JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.543-SINDESP.ORG.BR
FONTE: UECE/UVA NOTÍCIAS – TEXTO COMPLETO NO JESS- PORTAL NOTÍCIA SINDESP
O LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ENERGÉTICA (LCE+) DA UECE PARTICIPOU, RECENTEMENTE, DO PROJETO EUROPEU COMPONENTES INNOVADORES PARA ELECTROLIZADORES DE ÁGUA BASADOS EN TECNOLOGÍA DE MEMBRANA DE INTERCAMBIO PROTÓNICO (HESPERIA), DO GRUPO DE MATERIALES FUNCIONALES PARA TECNOLOGÍAS DEL HIDRÓGENO (FUNMATECH2), COORDENADO PELO CENTRO DE INVESTIGACIONES ENERGÉTICAS, MEDIOAMBIENTALES Y TECNOLÓGICAS (CIEMAT), DO GOVERNO ESPANHOL. O INTUITO PRINCIPAL DO PROJETO É A FORMAÇÃO DE PESSOAL NO ÂMBITO DO HIDROGÊNIO VERDE (H2) DE ACORDO COM A COORDENADORA DO LCE+, PROFESSORA MONA LISA MOURA, O CONVITE PARA PARTICIPAR DESSE PROJETO EUROPEU VEIO APÓS A APROVAÇÃO DE UM PROJETO NA CHAMADA PÚBLICA CNPQ Nº 14/2023 – APOIO A PROJETOS INTERNACIONAIS DE PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO, EM PARCERIA COM O CIEMAT- O PROJETO ESTRANGEIRO POSSIBILITARÁ A IDA DE DOIS ESTUDANTES DA UECE PARA MADRID/ESPANHA. SERÃO A PÓS-DOUTORANDA CAMILA ALVES E O DOUTORANDO SANDUÍCHE, PEDRO GOMES, AMBOS ORIUNDOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS (PPGCN) PROFESSORA DA UECE, MONA LISA MOURA, COM EQUIPE DO CIEMAT E PESQUISADORAS PARCEIRAS DO LCE+, EM MISSÃO CIENTÍFICA EM 2023 “NOSSO LABORATÓRIO DA UECE/CCT TAMBÉM TEM PARTICIPADO DE CHAMADAS EUROPEIAS, SEM NENHUMA RELAÇÃO COM AGÊNCIAS DO BRASIL E DESSA VEZ CONSEGUIMOS ESTAR PRESENTES NA EQUIPE DO 1º PROJETO EUROPEU DO GRUPO DA UECE NO ÂMBITO DO HIDROGÊNIO.SOMOS UMA DAS INSTITUIÇÕES, JUNTAMENTE COM A POLÔNIA, TENDO A ESPANHA COMO COORDENADORA GERAL DESSE GENUÍNO PROJETO EUROPEU”, COMEMORA A PROFESSORA MONA LISA.
A PESQUISADORA EXPLICA QUE O PROJETO ESTÁ ALINHADO COM O QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO PELO LABORATÓRIO DA UECE E SEUS PARCEIROS. “ISSO NOS PERMITE PARTICIPAR CADA VEZ MAIS DE PROJETOS COM EQUIPE DE ELEVADO KNOW-HOW NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DE MEMBRANAS ELETROLÍTICAS PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE”. E FINALIZA: “ESTAMOS MUITO FELIZES, SOBRETUDO, EM VER NOSSO GRUPO DE PESQUISA E PARCEIROS TRILHANDO CAMINHOS MAIS LONGÍNQUOS E AUMENTANDO O ALCANCE DE NOSSA ICT [INSTITUIÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA] NA ÁREA”.
A UECE EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MÚRCIA (UCAM), NA ESPANHA, REALIZAM DE 5 A 7 DE AGOSTO DE 2024 O V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL ENSINO, PESQUISA E SERVIÇO (V SIEPS), COM O TEMA “INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENFERMAGEM E SAÚDE NA INTERSECÇÃO BRASIL E ESPANHA”. O EVENTO ACONTECERÁ NO MERIDIONAL CONVENÇÕES CENTER, EM FORTALEZA-CE. O OBJETIVO DO V SIEPS É PROMOVER O INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS, BEM COMO ESTIMULAR A INOVAÇÃO E A EXCELÊNCIA CIENTÍFICA NA ÁREA DA ENFERMAGEM E DA SAÚDE.
