Professor da UVA na Academia Cearense de Língua Portuguesa

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.316 – sindesp.org.br

O professor do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Vicente de Paula da Silva Martins, foi eleito membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa (ACLP), em votação unânime, em 1º de junho de 2021. O mais novo imortal da ACLP passa a ocupar a Cadeira nº 07, que tem como patrono o filólogo Cândido de Figueiredo.

Além de Vicente Martins, os professores da UVA Francisco Vicente de Paula Júnior (Vicente Jr) e Raimundo Evaristo Nascimento dos Santos são também membros da ACLP. Desde 2008, Vicente Martins também ocupa a Cadeira nº 26 da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL), que tem como patrono Tomaz Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu).

“É um profundo conhecedor do vernáculo e, exerce a profissão com a segurança de um tabernáculo, sendo um grande oráculo, fonte obrigatória de consulta a quem lhe estender o tentáculo. Muito me honra aplaudir o espetáculo da sua ascensão e vê-lo no pináculo da língua-mãe no Ceará”, disse o escritor e poeta cearense, professor de Literatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Carlos Gildemar Pontes.

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1987), Vicente Martins é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED, 1996), tendo sua dissertação “Constituição e Educação: análise evolutiva da Educação na organização constitucional do Brasil”, sob orientação do Prof. Dr. André Haguette (UFC). Em 2013 concluiu o Doutorado em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFC), com a tese “Estratégias de Compreensão de Expressões Idiomáticas por Não Nativos do Português Brasileiro”, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Rosemeire Selma Monteiro-Plantin (UFC).

Em 1989, participou do processo de elaboração do Capítulo da Educação da Constituição do Estado do Ceará, com a proposição e aprovação de 20 artigos educacionais que hoje figuram na Carta Estadual. Em 1990 participou da Lei Orgânica de Fortaleza com a aprovação de, ao menos, 30 artigos na área educacional que hoje figuram na Carta Municipal.

Vicente Martins é, desde 1994, docente efetivo do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Possui dois estágios em nível Pós-Doutoral em Linguística: o primeiro, pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Livia Marcia Tiba Radis Baptista (UFBA) com a pesquisa “Frasemário Cultural: Identificação, Classificação e Constituição de Corpus de Culturemas nos Romances do Nordeste Brasileiro” (2016- 2017); e o segundo, pela UFC (2019-2020), com a pesquisa sobre “Os Culturemas no Discurso Lítero-Musical das Letras de Canção Brasileira”, sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Roseimeire Selma Monteiro-Plantan (UFC). Cursa, atualmente, seu terceiro pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Carmen Mellado Blanco, com a pesquisa relacionada ao seu projeto “Os Biblicismos na Literatura Brasileira”. Tem publicado livros nas áreas de Educação, Linguística, Ensino de Língua Portuguesa e poesias, todos disponíveis, gratuitamente, em formato digital (e-book), pela Editora Pedro & João Editores.

Fonte: UVA NOTÍCIAS