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Qualifica Mais – IFTP: estudantes do curso Guia de Turismo conhecem atrativos do Cariri

A região do Cariri cearense é rica e famosa por sua cultura; tradições religiosas, sendo berço de beatos e santos populares; artesanato; e coleções de fósseis; dentre outros atrativos. É neste cenário que os estudantes da EEMTI Dom Antônio Campelo De Aragão – CAIC, em Juazeiro do Norte, se qualificam no curso técnico em Guia de Turismo, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), no âmbito do programa federal Qualifica Mais – IFTP, em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). No fim de maio, esses estudantes conheceram um pouco mais sobre a cultura local, com visita técnica realizada aos municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri.

A visita fez parte da disciplina de Agenciamento e Receptivo, ministrada pelo professor Eder Neif Alves Ribeiro. De acordo com ele, o principal objetivo da atividade foi proporcionar aos estudantes uma experiência prática e aprofundada sobre o turismo na região do Cariri cearense, de forma a complementar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. “A visita começou com uma orientação prévia, onde os alunos foram apresentados aos objetivos da atividade e aos locais que seriam visitados. A primeira parada foi na Casa do Guarda, na Chapada do Araripe, a primeira floresta nacional catalogada no Brasil, datada de 2 de maio de 1946. Lá, os alunos puderam compreender a importância ecológica e histórica da Chapada do Araripe. Em seguida, a visita continuou no Geossítio Pedra Cariri, especificamente no sítio Ponte de Pedra. Os alunos receberam explicações detalhadas sobre o Geopark Araripe, a relevância do território Cariri e o pleito pelo título de Patrimônio Cultural e Mundial da Humanidade pelo Iphan. Essa etapa enfatizou a importância do Geopark como salvaguarda para as futuras gerações. Já a terceira parada foi na organização não governamental Casa Grande, que trabalha com turismo de base comunitária. Os alunos aprenderam sobre o papel crucial dos jovens de Nova Olinda no desenvolvimento turístico local, com um tour pela ONG e uma palestra no Teatro Violeta Raiz, parte do projeto Casa Grande”, conta o professor.

Expedito Seleiro

A programação também incluiu visita ao Museu Orgânico do Mestre Expedito Seleiro, cujas obras confeccionadas em couro ultrapassaram as barreiras do Ceará e ganharam grande destaque em áreas como moda e decoração. Além de apreciarem as peças dos artistas, os estudantes também puderam conferir o mestre Expedito Seleiro em seu ofício, fabricando bolsas, chinelos e outros itens de couro.

Os estudantes também vivenciaram uma imersão em outro destaque da região: a paleontologia. Para o almoço, o grupo se dirigiu ao restaurante temático Jurassic Praça, em Santana do Cariri. Inspirado na temática dos dinossauros, o restaurante está localizado em uma área com a maior reserva fossilífera do Cariri e do Brasil, conhecida pelos fósseis de dinossauros, peixes e outros espécimes.

Após o almoço, os alunos visitaram o Museu de Paleontologia do Cariri, onde puderam contemplar fósseis e aprender sobre a história humana a partir da paleontologia. Esta visita proporcionou uma visão aprofundada sobre os achados fósseis e sua importância científica.

Religiosidade

A última parada foi no Complexo da Menina Benigna, considerada a primeira beata do Ceará pela Igreja Católica. Os alunos visitaram a capela e o local do martírio de Benigna, explorando a dimensão religiosa do turismo em Santana do Cariri.

Relevância

“A visita técnica proporcionou aos alunos uma rica compreensão prática dos elementos teóricos abordados em sala de aula, destacando a importância do turismo sustentável, cultural, religioso e paleontológico na região do Cariri cearense. Este tipo de atividade é fundamental para a formação dos futuros guias de turismo, pois oferece uma imersão direta nos contextos locais, fortalecendo o conhecimento e a vivência prática dos estudantes”, avalia o professor.

Ele explica que a metodologia adotada, que incluiu orientação prévia, visitas guiadas e reflexão posterior, garantiu uma imersão completa nos aspectos práticos do agenciamento e guiamento turístico. “A infraestrutura adequada, com transporte, alimentação e acompanhamento de um guia de turismo local assegurou o conforto e a segurança dos alunos, contribuindo para o sucesso da atividade. A experiência despertou nos alunos uma maior consciência ambiental, cultural e social, além de estimular a curiosidade profissional e cultural. A elaboração do relatório final consolidou os conhecimentos adquiridos, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento futuro na área do turismo. Esse projeto demonstrou ser um valioso componente da formação dos alunos, preparando-os de forma qualificada para atuarem no mercado de trabalho do turismo”, conclui Eder Neif Alves Ribeiro.