SINDESP

RESENHA UNIVERSITÁRIA – GIRO DE NOTÍCIAS  – UVA

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 4.364-SINDESP.ORG.BR 

A professora GLAUCIANA ALVES TELES, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO), realizou, recentemente, uma visita técnica ao Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, em Portugal. O evento compõe as ações de internacionalização do PROPGEO previstas no acordo geral entre a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Universidade de Lisboa, além de acordo específico para o Projeto “Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica (PNP)”, assinados em 2023 entre as duas instituições. Na ocasião, a docente GLAUCIANA proferiu palestra na mesa redonda “Formação cidadã com as lentes da Geografia: O Projeto Nós Propomos nas periferias das cidades brasileiras”, expondo os resultados do projeto realizado na escola Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes com ênfase na potencialidade da cidadania territorial no projeto e seus desdobramentos na periferia da cidade de Sobral. Ainda como parte das atividades executadas, a professora apresentou o trabalho realizado pelo PROPGEO, sua produção científica e acadêmica, linhas de pesquisa, grupos de pesquisa e seus pesquisadores. Além disso, conheceu as atividades e pesquisas desenvolvidas pelo IGOT e pelo coordenador do mestrado em Ensino de Geografia e coordenador geral do PNP, professor Sérgio Claudino.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio da Procuradoria Especial da Mulher, assinou termo de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), para atuação e implementação do Observatório da Mulher Cearense nos CAMPI da universidade. A assinatura do termo aconteceu em 29 de abril na Sala da Presidência da ALECE, e contou com a presença da reitora da UVA, professora IZABELLE MONT’ALVERNE NAPOLEÃO ALBUQUERQUE, do deputado EVANDRO LEITÃO, da procuradora especial da mulher da ALECE, deputada Lia Gomes, e do deputado OSMAR BAQUIT.

Em 25.04.2024, dia do Profissional da Contabilidade, e do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) escolheu essa data para a posse dos novos membros dos projetos e programas de extensão do curso. A cerimônia aconteceu no Auditório da Zootecnia, campus Betânia, e contou com a participação de alunos e professores do curso, sendo conduzida pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Luciene Santos Lima .Os projetos e programas empossados foram: Empresa Júnior de Consultoria Contábil (Contar), coordenado pelo professor Israel Lucas de Oliveira Aguiar; Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF/UVA), coordenado pela professora Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino; Núcleo de Extensão e Pesquisa em Contabilidade (NUPEC), coordenado pelo professor Francisco Alves de Sousa Neto; Por Nós: Promoção da Autonomia Econômica das Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social, coordenado pela professora Francisca FRANCIVÂNIA Rodrigues Ribeiro Macêdo; Pró-Inclusão UVA: Inclusão da pessoa com deficiência nas Instituições de Ensino Superior, coordenado pela professora Cristina Maria Nunes de Sousa; e, Programa UVA Em Defesa da Mulher, coordenado pela professora Helena Mara Oliveira Lima. Na ocasião também estiveram presentes o professor GEOVANNE Dias de Moura, membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Contabilidade (NUPEC); a professora Ludmila APOLIANO Gomes Albuquerque, responsável pelas Atividades Complementares do curso e representante do curso de Ciências Contábeis na Câmara de Pesquisa da UVA; o professor Raimundo Inácio Neto, Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e o professor José Hamilton Máximo de Almeida, coordenador do curso de Administração.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) se fez presente, recentemente, na II Reunião da Rede de Ouvidorias de 2024, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza(-CE). O evento foi destinado aos profissionais de ouvidoria atuantes nas Ouvidorias Setoriais ou nas Assessorias de Controle Interno e Ouvidoria do Estado, responsáveis pelo tratamento das demandas de Ouvidoria no fomento à participação e ao controle social. Estiveram presentes a professora Helena Mara Oliveira Lima, ouvidora setorial da Ouvidoria Para Mulheres e Meninas da UVA e coordenadora do Programa de Extensão “UVA Em Defesa da Mulher” e Bruno Siqueira, funcionário técnico-administrativo da Ouvidoria Setorial da UVA.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em parceria com a Secretaria da Saúde de Sobral, aprovou projeto na 11ª Edição do Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde: Equidade), em que Sobral foi a única cidade a obter a aprovação de quatro projetos de instituições de Ensino Superior entre as cidades interioranas. As propostas pautadas têm como objetivo realizar o fortalecimento do processo de integração ensino, serviço e comunidade, a partir de ações de educação desenvolvidas no trabalho para a saúde, cooperando para a formação de futuros profissionais, incentivando, com isso, a criação e o desenvolvimento das condições adequadas para o reconhecimento dos profissionais, atuando de acordo com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).O projeto terá duração de 02 (dois) anos e contará com a participação de professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Ciências Biológicas, Direito, Pedagogia e Ciências Sociais, além de bolsistas que serão selecionados.