A celebração de Corpus Christi é um evento significativo na Igreja Católica, comemorado com procissões e missas solenes em várias partes do mundo. Este solenidade é uma oportunidade para os fiéis expressarem sua devoção e refletirem sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Na Arquidiocese de Fortaleza, no dia 30 de maio, a festividade de Corpus Christi costuma envolver uma programação especial que inclui missas, procissões e atividades religiosas nas diversas Paróquias e Áreas Pastorais. O arcebispo, dom Gregório Paixão, OSB, presidirá, às 16h, a celebração de encerramento da 86ª Semana Eucarística no Santuário Arquidiocesano de Adoração – Paróquia São Benedito, no Centro da capital cearense.
O hábito de enfeitar as ruas com tapees coloridos para a passagem da procissão de Corpus Christi foi trazida ao Brasil pelos portugueses, durante a colonização.
TRADICIONAL TAPETE DE CORPUS CHRISTI MONTADO NA PARÓQUIA DO CRISTO REI
A paróquia do Cristo Rei, localizada no bairro Aldeota, é uma das pioneiras em Fortaleza na tradição de confeccionar tapetes para Celebração de Corpus Christi. Isso ocorre há pelo menos 20 anos. Em 2024, o tapete reúne 13 painéis onde serão escritos trechos bíblicos que remetem à reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2024, com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós Sois Todos Irmãos e Irmãs”.
O Dia de Corpus Christi é celebrado pela Igreja Católica reverenciando o corpo e sangue de Cristo e durante esse período, algumas igrejas comemoram o dia na produção de tapetes. Essa prática surgiu na Bélgica no século XIII e permanece até hoje.
Na Arquidiocese de Fortaleza, no dia 30 de maio, a festividade de Corpus Christi inclui uma programação com missas, procissões e atividades religiosas nas diversas paróquias e áreas pastorais.