JESS – Portal da Notícia – Edição – 1.716 – sindesp.org.br
Saiba sobre a campanha da vacina da gripe em 2021
Quem deve tomar a vacina da gripe?
Criança de 06(seis) meses a menores de 06(seis anos de idade), gestantes e puérperas (mulheres após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, indivíduos com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento (bombeiros e policiais…), forças armadas caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 aos sob medidas sócio-educativas, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais tais como:
Diabetes, obesidade, doenças respiratórias crônicas ( asma ,dpoc, fibrose cística), doenças cardíacas crônicas (hipertensão, insuficiência cardíaca) doenças hepáticas crônicas (hepatite, cirrorre…) e outras conforme orientação médica.
Quais as fases da campanha e em que ordem a vacina será distribuída
A primeira fase realizada de 15/04 a 10/05/2021 beneficiou apenas 35% dos classificados para o grupo: crianças, gestantes, parturientes, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Os não imunizados da fase anterior, por qualquer motivo, devem procurar as clinicas ou postos de saúde para vacinação.
A partir do dia 11 de maio: idosos com 60 anos ou mais e professores
Do dia 09 de junho e até 09 de julho: pessoas com comorbidades ou deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, membro das forças de segurança e do exército, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas e população privada de liberdade
As vacinas da COVID-19 e da gripe não podem ser tomadas simultaneamente de acordo orientações clínicas devendo ser observado intervalo superior a 15 dias de uma para a outra ou qualquer dúvida procurar um médico. O imunizante da gripe é contra-indicado para quem possui alergia a proteína do ovo e as proteínas de galinha. Orienta-se, também, que não sejam vacinadas as pessoas com quadro febril ou infecção respiratória aguda.
FONTE: REVISTA VEJA