SINDESP

Por Que Investir Em Inovação?

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 2596-SINDESP.ORG.BR

POR QUE INVESTIR EM INOVAÇÃO?

Realizar investimentos em inovação é um imperativo para empresas de todo o mundo. Empresas que inovam mais, crescem mais . Além disso é preciso manter a empresa alinhada com as novas tecnologias e tendências para que seja possível desenvolver melhores produtos, reduzir custos, otimizar processos, aumentar a produtividade, tornar ambientes de trabalho mais seguros e melhorar a relação com clientes, além de aumentar o lucro e os benefícios sociais. Criar soluções capazes de atender ou mesmo antecipar as demandas de um mundo cada vez mais conectado e global impende que o negócio se tornar obsoleto. Investir em inovação melhora não apenas a competitividade de empresas, mas também de países.

Com empresas mais inovadoras, países como o Brasil podem reduzir a distância até a fronteira tecnológica e em relação aos países líderes do mercado global, aumentando assim a geração interna de riqueza. Por isso, investir em inovação é investir no crescimento da economia com vistas ao desenvolvimento social, afinal, não há desenvolvimento sem crescimento.

INOVAÇÃO NÃO SE TRATA APENAS DE TECNOLOGIA!

É possível sim promover a inovação em todas as áreas, segmentos e negócios. Claro que a tecnologia é a mais conhecida e amplamente divulgada, pois envolve diretamente a invenção, a adaptação ou a criação de novas ferramentas, sistemas, equipamentos, gadgets etc. Primeiro, é importante afirmar que não é preciso altos investimentos ou só as grandes empresas podem promover a inovação externa e interna. Na verdade, a inovação pode e deve ser usada por todo e qualquer negócio. Pois bem, inovar é pensar diferente. É buscar novas formas de olhar o que já existe. É fazer a mesma coisa de forma diferente. Independentemente do que for implantar, é preciso ir além da tecnologia, fazer inovação nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e ações que fazem com que as pessoas se encantem. Esse é o segredo da inovação, fazer com que todas as idéias e melhorias que já fez ou que vai fazer em seu negócio, tenham valor agregado na PERCEPÇÃO do seu cliente, colaboradores e consumidores. Isso se aplica na imagem inovadora da sua marca, atendimento, produto ou serviço, ou seja, na ATRATIVIDADE, a ponto de conseguir que pessoas impactadas, comentem e compartilhem essas experiências. No melhor resultado, também /se engajem publicamente com seu negócio. O ingrediente principal no que for fazer é conseguir a sensação de encantamento, fidelização e despertar a satisfação nas pessoas. Um pequeno exercício para aplicar a inovação no seu negócio é pensar primeiro no PORQUÊ deve fazer, depois em COMO fazer e finalmente O QUE vai fazer. Para ser diferente e inovador no mercado é preciso respostas para estas perguntas, nesta ordem! Sabe por quê? Porque as pessoas não compram ou se relacionam somente com o que você faz, mas o porquê você faz. Saia do padrão e pense de maneira simples, do atendimento, vendas até na gestão. Portanto, do cafezinho à rua. Mas atenção, inovação de deixa ser inovação quando se transforma em rotina ou direito adquirido. Não faça como a maioria que continua fazendo as mesmas coisas, da mesma forma e atingido os mesmos resultados. Faça mais que a média! Seja extraordinário na percepção dos seus clientes. Para inovar é preciso ir além da tecnologia, mudar o mapa mental, sair da caixa e quebrar velhos paradigmas.
FONTES: HTTPS://ABSTARTUPS.COM.BR/INOVACAO- -NAO-E-SOM