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Programas De Pós-Graduação Da Uece Consolidam-Se Em Qualidade E Excelência

 JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 3.178-SINDESP.ORG.BR

 AVALIAÇÃO DA CAPES APONTA CRESCIMENTO EXPRESSIVO NO DESEMPENHO DE MESTRADOS E DOUTORADOS

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) conheceu os resultados da aferição dos seus programas de pós-graduação. A avaliação, feita a cada quatro anos, é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e na consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros. Na avaliação, os programas podem receber notas 3, 4, 5, 6 e 7, sendo que 6 e 7 são atribuídas aos programas de excelência nacional e internacional, respectivamente. Os cursos de mestrado iniciam com a nota 3 e, a partir do momento que evoluem para a nota 4, passa a existir a possibilidade de submeter à Capes a proposta de curso de doutorado. Para a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lúcia Duarte, a UECE apresentou um salto de qualidade nessa avaliação quadrienal. “Foram avaliados 44 dos 46 programas de pós-graduação próprios da UECE e os ofertados em Rede. Dois cursos não foram avaliados, pois são programas novos. De acordo com avaliação da Capes, a UECE teve ascensão da nota de 7 cursos, o que corresponde a 16%; 2 cursos permaneceram com nota 6; 6 cursos, com nota 5; 19, com nota 4, e somente 6 com nota 3”, comenta a professora. A pró-reitora salienta, ainda, que é preciso também considerar que o contexto da produção da pós-graduação foi particularmente adverso. “A começar pelas mudanças impostas pelo sistema de avaliação no meio do quadriênio, seguido por uma pandemia e pela ausência de políticas de combate à desigualdade de produção acadêmica nesse período.” A professora ainda parabeniza todos os coordenadores, docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo que compõem o segmento da pós-graduação e pesquisa da Universidade, pelo excelente desempenho e compromisso com a ciência e tecnologia.Nesta última avaliação, dois programas receberam nota 6, representando excelência nacional: o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (RENORBIO), que é ofertado em rede, e o Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV). O PPGCV, em níveis de mestrado e doutorado, é parte integrante da Faculdade de Veterinária (FAVET) e teve origem no curso de especialização Produção e Reprodução de Pequenos Ruminantes, com formação da primeira turma em 1987, o primeiro curso de pós-graduação da UECE. Posteriormente, o curso se transformaria em mestrado.  Em 1999, o curso foi denominado Mestrado Acadêmico em Ciências Veterinárias; em 2000 foi criada a primeira turma de doutorado e, logo em seguida, a Capes aprovou a criação do PPGCV. Atualmente, o programa possui uma só área de concentração, Reprodução e Sanidade Animal, com duas linhas de pesquisa: Reprodução e sanidade de pequenos ruminantes e Reprodução e sanidade de carnívoros, onívoros, herbívoros e aves. Segundo a coordenadora do programa, professora SANDRA SALMITO, o PPGCV é hoje uma referência em pós-graduação na área de Medicina Veterinária e tem sido procurado por profissionais de diversas áreas ligadas às ciências biológicas que desejam cursar mestrado ou doutorado na área de concentração do PPGCV. “Mesmo um programa jovem, já na avaliação do triênio 2007-2009, o PPGCV recebeu nota 6 (seis), tanto para mestrado como doutorado, e vem mantendo essa nota, como pós-graduação stricto sensu de excelência, desde então”. “Nesta última avaliação quadrienal da CAPES (2017-2020), continuamos fortes nos quesitos tempo de titulação e produção científica; melhoramos na internacionalização, porém ainda temos o desafio de melhorar a nossa autoavaliação e nos nossos trabalhos de extensão. O PPGCV já iniciou medidas para suprir esta demanda”, aponta a professora Sandra. “Também nesta quadrienal, a qualidade, a organização e a estrutura de ensino e pesquisa, visto a excelência das dissertações e teses defendidas (ressalta-se que temos seis teses de prêmios CAPES), nos colocou com nota máxima em formação de recursos humanos. De fato, vários de nossos egressos são, hoje, docentes ou pesquisadores em diferentes instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil e fora do País. O PPGCV já formou 453 mestres e 166 doutores”, finaliza a coordenadora do programa. Com nota 5, outros programas que obtiveram destaque foram: Programa de pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCLIS); Programa de pós-graduação em Educação (PPGE); Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), Programa de pós-graduação em ciências naturais (PPGCN) e Mestrado profissional em ensino de física (MNPEF). A vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCLIS), professora Thereza Magalhães, informou que a avaliação da Capes leva em consideração três grandes domínios: Programa, Formação