JESS – Portal da Notícia – Edição 2.371 – sindesp.org.br
Recente reportagem sobre o Dia do Nordestino, a edição 08 de outubro de 2021, do Jornal Diário do Nordeste traz entrevista com o professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do ACARAÚ (UVA), JORGE LUAN TEIXEIRA, sobre “construção e desconstrução da imagem do nordestino e preconceitos regionais”. A matéria mostra cearenses de destaque que “levam Arte, Ciência e Cultura da Região para o mundo” e conversa com o Professor Jorge LUAN sobre preconceito, cultura, importância do povo nordestino para o desenvolvimento do Brasil, e a “constante luta pelo processo de redefinição ” da imagem criada do nordestino.
O dia 8 de outubro foi instituído Dia do Nordestino por meio da Lei Municipal nº 14.952, de 13 de julho de 2009, de São Paulo, cidade com a maior concentração de imigrantes nordestinos do país, em homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense, Antônio Gonçalves da Silva, O PATATIVA DO ASSARÉ (1909-2002). A data celebra diversidade cultural e folclórica típica da Região Nordeste do Brasil.
Jorge Luan Rodrigues Teixeira é Doutor (2019) e Mestre (2014) em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2011). Desde 2016, é Professor Assistente na Universidade Estadual Vale do ACARAÚ (UVA). Atua nas áreas de Antropologia Rural e Antropologia Ambiental, com ênfase nos estudos de ética e moralidade; mobilidade, família e parentesco; e relações humano-animal.
FONTE:UVA -NOTÍCIAS