Quem Foi o Professor Plácido Cidade Nuves

O Mestre dos Mestres – Ícone Internacional da Paleontologia

Formado em Filosofia no Seminário Arquidiocesano da Prainha (CE), Mestrado em Teologia e Ciências Sociais na Conceituada Pontifícia Universidade Gregoriana (Vaticano-Roma-Itália) e Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Santo Tomaz de Aquino (Roma-Itália), Especialização em Português Superior na Universidade de Lisboa (Portugal).

Cargos/Funções – Reitor, Vice-Reitor da URCA, Diretor do Museu de Paleontologia, Coordenador do Curso de Direito em Crato(CE), Redator e Revisor do Jornal L’Observatore Romano, Redator de Notícias na Rádio do Vaticano Para a América Latina, Assessor na Diocese no Crato(CE), Conselheiro/Membro da Fundação Padre Ibiapina(FPI), do Centro de Estudo, Documentação e Pesquisa (CENDEP).

Magistério – Titular da Universidade Regional do Cariri (URCA), Fundador e Professor do Curso de Direito em Crato (CE), Professor de Fundamentação Filosófica e Teológica a Ação de Promoção Humana na Fundação Padre Ibiapina.

Político – Brilhante gestor municipal em Santana do Cariri (CE) com extraordinárias realizações no município, inclusive, a instituição do Museu de Fósseis, segundo suas palavras “conter a sangria desatada de fósseis e a depredação de terrenos do patrimonio cultural”. Em 1991 o museu foi doado e passou a ser administrado pela URCA. Em 1997 foi incorporado ao Complexo de Paleontologia da Chapada do Araripe, defensor tenaz na preservação e na manutenção do patrimônio fossilífero da Bacia do Araripe.

Publicações – Com Muitos Trabalhos/Publicações de caráter científico, social, educacional, cultural, estudos e pesquisas em paleontologia no Brasil e no mundo, idealizador do livro.

“Cante Lá Que Eu Canto Cá”, de Patativa do Assaré e “Patativa o Universo Fascinante do Sertão”.

Homenagens/Condecorações – Doutor Honoris Causa da URCA, Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuves (mais visitado do mundo), Troféu Sereia Ouro do Sistema Verdes Mares, Nome de Espécie Inédita de Dinossauro Santana – Plácido, entre outros.

Reportagem no JESS – Dia 09/12/2020 – Museu Plácido Cidade Nuves – Objeto de divulgação nos principais veículos de comunicação social do país – Com recebimento do Aratausarus (espécie rara). O homenageado é irmão da diretora sindical Vanda Cidade Nuves.