e Impacto na Sociedade. Dentro de cada domínio, os pontos que foram mais bem avaliados e fizeram com que o programa mantivesse sua nota 5 foram: organização das linhas de pesquisa – áreas de concentração; projetos de pesquisa e a estrutura curricular, além da formação discente e produção intelectual. A qualidade e a adequação das teses e das dissertações e a avaliação dos egressos e atividades e pesquisa e produção intelectual. “O Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCLIS) manteve a nota 5 por ser um programa maduro, em franco desenvolvimento, que tem apostado em ajudar instituições regionais, como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com o Doutorado Interinstitucional (DINTER) Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, assim como fazer parceria como programas maiores, como o Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) da Escola de Enfermagem da USP, que é nota 7 na Capes, além de nossos docentes terem o foco na formação de excelência e da dedicação dos nossos discentes”, aponta a professora Thereza Magalhães. Outro programa de pós-graduação que obteve destaque foi o de Linguística Aplicada (PosLA), mantendo-se como um programa de referência nacional. De acordo com o coordenador, professor Wilson Carvalho, “os seguintes aspectos da atuação do Programa foram destacados pela avaliação realizada pela Capes: a consolidação do Programa e sua capacidade de nucleação na Região Nordeste do país; a qualificação do corpo docente; a modernização e a melhoria da infraestrutura física e administrativa; o fortalecimento de parcerias existentes e a viabilização de novas parcerias institucionais, nacionais e internacionais, com vistas à consolidação da internacionalização do PosLA; os projetos de extensão junto a instituições da sociedade civil que abordam questões sensíveis, como a violência contra a juventude; os índices elevados de produção docente e discente e em relação à qualidade e ao envolvimento do corpo docente em atividades de formação; a interlocução com a educação básica; a atuação de egressos do Programa como professores de universidades federais e estaduais ou de institutos federais das regiões Nordeste e Norte do país; o relevante impacto social com destaque para a preocupação com questões de inclusão e acessibilidade audiovisual para pessoas com deficiência visual e auditiva”. Sobre a questão da acessibilidade, a Capes destacou, ainda, que as pesquisas na área de tradução audiovisual têm projetado o Programa em âmbito nacional, finaliza o professor.O professor José Airton Pontes comemora a boa avaliação do Programa de Pós-graduação em Educação: “é motivo de júbilo o fato de o Programa de Pós-graduação em Educação da UECE ter obtido nota 5 no resultado parcial da Avaliação Quadrienal 2017-2020, mantendo o nível da avaliação anterior (2013-2016) como um Programa de referência nacional”. Ele comenta, ainda, que, embora a nota seja a mesma da avaliação anterior, os critérios utilizados pela Capes foram mais abrangentes, agregando maior valor a essa conquista, de forma que o programa avançou na qualidade da formação oferecida, da pesquisa realizada por seus docentes e seus discentes e das ações de internacionalização e de inserção social desenvolvidas, implicando elevado número de publicações nacionais e internacionais em periódicos com destacado impacto na área de Educação e no crescimento da quantidade de docentes com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. “Esse resultado é fruto do histórico de trabalho e dedicação de todos/as – coordenadores/as, docentes, discentes, egressos(as) e funcionárias – que fizeram e fazem o PPGE/UECE, na busca constante de torná-lo um centro de excelência em pesquisa na área de formação de professores e na oferta de cursos de mestrado e doutorado e de estágio pós-doutoral”, finaliza o coordenador do Programa. Outro curso que obteve nota 5 foi o mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio), criado em 2017. O mestrado é destinado à formação de professores de Biologia que atuam em escolas públicas, sendo ofertado de forma semipresencial e simultânea por 18 instituições de ensino público superior do Brasil, entre elas a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, essa rede é coordenada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para a coordenadora do programa na UECE, professora Andréa Pereira Silveira, a nota 5 representa “uma vitória de toda a equipe responsável pela rede nacional, bem como pela equipe local, que, na UECE, foi composta por docentes/orientadores das unidades acadêmicas do ITAPERI, da FACEDI, da FAEC, da FECLI, da FAFIDAM e da FECLESC, e professores/mestrandos de vários municípios cearenses, sempre muito dedicados, competentes e dispostos a lutar por educação de qualidade”, destaca. O mestrado já conferiu título de mestre a 38 professores de Biologia da rede pública de ensino.