SINDESP

Professor Da Urca É Eleito Para A Academia Cearense De Ciências

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 2.575-SINDESP.ORG.BR.

O Professor do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (URCA), JOSÉ GALBERTO MARTINS DA COSTA, teve seu nome homologado como Membro Titular da Academia Cearense de Ciências (ACECI). O docente tomará posse no decorrer do primeiro semestre de 2022, e tomará conhecimento sobre o patronato e a cadeira que irá ocupar.

Conforme o estatuto da ACECI, a categoria de membro titular constitui um quadro de 50 membros escolhidos entre personalidades científicas e acadêmicas cearenses. O procedimento para indicação de novo membro titular segue pela consumação da vacância, subscrição por dois acadêmicos, apreciação antecipada pela Diretoria, concluindo com a apreciação da assembleia geral, com exigência da maioria de votos.Sobre a Academia Cearense de Ciências (ACECI)Fundada em outubro de 1985, a Academia Cearense de Ciências (ACECI) é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das ciências básicas e aplicadas no Estado do Ceará.

Todos os meses, os integrantes da ACECI se reúnem para discutir ações de governo, pesquisas científicas e problemas sociais de interesse da comunidade civil do Estado. Entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundoO Professor é bolsista de produtividade em pesquisa (PQ 2) do CNPq, possui graduação (1990), mestrado (1995) e doutorado (2003) em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e pós-doutorado em Bioquímica Toxicológica (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Rio Grande do Sul.

Até final de 2021 publicou cerca de 300 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, orientou 8 alunos de Doutorado, 15 alunos de Mestrado e 25 alunos de Iniciação Científica. Natural de Maranguape – Ceará, professor GALBERTO Martins compõe o banco de dados da terceira versão atualizada dos 100.000 cientistas mais influentes do mundo, com estudo realizado pela STANFORD UNIVERSITY, USA, em parceria com a editora ELSEVIER BV.É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica da URCA, do Programa de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Coordenador do Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais (LPPN/URCA) e docente fundador do Curso de Graduação em Licenciatura em Química DA URCA FONTE URCA – NOTÍCIAS