SINDESP

RESENHA UNIVERSITÁRIA

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.110-SINDESP.ORG.BR

 

O Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicada (CMACFA) da UECE está com inscrições abertas, até dia 15 de janeiro de 2024. São ofertadas 16 vagas para o primeiro semestre de 2024, sendo 06 (seis) vagas para a linha de pesquisa Energias e Meio Ambiente e 10 (dez) vagas para a linha de pesquisa em Física da Atmosfera, não concorrentes entre si. O treinamento tem como objetivos gerais a promoção da capacitação de profissionais em nível de Mestrado e o desenvolvimento de pesquisas em Ciências Físicas Aplicadas, voltadas para o desenvolvimento do semiárido brasileiro. Especificamente, o curso objetiva promover o desenvolvimento nas linhas de pesquisas de Física da Atmosfera e Energias e Meio Ambiente, incluindo temas de fronteira entre estas áreas de estudo. O curso tem como público alvo graduados em Física, Química, Engenharias, Meteorologia ou em cursos de áreas afins.

                           

 A professora do curso de Psicologia da UECE, ALESSANDRA XAVIER, foi homenageada em 13/12/2023 com a Comenda da Ordem do Mérito do Ministério Público do Estado do Ceará.

A condecoração foi realizada durante a abertura da Semana do Ministério Público do Estado do Ceará (SMP) 2023, ocorrido no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. Professora Alessandra é a primeira a receber importante distintivo, pelas suas valiosas contribuições, especialmente com o programa Vidas Preservadas. Para obter a homenagem, a docente da UECE teve seu nome aprovado por unanimidade durante a 22ª sessão ordinária do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, sob indicação da procuradora Isabel Salustiano. 

 

A Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE realizou, recentemente, o XX Curso sobre treinamento em métodos de diagnóstico de brucelose e tuberculose animal e de noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET- 2023). O encontro contou com a presença do diretor da Faculdade de Veterinária, professor NAILTON Evangelista, do vice-diretor, professor ISAAC NETO e dos auditores fiscais agropecuários, Cícero Temístocles Coutinho Costa e ALLISSON Ney Carvalho Guimarães.

 

A importância desse curso reside no fato de que a Brucelose e a Tuberculose Animal são doenças de grande relevância para a saúde pública e para a economia, impactando diretamente na produção animal, na segurança alimentar e na transmissão dessas enfermidades para os seres humanos. O conhecimento aprofundado sobre essas doenças e suas metodologias de diagnóstico é essencial para a efetiva erradicação e controle desses agentes patogênicos. A evolução no controle e na erradicação das doenças brucelose e tuberculose nos estados brasileiros encontra-se em planos de ação compatível, contemplando medidas sanitárias adequadas a diferentes realidades, utilizando de forma racional e eficiente os recursos públicos e privados. Estudo epidemiológico revela que vacinação contra brucelose com cobertura vacinal de animais está acima de 80% do saneamento obrigatório nos focos e vigilância epidemiológica para detecção com alguns procedimentos adotados. De acordo com dados estatísticos de 2014 a 2018, foram realizados 9,8 milhões de exames de brucelose no país, sendo 19 mil casos notificados. No mesmo período, foram realizados 10,7 milhões de exames de tuberculoses nos animais. O envolvimento das cadeias produtivas é fundamental em todo o processo, como já vem ocorrendo em diversos lugares. Percebe-se um crescimento na vigilância e saneamento, mas é preciso trabalhar na eliminação dos animais positivos com rotina.  A vacinação é a principal arma que o produtor rural tem para diminuir a prevalência da brucelose no rebanho.

                    

Integrando as discussões nacionais sobre a formação inicial de professores que ensinam matemática, docentes e discentes da UECE participaram, nos últimos dias do VIII FÓRUM NACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES que Ensinam Matemática (VIII FPMAT). O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Teresina/PI.

FELIZ NATAL E BEM-AVENTURADO ANO NOVO-2024

NATAL

Vinte e cinco de dezembro, feriado religioso, é uma data magna para o cristianismo que reverencia o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, ocorrido a mais de 1.600 anos, em Belém de Judá, atual Cisjordânia. Origem do Natal – O natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos comemoravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultivavam o deus sol (NATALIS INVICTI SOLIS) e ainda sucediam festividades com o intuito de renovação. Muitos povos da era antiga, em diferentes países do mundo desenvolviam as suas tradicionais celebrações. A partir do SÉCULO IV com a real consolidação do cristianismo, as cerimônias foram oficializadas como NATALE DOMINI (natal do senhor). Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, essa foi uma forma de cristianizar as festas pagãs romanas dando-lhes uma nova simbologia. A escolha da época foi estabelecida pelo papa Julius (337 a 352) e mais tarde foi declarado feriado nacional pelo imperador romano Justiniano, em 520.

A DIRETORIA do SINDESP agradece todos filiados, familiares, amigos, prestadores de serviços, apoiadores e colaboradores   por mais uma valiosa, sincera, fraternal, magnífica confraternização realizada na sede sindical em 15.12.2023 e que Deus continue sempre derramando as suas preciosas bênçãos sobre nós.