SINDESP

QUINTA E SEXTA FEIRA DA SEMANA SANTA

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.293 –SINDESP.ORG.BR

QUINTA-FEIRA SANTA:

Na Quinta-feira Santa, primeiro dia de nosso Tríduo Pascal, já tendo encerrado o Tempo da Quaresma nas vésperas deste dia, a Igreja celebra a solene liturgia da Ceia do Senhor (IN CENA DOMINI). Nesta noite, Cristo Jesus, reunido com seus Apóstolos, celebra a Páscoa judaica e inaugura a Nova e Eterna Páscoa, através da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. “Enquanto ceavam, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção, o partiu e o deu a seus discípulos dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomando a taça, pronunciou a ação de graças e deu-a, dizendo: bebei todos dela, porque este é o meu sangue da aliança, que se derrama por todos para o perdão dos pecados.” 

LAVA PÉS

“Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura”. João 13.3-5.

 

SEXTA-FEIRA SANTA: A PAIXÃO DE CRISTO

A Sexta-Feira da Paixão é o único dia do ano onde os católicos se reúnem e não há a celebração da eucaristia. Neste dia é realizada a celebração da Ação Litúrgica, às 15h. Celebração que acontece sempre no mesmo horário, em todas as partes do mundo, lembrando o momento em que Jesus Cristo foi ao encontro do Pai. Dia de silêncio para os católicos representando o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz é o grande sinal de salvação. Popularmente se faz a veneração da Santa Cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade. Na sexta-feira é também dia propício para celebrar a Via Sacra.

Na sexta-feira Santa, desejamos que todos reflitam sobre o significado das palavras e gestos de Cristo para fazer do mundo um lugar melhor.