JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.185 –SINDESP.ORG.BR
OS DIRIGENTES DO SINDEP, Gilberto Leitão de Castro e Silva(PRESIDENTE) e Eliezer Alves (SECRETÁRIO GERAL E EDITOR DO JESS- JORNAL ELETRÔNICO SITE SINDESP) foram recebidos, gentilmente, em 22/01/2024, na Sala de Gestão Administrativa da UECE pelo Vice–Reitor DÁRCIO ITALO ALVES TEIXEIRA e pelo Chefe de Gabinete da Reitoria ALTEMAR DA COSTA MUNIZ quando foram tratados importantes assuntos de interesse das duas entidades.
PESQUISA PIONEIRA que avança visando beneficiar todo o Ceará ainda em 2024 está sendo realizada a partir do pós-doutorado do professor JOÃO SILVIO DANTAS DE MORAIS(UECE). O objetivo é desenvolver um sistema de alerta, com uso de Inteligência Artificial (IA) e imagens de satélite, para identificar e monitorar o uso irregular de água nos reservatórios do Estado.
A pesquisa conta com a parceria da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), do Departamento de Engenharia Hidráulica do Programa Cientista Chefe do Governo do Estado do Ceará; e da Universidade do Porto
O REITOR DA UECE, HIDELBRANDO SOARES, esteve presente na sede da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), em recente reunião com o presidente da instituição Valdeci Rebouças. O encontro teve o objetivo de fortalecer a parceria com a universidade para tratar dos projetos que possam ter um impacto na universidade e engrandecer a política de educação, uma das principais causas do Governo do Estado
HIDROGÊNIO
“Geração de hidrogênio renovável a partir de espécies nativas e adaptadas” é o título do projeto de pesquisa do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), realizado em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto de Gestão, Redes Tecnológicas e Energias (IREDE), que foi contemplado pelo edital FUNDECI 01/2023 – Energias Renováveis, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Com a aprovação, fica assegurado o financiamento de R$ 1 milhão para a execução do estudo.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – A UECE, através da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE), divulga editais para seleção de professores formadores e tutores presenciais e a distância para cursos de graduação e especialização ofertados pela universidade. Os selecionados atuarão como bolsistas da Capes nos campi da UAB/UECE conforme disposto nos editais e não possuirão vínculos empregatícios com a Universidade Estadual do Ceará (UECE).
O REITOR HIDELBRANDO SOARES, se reuniu em 15/01/2024 para discutir a Universidade da Periferia, com os representantes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto no Ceará (MTST), do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO), com professor da Faculdade de Educação de Itapipoca/UECE (FACEDI) Frederico Costa, o presidente do IEPRO, professor Horácio Frota, o chefe de Gabinete da UECE, professor Altemar Muniz e o representante da PRÓ-REITORIA de Extensão, professor JONES BARONI.
A UECE lança Edital que regulamenta a matrícula 2024.1 nos cursos na modalidade a distância, voltadas para aqueles que optaram pela seleção via nota do Enem. O candidato concorrerá a uma vaga no curso escolhido utilizando a nota de uma das duas últimas edições do Enem, desde que tenha feito todas as provas da edição indicada, não tenha zerado em nenhuma das provas objetivas e tenha alcançado, no mínimo, 200 pontos na prova de redação. As vagas ofertadas serão preenchidas pelos candidatos com as maiores notas no Enem. Acessar o site https://ingressantesenem.uece.br/ para verificar o “Quadro de Vagas”, podendo preencher o cadastro entre os dias 23 e 25 de janeiro, caso tenha interesse em uma das vagas disponíveis. No dia 30/01, o candidato deverá verificar o resultado da sua intenção de matrícula, acessando o mesmo site para conferir se foi convocado para a primeira chamada de classificados via nota do Enem. Os convocados terão os dias 31/01 e 01/02 para solicitar a matrícula. Clique aqui para ler o edital na íntegra, com todo o cronograma.
O professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), JOANNES PAULUS SILVA FORTE, lotado no Centro de Ciências Humanas (CCH) e vinculado aos cursos de Ciências Sociais e Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), teve seu projeto internacional de pesquisa aprovado no processo de avaliação da Chamada Pública MCTI/CNPq nº. 14/2023 – Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação. O projeto de pesquisa aprovado, gestado no âmbito da cooperação internacional entre pesquisadores do Brasil e da França, situa-se no campo interdisciplinar entre as Ciências Sociais, o Direito e as Políticas Públicas, e tem como tema os impactos socioeconômicos do contrato de trabalho intermitente, uma inovação jurídica da reforma trabalhista de 2017 que se inclui no rol das tendências atuais da dinâmica internacional do capitalismo. Sob a coordenação do professor JOANNES FORTE, a proposta de cooperação internacional entre a UVA e o Conservatório Nacional de Artes e Ofícios da França (CONSERVATOIRE NATIONAL DES ARTS E MÉTIERS – CNAM / HAUTES ÉCOLES SORBONNE ARTS ET MÉTIERS UNIVERSITÉ – HESAM) será desenvolvida em até 36 meses e contará com recursos disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) / Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os quais são destinados ao fomento de projetos internacionais de pesquisa que visem a contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do país, por meio da concessão de bolsas no exterior e recursos de custeio em todas as áreas do conhecimento. .O professor JOANNES FORTE é vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES), eleito para o período 2018-2021 e 2021-2024, está residindo em Paris, capital francesa, onde atua como professor convidado e pesquisador de pós-doutorado no LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE SOCIOLOGIA ECONÔMICA (LABORATOIRE INTERDISCIPLINAIRE POUR LA SOCIOLOGIE ÉCONOMIQUE – LISE), VINCULADO AO CONSERVATÓRIO NACIONAL DE ARTES E OFÍCIOS (CONSERVATOIRE NATIONAL DES ARTS E MÉTIERS – CNAM / HAUTES ÉCOLES SORBONNE ARTS ET MÉTIERS UNIVERSITÉ – HESAM) E AO CENTRO NACIONAL DE PESQUISA CIENTÍFICA (CENTRE NATIONAL DE LA RECHERCHE SCIENTIFIQUE – CNRS), INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE PESQUISA DE RECONHECIDA EXCELÊNCIA INTERNACIONAL.
FONTE UECE E UVA NOTÍCIAS