SINDESP

PIX – Passo a Passo de Como o Sistema Funciona

Primeiro Passo – É necessário uma conta em instituição bancária ou carteira digital (dispositivo eletrônico que permite transferências através de tecnologia). Ele só estará disponível para quem tem algum tipo de registro em instituições financeiras. O PIX não é aplicativo ou plataforma isolada. Ele é uma funcionalidade on-line dentro do aplicativo ou do site de seu banco.

Segundo Passo – Selecionar o banco ou fintech (tecnologia financeira). Você tem direito pelos menos a três chaves e você pode cadastrar todas no único banco, mas pode também designar cada chave para um diferente banco. Atenção: Cada chave só poderá ser registrada em um banco. Você não poderá registrar sua chave PIX de telefone celular em dois bancos, deverá escolher uma entidade bancária para a chave.

Terceiro Passo – Registro de chaves (site ou aplicativo do banco). CPF, e-mail, número telefone celular e outros. Você não pode cadastrar todos – Basta uma chave e você estará apto a receber dinheiro.

Quarto Passo – Confirmação – Haverá um período que a sua chave será confirmada. Uma vez que o cadastro é enviado para o banco central para verificação e liberação. O seu banco informará o aceite do BACEN.

Quinto Passo – Quando for realizar uma transferência, você pode optar para usar os canais tradicionais (TED/DOC) ou o PIX. Se você quiser fazer por PIX, a pessoa ou empresa para qual você deseja transferir também precisa ter chave cadastrada. Você deve perguntar qual a chave do destinatário da quantia. Se for o e-mail, por exemplo, você digita o endereço correto do e-mail, em seguida, informa a quantia a ser transferida e clica em confirmar. Os dados completos de quem vai receber aparecem na tela, você então confirma novamente. Alguns bancos devem pedir código de segurança (PIN) antes de concluir a operação. Vale destacar que as transferências e débitos só ocorrem quando o usuário estiver logado, por questão de segurança. Sempre será preciso digitar senha ou usar biometria. Caso a outra ponta não tenha chaves cadastradas, no PIX, você terá de fazer transferência à moda antiga, por meio de TED/DC e preencher os dados bancários de agência, conta, CPF ou CNPJ. No caso dos pagamentos, você poderá realizá-los por PIX. Diferentemente do boleto que demora até três dias úteis para ser processado o PIX é instantâneo. Para pagar com PIX, basta você escanear o Qr Code (quick response) ou código de barras da conta. Também nas lojas, haverá possibilidade de pagar com PIX, sem uso de cartão ou dinheiro em cédulas. Você só vai precisar do seu smartphone. Com ele, você vai escanear o Qr Code fornecido pela loja e confirmar o pagamento. Caso haja algum problema na hora de escanear, você também poderá digitar a chave do PIX do lojista para efetar o pagamento. Nesses casos, os pagamentos serão somente no débito.