SINDESP

PROGRAMA DE DEFESA DA MULHER

MARIA HELENA DE PAULA FROTA foi nomeada para comandar a nova área de Violência contra a Mulher do Programa Cientista-Chefe a ser lançada em 01/08/2024(QUINTA-FEIRA) ÀS 15H, NO PALÁCIO DA ABOLIÇÃO em parceria entre o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres (SEM), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (FUNCAP). Na UECE, HELENA coordena o Observatório da Violência Contra a Mulher (Observem), proponente do projeto que integrará o Programa Cientista-Chefe de Violência contra a Mulher. Com o título “Enfrentando as violências contra as mulheres no Estado do Ceará, proposições e tecnologias sociais em políticas públicas. O  projeto tem como objetivo contribuir para a redução das violências contra as mulheres no Estado, por meio de pesquisas e propostas de políticas de governo, por meio de sete produtos:  1) Banco de dados e mapeamento da violência contra a mulher e população LGBTQIA+ protegidas pela Lei Maria da Penha no Ceará; 2) SIGWEB: Padrões, tendências e áreas de maior violência contra as mulheres e população LGBTQIA+ protegidas pela Lei Maria da Penha; 3) Boletim Bimestral – Implementação e impacto das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres;  4) Relatório com o rol de indicadores, dialogando com os dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE/Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS-CE-SUPESP; 5) Protocolo unificado de atendimento às mulheres em situação de violência; 6) Expansão do monitoramento de dados sobre violência contra a mulher e população LGBTQIA+ protegidas pela Lei Maria da Penha, no Cariri Cearense;  7) Produção de boletins de enfrentamento à violência contra a mulher e população LGBTQIA+ protegidas pela Lei Maria da Penha, no Cariri cearense. “Tais produtos se inserem nos fundamentos teórico-metodológicos das epistemologias feministas, a partir da inter-relação entre gênero, sexualidade, classe social, geração e étnico-racial. O projeto se propõe a gerar evidências e propor políticas públicas, através de metodologias inovadoras/tecnologias sociais”, explica a professora Helena. Com o marco temporal inicial de dois anos, o projeto pretende cumprir as metas do Plano Ceará 2050 de desenvolvimento estratégico em longo prazo, de um Ceará livre da violência doméstica contra a mulher e de governança participativa, capaz de gerar colaboração, cooperação e capilaridade dos conhecimentos acadêmicos e institucionais.

Fonte: UECE – NOTÍCIAS

HELENA FROTA é graduada em Serviço Social (UECE),  mestrado/doutorada em Sociologia pela Universidade  Salamanca (Espanha), várias especializações, Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Geração nas Políticas Sociais, vinculado ao CNPQ, coordenadora do Observatório da Violência Contra a Mulher – OBSERVEM, representante da UECE junto à Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres – CEPAM para o Monitoramento do Pacto Nacional pelo Enfretamento da Violência Contra a Mulher. É professora dos Cursos de Graduação em Serviço Social e da Pós-Graduação em Políticas Públicas da UECE (Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional). Exerceu importantes cargos/funções na Universidade e entidades profissionais de classes, pesquisador, escritora, articulista de temas científicos em revistas e períodos conceituados.

A Diretoria, filiados e servidores do SINDESP parabenizam a amiga, colega, eminente, abnegada e eficiente Diretora de Divulgação e Cultura do SINDESP por sua indicação para importante cargo. Você merece conquistar todas as oportunidades que aparecem, em especial, visando, cada vez mais o seu fortalecimento e crescimento profissional. Continue a brilhar, continue a trilhar seu caminho com determinação, pois temos certeza de que você alcançará pleno e notável sucesso em sua nova função.

QUE ESTA NOVA JORNADA LHE PROPORCIONE NOVOS SONHOS REALIZADOS E NOVAS CONQUISTAS. BOA SORTE!