JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.052- SINDESP.ORG.BR
RESENHA UNIVERSITÁRIA
O Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da FAVET/UECE, com apoio da FUNCAP, da Secretaria do Meio Ambiente e coordenação do cientista Vicente Freitas por meio do projeto INOVAFAUNA, se prepara para reiniciar a produção de embriões clones de veado-catingueiro, espécie em risco de extinção em alguns estados brasileiros. O veado-catingueiro é uma pequena espécie de cervídeo neotropical, pesando em torno de 18 kg e com altura média de 50 cm. A espécie se distribui ao sul da região amazônica até o Uruguai e a porção central da Argentina, ocupando o leste das regiões PRÉ- ANDINAS da Bolívia e Argentina até a costa Atlântica do Brasil.
Com apoio do Escritório de Cooperação Internacional (ECINT/UECE), no campus ITAPERI recebeu em 08/11/2023 no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), a comitiva do Campus France Brasil, formada por Leticia Vieira, representante da Agência Campus France (Nordeste); ERIC BOURLAND, coordenador do Campus France Brasil; e CATHY MASSIP, diretora da Aliança Francesa em Fortaleza. O objetivo foi apresentar à comunidade da UECE as oportunidades de estudos na França.
A UECE realizará em 2024, o curso “Artesã em bordado à mão”. A iniciativa faz parte do programa federal Mulheres Mil e qualificará gratuitamente 500 artesãs em 12 municípios do Ceará. “Além de ser uma das mais conceituadas instituições brasileiras de ensino superior, a Universidade também possui tradição e experiência na realização de cursos profissionalizantes e de formação inicial e continuada nas mais diversas áreas. Com as qualificações ofertadas gratuitamente, à sociedade.
A UECE, por meio da Diretoria de Ensino de Pós-graduação (DEGP) da PRÓ-REITORIA de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGPQ), divulga o e o Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes), aos Programas de PÓS-GRADUAÇÃO. Na modalidade doutorado sanduíche no exterior, os discentes regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil poderão realizar parte do curso em instituição no exterior, com a obrigação de retornar ao Brasil após a finalização da bolsa, para integralização de créditos e a defesa da tese. Mais informações: [email protected] / (85) 3101-9647.
O Grupo de Trabalho instituído pelo estado do Ceará para acompanhar o processo da Ação Cível Originária 1.831 apresentou em 09/11/2023, nota técnica com análise de documentos históricos no contexto do litígio de terras entre os estados do Ceará e do Piauí. O objetivo é garantir transparência e clareza no acompanhamento do processo que envolve áreas de municípios cearenses pleiteadas pelo estado do Piauí no Supremo Tribunal Federal. Os documentos. A defesa do Ceará no processo da ACO n° 1831 baseia-se tanto na análise técnica de documentos e mapas históricos que comprovam a posse do território ao Ceará, quanto em outras variáveis relacionadas ao direito da população que habita os municípios cearenses envolvidos na disputa que são GRANJA, VÍÇOSA DO CEARÁ, TIANGUÁ, UBAJARA, IBIAPINA, SÃO BENEDITO, CARNAUBAL, GUARACIABA DO NORTE, CROATÁ, IPUEIRAS, PORANGA, IPAPORANGA, CRATEÚS.
A UECE lançou edital para seleção de estudantes bolsistas em situação de vulnerabilidade social para oferta gratuita de 56 vagas no Núcleo Pré-universitário UECEVEST. Podem participar da seleção estudantes oriundos da rede pública de ensino, que estejam cursando o 3º ano de Ensino Médio ou tenham cursado todo o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) na rede pública, e que pertençam a famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo. As inscrições estarão abertas no período de 13 a 24 de novembro de 2023, por meio do link: https://forms.gle/w5fpfk2dWYhvxnVc9. – Clique aqui para ler o Edital Mais informações pelo telefone (85) 3101-9658 (8h às 12h e 13h às 17h).
Contribuições das Ciências Fisiológicas à Saúde é tema de livro lançado por alunos PPGCF. “Além da Teoria, contribuições das Ciências Fisiológicas para a Saúde” é o título do livro lançado por pesquisadores estudantes do Mestrado e do Doutorado do Programa de Ciências Fisiológicas (PPGCF) do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) da UECE. Organizado pelo professor GISLEI FROTA ARAGÃO, o livro é uma coletânea com 13 capítulos e 153 páginas, que abrigam diversos temas relacionados a área da saúde, distribuídos em temáticas diferentes, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), alterações vasculares, sepse, processos inflamatórios, entre outros. O livro está disponível de forma gratuita, clicando aqui.
URCA
A XX Semana de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) acontecerá no período de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2023, com tema “O impacto da ciência de dados no ensino de economia no Brasil: uma perspectiva atual”. O evento tem por objetivo fomentar a discussão entre os discentes e docentes do curso de Economia. A semana tem por finalidade promover a investigação sobre o impacto da ciência de dados no ensino da economia no Brasil, destacando as oportunidades e desafios da análise quantitativa avançada e modelagem de dados no currículo acadêmico e na formação de economistas. As inscrições para participantes estão abertas até 20 de novembro, através da plataforma SISEVENTOS. http://siseventos.urca.br/.
UVA
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) viveu, recentemente, um momento histórico, que marca o alcance do ensino superior para além dos muros da Universidade e das fronteiras culturais. A UVA acaba de outorgar grau a 66 professores indígenas através do curso CUIAMBÁ PEDAGOGIA INTERCULTURAL INDÍGENA MAGISTÉRIO TREMEMBÉ, tornando esses educadores habilitados para atuar como pedagogos interculturais em nove escolas diferenciadas das aldeias Tremembé, nos municípios de Itarema e Acaraú. A instituição é pioneira entre as universidades estaduais na oferta de um curso de magistério indígena. O treinamento CUIAMBÁ foi realizado em uma rede de parcerias institucionais entre a UVA, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), o Conselho Indígena Tremembé de ALMOFALA, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a Secretaria Municipal de Educação de Itarema e a Igreja Metodista do Brasil. O corpo docente contou com a participação de professores indígenas e mestres da cultura TREMEMÉ, oriundos da UVA, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Faculdade Luciano Feijão (FLF), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), além das Universidades Federais do Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, UVA, o Magistério Intercultural Tremembé conta com a coordenação da professora ADRIANA CAMPANI. “O CUIAMBÁ nasceu da Extensão para o Ensino e a Pesquisa, assim a Universidade foi aprendendo a fazer INTERCULTURALIDADE”.
A UVA está iniciando uma pesquisa para conhecer as experiências de discriminação racial sofrida pelos estudantes universitários da região e analisar suas consequências na saúde mental. O Estudo é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental e Cuidado (GESAM) da Universidade coordenado pela professora do curso de Enfermagem, ELIANY NAZARÉ OLIVEIRA. O lançamento oficial do projeto ocorrerá no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), mas os alunos da UVA já podem participar da pesquisa. Acesse aqui. Além dos alunos de graduação da UVA, a pesquisa também é destinada aos estudantes da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, da Faculdade Luciano Feijão, Faculdade 5 de Julho e Faculdade FAED . Acesse agora o link da pesquisa e participe.
FONTE: UECE/UVA/URCA – NOTÍCIAS
BOAS FESTAS: FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO 2024
É IMPORTANTE A SUA PRESENÇA NA CONFRATERNIZAÇÃO DO SINDESP EM 15.12.2023