SINDESP

REPORTAGENS ESPECIAIS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.071-SINDESP.ORG.BR

EM 25/11/2023 – DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

O ANUÁRIO BRASILEIRO de segurança pública 2023, produzido pelo fórum brasileiro de segurança pública, apontou que o Brasil teve um aumento considerável no número de casos de violência contra a mulher. De acordo com o estudo, mais de 50 mil brasileiras sofrem algum tipo de agressão por dia, ou um estádio de futebol lotado. Esses números demonstram o quão triste ainda é a realidade das mulheres brasileiras e o quanto é necessário empregarmos todo esforço possível para reprimir esse cenário de violência. A pesquisa ainda revelou que, no último ano, houve um salto de 11,8%, em 2021, para 14%, em 2023, em relação às vítimas que procuraram a delegacia. OUTRO LADO DA VIOLÊNCIA – Em abril de 2023, o Presidente da República sancionou a lei nº 14.542/23, que dá às mulheres em situação de violência doméstica e familiar prioridade nas vagas imediatas pelo sistema nacional de emprego (SINE). O instituto nós por elas, com o objetivo de contribuir para esse quadro positivo, planeja ações junto a empresas para estimular a igualdade de oportunidades para mulheres e busca oferecer maior perspectiva de educação e capacitação, a fim de estimular o desenvolvimento e o empreendedorismo feminino. – Toda mulher merece viver uma vida sem medo de exercer sua individualidade. – O CAMINHO DA DENÚNCIA – Busque apoio emocional; contate a polícia, ligue para o número de emergência da polícia, que é o 19 e forneça o máximo de informações possíveis sobre a agressão sofrida e o agressor; procure auxílio jurídico: busque um advogado especializado em direito da mulher ou orientação nas defensorias públicas; auxílio organizações não governamentais que atuam na defesa dos direitos das mulheres; busque apoio psicológico: psicólogos especializados em violência doméstica auxiliam na superação dos impactos psicológicos negativos e fornecem as ferramentas necessárias para reconstruir sua vida.

TODA MULHER TEM O DIREITO DE VIVER EM UM AMBIENTE SEGURO E LIVRE DE VIOLÊNCIA.ESSE DIREITO É ASSEGURADO POR LEI.

Ao denunciar, a mulher deve se lembrar de que não está sozinha e que há profissionais e instituições dispostos a apoiá- la nessa decisão. Denunciar é o primeiro passo para interromper o ciclo de violência e reconquistar sua liberdade e sua dignidade. DISQUE 180.

 

DOADORA VOLUNTÁRIA DE SANGUE

Em 25/11/2023 – Dia do doador – A doação de sangue só é possível graças à disponibilidade de pessoas que queiram ajudar outras pessoas. Por isso, é preciso contar com a solidariedade da população para manter em níveis adequados os estoques nos Hemocentros. Os HEMOCENTROS e HEMONÚCLEOS espalhados pelo país, são responsáveis pela viabilização da doação de sangue de cada cidadão, assim como pelo armazenamento e distribuição para o Hospitais que necessitam. Para garantir a segurança e proteção do doador e receptor, todo processo obedece às criteriosas normas técnicas do Ministério da Saúde do país. Ao doar sangue seja responsável. Responda sinceramente às perguntas da triagem. Quando fazemos qualquer procedimento como tatuagem, maquiagem definitiva ou procedimento simples como uma endoscopia por exemplo, há a possibilidade de abrir uma “janela imunológica” no organismo passível de contaminação, que poderá não ser detectada no momento da doação. Então, a sinceridade é muito importante. ANTES DE IR DOAR SANGUE: – Não vá em jejum e alimente-se com alimentos leves – Evite alimentos gordurosos no dia da doação – Hidrate-se. ETAPAS DA DOAÇÃO – Recepção e cadastro: – Triagem clínica – em risco a pessoa que vai receber. – Coleta – Depois de doar sangue. Faça um pequeno lanche e hidrate-se. Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas e não dirigir veículos de grande porte. Exercícios e práticas esportivas também devem ser evitadas logo após a doação. Lembre-se: podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo. – Na dúvida ligue para 0800 722 843.

EM 23/11/2023 – DIA DE COMBATE AO CÂNCER INFANTO- JUVENIL LAR AMIGOS DE JESUS ABRIGA PORTADORES DO CÂNCER INFANTO-JUVENIL – R. ILDEFONSO ALBANO, 3052 – JOAQUIM TÁVORA (FORTALEZA)-FORTALEZA – CE-TELEFONE: (85) 3067- 6565 – RECEBE DOAÇÕES PARA MANUTENÇAO DA ENTIDADE.

Os tipos de cânceres mais comuns entre crianças e adolescentes estão: LEUCEMIA: com maior incidência entre crianças de 1 a 4 anos, esse tipo de câncer afeta as células de Defesa do organismo, pois ataca os glóbulos brancos (leucócitos); LINFOMA: com maior incidência entre adolescentes de 15 a 19 anos, é um câncer que afeta a linfa, componente sanguíneo que promove a nutrição celular; sarcomas de partes moles: também com prevalência em adolescentes entre 15 e 19 anos, esse câncer atinge e afeta os músculos; OSTEOSSARCOMA: afeta os ossos, especialmente, ao redor dos joelhos, e tende a se propagar para o pulmão. Mais comuns em pacientes entre 10 e 14 anos; TUMOR DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: esse tipo de câncer tende a acometer crianças de 5 a 9 anos, e afeta o encéfalo e a medula espinhal, causando a obstrução da passagem dos líquidos cerebrais; TUMOR DE WILMS: doenças que costuma afetar mais crianças de 1 a 4 anos, ela ataca os rins e compromete seriamente o seu funcionamento; tumor germinativo: é um tipo de câncer que ataca as células que dão origem aos ovários e às gônadas (testículos); RETINOBLASTOMA: acometendo bebês de 0 a 1 ano, esse é um câncer raro que atacas as retinas (olhos); NEUROBLASTOMA: também com maior incidência em bebês de 0 a 1 ano, esse câncer forma caroços que afetam o sistema nervoso periférico.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINAIS do câncer infanto-juvenil – perda de peso sem motivo justificável; palidez inconcebível; dores nos ossos e nas juntas, podendo vir acompanhada ou não de inchaços; surgimento de caroços em diferentes partes do corpo, especialmente na barriga; ínguas com crescimento contínuo; sangramentos sem machucados; manchas roxas pelo corpo sem justificativas; reflexo esbranquiçados no olho, principalmente quando há incidência de luz; crescimento ocular, que pode, ou não, acompanhar roxidão no local; febre prolongada, sem outra doença ou causa identificadas; vômitos acompanhados de queixa de dor de cabeça, perda do equilíbrio e/ou diminuição da visão. É bem importante destacar que os primeiros sinais de câncer infanto-juvenil podem ser facilmente confundidos com doenças comuns dessa faixa etária.

FELIZ NATAL E BEM-AVENTURADO ANO NOVO -2024