SINDESP

VACINAÇÃO

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 6.129 –SINDESP.ORG.BR

POR QUE DEVO ME VACINAR? – AS VACINAS SÃO O MELHOR JEITO DE CONTROLAR DOENÇAS INFECCIOSAS. DOENÇAS COMO PARALISIA INFANTIL OU DIFTERIA FORAM ERRADICADAS POR CAUSA DAS VACINAS. É UMA DAS MAIS EFICAZES ESTRATÉGIAS PARA PRESERVAR A SAÚDE DA POPULAÇÃO E FORTALECER UMA SOCIEDADE SAUDÁVEL E RESISTENTE. ALÉM DE PREVENIR DOENÇAS GRAVES, A IMUNIZAÇÃO CONTRIBUI PARA REDUZIR A DISSEMINAÇÃO DESSES AGENTES INFECCIOSOS NA COMUNIDADE, PROTEGENDO AQUELES QUE NÃO PODEM SER VACINADOS POR MOTIVOS DE SAÚDE. O QUE É PRECISO PARA TOMAR A VACINA?  QUALQUER PESSOA PODERÁ TOMAR A VACINA GRATUITA QUANDO HOUVER ESTOQUE NAS ENTIDADES PÚBLICAS CONFORME CALENDÁRIOS E CAMPANHAS ANUAIS E NAS EMPRESAS PRIVADAS. AS CONTRA-INDICAÇÕES SÃO MUITO PEQUENAS, COMO NO CASO DO PACIENTE ESTAR SE RECUPERANDO DE UMA INFECÇÃO GRAVE. “QUANDO A GENTE DIZ QUE A PESSOA GRIPADA NÃO PODE TOMAR, A GENTE PRECISA DISTINGUIR UM POUCO: A PESSOA COM NARIZ ENTUPIDO, COM DOR DE GARGANTA LEVE, NÃO DEVE PERDER A OPORTUNIDADE DE SE VACINAR. A CONTRA-INDICAÇÃO NÃO SE REFERE A FAZER MAL, UMA PESSOA QUE ESTÁ SE RECUPERANDO DE TRATAMENTO DE CÂNCER, DE INFECÇÃO GRAVE. CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO – O CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS É UMA INICIATIVA ABRANGENTE QUE SE DESTINA A GARANTIR A SAÚDE COLETIVA POR MEIO DE UMA IMUNIZAÇÃO EFICAZ, SENDO ESPECIALMENTE PROJETADO PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DE DIVERSOS GRUPOS DA POPULAÇÃO, ABRANGENDO CUIDADOSAMENTE CRIANÇASADOLESCENTESADULTOSGESTANTE IDOSOS.

VACINE-SE! –  VOCÊ PODE SE VACINAR GRATUITAMENTE NAS SALAS DE VACINAÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – UBS EM TODO O PAÍS. BASTA IR A UMA UNIDADE DE SAÚDE COM CARTÃO DE VACINAÇÃO. AS UNIDADES DE SAÚDE ESTÃO PRONTAS PARA OFERECER AS VACINAS NECESSÁRIAS EM TODAS AS FASES DA VIDA, DESDE A INFÂNCIA ATÉ A IDADE ADULTA E A TERCEIRA IDADE.

