidade das transações via WHATSAPP? Segundo o Banco Central, a responsabilidade pelos pagamentos feitos por meio do serviços do WHATSAPP é de competência da empresa controladora do WHATSAPP, o FACEBOOK. Como instituição de pagamento autorizada, quando atua como iniciador de pagamento, o WHATSAPP deve ter ouvidoria. O WHATSAPP afirma que não é uma entidade financeira registrada e não recebe, transfere ou armazena fundos durante o processamento da transação. A empresa diz que não é uma carteira digital. Todos os pagamentos entre pessoas físicas são processados pelo provedor de pagamentos CIELO. Especialistas em direitos do consumidor afirmam entretanto que o Código de Defesa de Consumidor coloca como solidária numa ação toda a cadeia de fornecedores. A pessoa que for lesada por uma transação dentro da plataforma do WHATSAPP pode então, segundo ele, processar qualquer um dos participantes da transação – O banco, a bandeira do cartão, o WHATSAPP E a CIELO.
O que fazer se achar que caiu em golpe ou fraude? Vítima de golpe ou fraude deve primeiramente registrar uma ocorrência na polícia, que é responsável por investigar crimes. O Ministério Público pode instaurar eventuais ações penais. O Banco Central diz que não tem competência para resolver esses casos. A pessoa deve também registrar reclamação no banco no qual o golpista tem conta, informando os dados da conta que recebeu o dinheiro: número da agência, número da conta e nome do beneficiário. Esses dados aparecem no comprovante da transação. Se a transferência foi feita via PIX, deve-se informar também a chave. Com esses dados, o banco pode impedir a realização de novos golpes. Aberta a notificação de infração, ambas as instituições têm um prazo para analisar o caso e, se configurada fraude, será feita a devolução do dinheiro. O usuário recebedor da transação original será notificado tanto no bloqueio dos recursos, quanto na devolução. O que fazer para recuperar o dinheiro? Segundo especialistas em direitos do consumidor, se o recebedor de valor indevido se recusa a devolver dinheiro enviado por engano via TED, PIX ou WHATSAPP, é preciso entrar na Justiça.
Nesse caso, a pessoa pode recorrer ao Juizado Especial Civil (antiga Justiça de Pequenas Causas), para casos que envolvam até 20 salários mínimos. Outra opção ao consumidor é a plataforma de resolução de conflitos Consumidor.gov.br, um serviço público criado pela SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor) e pelos órgãos de defesa do consumidor, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas, para a solução de conflitos de consumo pela internet. A plataforma conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras, entre bancos, financeiras e administradoras de cartões de créditos. Como buscar Justiça em caso de fraude? No caso de fraude, o consumidor pode mover a ação na Justiça contra o banco, em especial quando o problema aconteceu porque houve um vazamento de dados desse cliente.
É PRECISO SABER – As Olimpíadas de Paris-2024 – Qualidade de Vida em 12 Cidades do Ceará – Meningite e Pneumonia contaminam o Ceará, cuidado especial – Devolução do 3º lote do IR em 31/07/2024 – Convênios SINDESP X Pague Menos e SINDESP X BNB CLUBE FORTALEZA – Precatórios em Síntese Conceitual – Campanha Solidária para identificar exequentes com pendências no PISO SALARIAL
– Dia do Escritor com homenagens do SINDESP aos filados escritores e mensagens especiais/agradecimentos dos professores: SILVIA LÚCIA CORREIA LIMA PALENI (obrigada), nobre presbítero FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES(obrigado pela homenagem),JOÃO BOSCO NOGUEIRA(obrigado pela lembrança no dia do Escritor),HELOÍSA BARROS LEAL(obrigada) e inúmeros compartilhamentos nas redes sociais.
– BNB completa 72 anos de existência; Projeto Solidário da FAVET para arrecadar livros destinados a bibliotecas comunitárias; Esclerose Lateral Amiotrófica(ELA)
XXIX SEMANA UNIVERSITÁRIA(UECE) – OBESIDADE – Mudanças Técnicas no Guardião – Notícias Econômicas e da área de Saúde – Alergia – Zoonoses – Saúde Ocular – Ampliação do Ensino à distância.
– JESS-PORTAL DA NOTÍCIA COM EDIÇÃO DE 4.500 NOTÍCIAS – As últimas crônicas do professor HUGO MARTINS: Eterno retorno, Não há Negar, Modismos intoleráveis, A propósito do Dia do Amigo; Dialogando; Mania de Viajar; Bilhetinho à minha amiga; o Guru, Homem, um animal Fiel a si mesmo: Para descontrair.
– UECE – Reinício das aulas do semestre 2024.1 em 29.07.2024 com finalização em 02.10.2024. Semestre 2024.2 terá início em 16.10.2024.