RESENHA UNIVERSITÁRIA – NOTÍCIAS DIVERSAS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.220 –SINDESP.ORG.BR

A UECE, através do CESA, encerra as inscrições no dia 26 de fevereiro, para Especialização em Gestão de Projetos. O curso com o início das aulas programadas para 05/02/2024 é voltado para empresários, executivos e profissionais envolvidos em atividades relacionadas à Gestão de Projetos nas Empresas, bem como profissionais das áreas de Finanças, Marketing, RH, Compras, Logística, TI e Produção, que desejam aprimorar seus conhecimentos em Gestão de Projetos. Clique aqui para ver o folder do curso .Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 31019698 / 3225-8729 das 14h às 20h.

A PRÓ-REITORIA DE POLÍTICAS ESTUDANTIS (PRAE)da UECE divulga o resultado da seleção do programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária, período de cadastramento, que ocorrerá de 8 a 23 de fevereiro de 2024, os(as) estudantes classificados(as) deverão enviar, por e-mail, os documentos para os devidos registros.

A UECE representada pela assessora de empreendedorismo da agência de inovação (AGIN/UECE), professora CORA FRANKLINA DO CARMO FURTADO, participou, recentemente, de reunião liderada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), em 07/02/2024, na sala da presidência da Fundação. Em uma iniciativa pioneira para fortalecer o empreendedorismo júnior no estado do Ceará, a da FUNCAP, Raimundo Costa Filho, contando também com outros representantes do setor educacional e do empreendedorismo júnior, incluindo membros da UFC, da UNICHRISTUS e da Federação das Empresas Júniores do Estado do Ceará (FEJECE).

Ocorreu no início da primeira semana de fevereiro, reunião entre o reitor da UECE, Hidelbrando Soares e os secretários executivos da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Marconi Lemos e Marcelo Monteiro para alinhar ações e trabalhos entre as duas instituições, tendo como objetivo a execução do Termo de Cooperação Técnica assinado no último mês de dezembro. Como temas centrais da reunião, foram discutidas ações iniciais em conjunto com a equipe do Observatório da Despesa Pública do Ceará (ODP.CEARÁ), a promoção de um evento HACKATHON voltado para inovações no âmbito da Ética e Transparência e colaboração na formação de uma Comissão de HETEROIDENTIFICAÇÃO para a seleção de estagiários da CGE. Estiveram presentes o vice-reitor da UECE, DÁRCIO TEIXEIRA; o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; a diretora do departamento de gestão de pessoas da UECE, servidora MAZÉ BARBOSA; o assessor de controle interno, servidor André Carvalho; a assessora jurídica, servidora Roberta Nunes; a gestora do Serviço de Informação ao Cidadão da UECE, servidora Maria ZEUDIMAR Pinheiro; e o auditor de controle interno da PGE, Francisco NAUBER Bernardo Góis.

DATAS COMEMORATIVAS

Em 04/02/2024 Dia Internacional da Fraternidade Humana, Celebramos o espírito de respeito mútuo e solidariedade que nos une como uma família humana. Hoje, esses valores estão sendo severamente testados. Nosso mundo está sendo afetado por divisões, conflitos e desigualdades. A discriminação se espalha de forma desenfreada. Devemos nos unir para proteger e defender os direitos humanoscombater o discurso de ódio e o extremismo violento e reagir contra aqueles que lucram com o medo – Em 05 /02/2024 –   Dia do Dermatologista é comemorado há 20 anos, sempre no dia 5 de fevereiro, em homenagem à criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, na mesma data de 1912. A sociedade dermatológica é uma das mais fervorosas em atuações de assistência e esclarecimento da população, contribuindo cada vez mais para um Brasil consciente sobre a saúde da pele.  Em 06/02/2024 – Dia internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina – Segundo dados da Organização Mundial de Saúde e das Nações Unidas (ONU), aproximadamente, 200 milhões de meninas e mulheres já foram vítimas do processo de Mutilação Genital Feminina (MGF), sendo que desse quantitativo, 44 milhões de vítimas tinham menos de 15 anos.  Além de representar um ato atentatório à dignidade da pessoa humana, gerando sequelas físicas, psicossociais, sexuais e emocionais, exemplifica e evidencia a desigualdade de gênero perpetrada em diversos países. – Em 07/02/2024- Dia do Gráfico ou Dia Nacional do Gráfico é comemorado anualmente no Brasil. Um profissional gráfico trabalha com a impressão de materiais de vários tipos. Revistas, jornais, livros, panfletos publicitários, cartazes, notas fiscais, etiquetes, convites, ou banners –  se forem impressos, passam pelas mãos de um gráfico. Em 07/02/2024 – Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas é comemorado nessa data e marca uma data de mais uma violência contra os povos indígenas no território brasileiro. Em 10/02/2024 – É celebrado o Dia Mundial das Leguminosas, grupo de plantas ricas em fibras e proteínas composto por diferentes espécies de ervilha, feijões, lentilhas, grão de bico e soja. Em 11/02/2024 – Dia Mundial do Enfermo. Para quem está lutando contra uma doença, até um sorriso pode ser uma arma poderosa. A cura não está apenas nos remédios, mas também na força de um pensamento positivo.

DE 20 A 22 DE FEVEREIRO – SEMANA PEDAGÓGICA –  DE  26 A 28 DE FEVEREIRO – SEMANA DA INTEGRAÇÃO E 26 INÍCIO DO PERÍODO LETIVO 2024.1 – DE 28/02/2024 A 01/03/2024 MATRÍCULAS DOS ALUNOS VETERANOS – 3ª fase-INTERNET. EM 05/03/2024 – ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL   – FUNECE