PRINCIPAIS VACINAS DO IDOSO QUE EVITAM CONSEQUÊNCIAS GRAVES

AS VACINAS RECOMENDADAS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES: GRIPE (INFLUENZA); PNEUMONIA PNEUMOCÓCICA; HERPES ZÓSTER; HEPATITE B; FEBRE AMARELA; DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE (TRÍPLICE); VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA, VACINA CONTRA VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (BRONQUITE) E COVID-19 – VACINAS NÃO ROTINEIRAS. VACINA MENINGOCÓCICA; VACINA CONTRA HEPATITE A. VACINA CONTRA HEPATITE A E B. EM RESUMO: VACINAÇÃO PARA IDOSOS: É RECOMENDADA, COM AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DO RISCO/BENEFÍCIO; CONTEXTOS DE RISCO: A VACINAÇÃO É AINDA MAIS IMPORTANTE EM SITUAÇÕES DE SURTO OU ALTO RISCO EPIDEMIOLÓGICO; AVALIAÇÃO MÉDICA: É IMPORTANTE CONSULTAR UM MÉDICO PARA AVALIAR O RISCO E O BENEFÍCIO DA VACINAÇÃO, ESPECIALMENTE EM IDOSOS.A VACINA DA DENGUE FOI INCORPORADA NO ANO PASSADO À REDE PÚBLICA DE SAÚDE COMO UMA ESTRATÉGIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA IMUNIZAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 10 A 14 ANOS. ESSA É A FAIXA ETÁRIA COM MAIOR ÍNDICE DE HOSPITALIZAÇÕES E ÓBITOS POR DENGUE NO PAÍS. AS CINCO VACINAS MAIS IMPORTANTES SÃO A BCG (CONTRA A TUBERCULOSE), A TRÍPLICE BACTERIANA (DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE), A TRÍPLICE VIRAL (SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA), A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA E A VACINA CONTRA A POLIOMIELITE. QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE AS VACINAS PREVINEM? AS VACINAS PROTEGEM O SEU FILHO OU FILHA CONTRA DOENÇAS GRAVES, COMO A POLIOMIELITE, QUE PODE CAUSAR PARALISIA; O SARAMPO, QUE PODE CAUSAR EDEMA CEREBRAL E CEGUEIRA; E O TÉTANO, QUE PODE CAUSAR CONTRAÇÕES MUSCULARES DOLOROSAS, DIFICULDADE PARA COMER E RESPIRAR, E MORTE ESPECIALMENTE EM RECÉM-NASCIDOS (TÉTANO NEONATAL). PARA PREVENIR O TÉTANO NEONATAL, A GESTANTE PRECISA SE VACINAR. A IMUNIZAÇÃO É O PROCESSO PELO QUAL UMA PESSOA SE TORNA RESISTENTE A UMA DOENÇA, QUER ATRAVÉS DO CONTATO COM CERTAS DOENÇAS, QUER ATRAVÉS DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA VACINA. AS VACINAS ESTIMULAM O SISTEMA IMUNITÁRIO DO ORGANISMO A PROTEGER A PESSOA CONTRA INFECÇÕES OU DOENÇAS.

OS PREÇOS DAS VACINAS PARTICULARES VARIAM SIGNIFICATIVAMENTE DEPENDENDO DA VACINA, DA CLÍNICA OU REDE DE ATENDIMENTO E, EM ALGUNS CASOS, DA IDADE DO PACIENTE. PODEM SER PARCELADAS EM ATÉ 10 X NO CARTÃO DE CRÉDITO PELA PAGUE MENOS     CONHEÇA OS SERVIÇOS PAGUE MENOS E OBTENHA MAIORES INFORMES SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE VACINAS.

ATENDIMENTO AO CLIENTE –  0800 275 1313 – FARMÁCIA PAGUE MENOS · AV. SANTOS DUMONT, 2284 · 4002-8282

VACINE-SE! VOCÊ PODE SE VACINAR GRATUITAMENTE NAS SALAS DE VACINAÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – UBS.-SUS – FORTALEZA (CE) – ADULTO: HEPATITE B – 3 DOSES (A DEPENDER DA SITUAÇÃO VACINAL ANTERIOR); FEBRE AMARELA – DOSE ÚNICA (A DEPENDER DA SITUAÇÃO VACINAL ANTERIOR); TRÍPLICE VIRAL (PREVINE SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA) – VERIFICAR A SITUAÇÃO VACINAL ANTERIOR, SE NUNCA VACINADO: RECEBER 2 DOSES (20 A 29 ANOS) E 1 DOSE (30 A 49 ANOS); DUPLA ADULTO (DT) (PREVINE DIFTERIA E TÉTANO) – REFORÇO A CADA 10 ANOS; PNEUMOCÓCICA 23 VALENTE (PREVINE PNEUMONIA, OTITE, MENINGITE E OUTRAS DOENÇAS CAUSADAS PELO PNEUMOCOCO) – UMA DOSE  

IDOSO:  HEPATITE B – 3 DOSES (VERIFICAR SITUAÇÃO VACINAL ANTERIOR); FEBRE AMARELA – DOSE ÚNICA (VERIFICAR SITUAÇÃO VACINAL ANTERIOR);DUPLA ADULTO (DT) – (PREVINE DIFTERIA E TÉTANO) – REFORÇO A CADA 10 ANOS; PNEUMOCÓCICA 23 VALENTE (PREVINE PNEUMONIA, OTITE, MENINGITE E OUTRAS DOENÇAS CAUSADAS PELO PNEUMOCOCO) – REFORÇO (A DEPENDER DA SITUAÇÃO VACINAL ANTERIOR) – A VACINA ESTÁ INDICADA PARA POPULAÇÃO INDÍGENA E GRUPOS-ALVO ESPECÍFICOS, COMO PESSOAS COM 60 ANOS E MAIS NÃO VACINADOS QUE VIVEM ACAMADOS E/OU EM INSTITUIÇÕES FECHADAS.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO CEARÁ – DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA – AV. ALMIRANTE BARROSO, 600 · (85) 3101-5123 ABERTO  FECHA ÀS 18:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA R. BARÃO DO RIO BRANCO, 910 · (85) 3488-2646 – ABERTO  FECHA ÀS 17:00