A UECE POR MEIO DA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO (AGIN) E DA INCUBADORA DE EMPRESAS (INCUBAUECE) PROMOVEU O EVENTO DE LANÇAMENTO DAS AÇÕES DE ESTÍMULO À INOVAÇÃO E AO EMPREENDEDORISMO DA INSTITUIÇÃO REALIZADA EM 01.08.2024 NO SALÃO NOBRE DOS ÓRGÃOS DE DELIBERAÇÃO COLETIVA DOS CONSELHOS SUPERIORES DA UECE, NO CAMPUS ITAPERI ENTRE AS AÇÕES LANÇADAS ESTÁ O PROGRAMA DEEP TECH, REALIZADO DE FORMA COLABORATIVA COM A SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR (SECITECE), PARA INCENTIVAR O EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO E DESENVOLVER A CULTURA EMPREENDEDORA NO CEARÁ.
UVA EM DESTAQUE
WEBINÁRIO
EM 02.08.2024 O INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), REALIZOU O WEBINÁRIO “ENADE DAS LICENCIATURAS”, ATRAVÉS DO CANAL DO INEP NO YOUTUBE. O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) INSTITUIU A REFORMULAÇÃO DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) POR MEIO DA PORTARIA Nº 610/2024, E ESTABELECEU OS CURSOS A SEREM AVALIADOS, CONFORME A PORTARIA Nº 611/2024 (AMBAS PUBLICADAS NO INÍCIO DE JULHO). AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DIZEM RESPEITO ÁS MATRIZES DE REFERÊNCIA E AOS OBJETIVOS DAS PROVAS DAS LICENCIATURAS, QUE PASSARÃO A TER MAIOR FOCO NA AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES QUE NOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES DE CADA CURSO. ALÉM DE UM NOVO MODELO DE ITENS, O EXAME CONTARÁ COM A AVALIAÇÃO ANUAL DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRÁTICAS.
OCORREU EM 30.07.2024 A 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (CT&I) NO ESPAÇO BRASIL 21, EM BRASÍLIA/DF ESTA ETAPA NACIONAL ACONTECEU APÓS AS MAIS DE 200 CONFERÊNCIAS PREPARATÓRIAS QUE ACONTECERAM DE DEZEMBRO DE 2023 A MAIO DE 2024 EM TODO O PAÍS. O ENCONTRO É UM IMPORTANTE ESPAÇO DE DIÁLOGO ENTRE DIFERENTES ATORES DA SOCIEDADE PARA REFLETIR SOBRE O PAPEL DA CT&I NO PAÍS E SEU RUMO NOS PRÓXIMOS ANOS.
A REITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, PROFESSORA IZABELLE MONT’ALVERNE, ESTÁ PARTICIPANDO DO EVENTO, BEM COMO A SECRETÁRIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CEARÁ, SANDRA MONTEIRO. A PLENÁRIA DE ABERTURA CONTOU COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA; LUCIANA SANTOS, MINISTRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO; E SÉRGIO MACHADO REZENDE, SECRETÁRIO-GERAL DA 5CNCTI. DURANTE A PROGRAMAÇÃO, OS PARTICIPANTES IRÃO PARTICIPAR DE VÁRIAS SALAS TEMÁTICAS E PLENÁRIAS DE ACORDO COM OS EIXOS. O EVENTO FINDARÁ NA NOITE DO DIA 1º DE AGOSTO COM A SESSÃO SOLENE DE ENCERRAMENTO.
O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, PROFESSOR FRANCISCO CARVALHO, RECEBEU NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, 30 DE JULHO, NO CAMPUS BETÂNIA, A ARTICULADORA DO SEBRAE DO ESCRITÓRIO DA REGIÃO NORTE, SUILANE TEIXEIRA E MARCELO VIANA, CONSULTOR DO SEBRAE PARA A ARTICULAÇÃO DE UMA NOVA PARCERIA. TAMBÉM PARTICIPOU DA REUNIÃO, O PROFESSOR ERNANI CAVALCANTE, COORDENADOR DA SALA TÉCNICA DA UVA.AO LONGO DOS ANOS, O SEBRAE BUSCA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS BRASILEIROS, POR MEIO DE AÇÕES QUE COLABORAM NO SENTIDO DE CONSTRUIR AMBIENTES MAIS INCENTIVADORES AO EMPREENDEDORISMO, AO FORTALECIMENTO E A ORGANIZAÇÃO RELACIONADA AOS PEQUENOS NEGÓCIOS.A NOVA PARCERIA SE REFERE A CONSTRUÇÃO DA AGENDA LÍDER. ESSA AGENDA CONTÉM EIXOS ESTRATÉGICOS, MACRO OBJETIVOS, AÇÕES E METAS PACTUADOS PELO PROGRAMA LÍDER, ASSIM COMO A VISÃO DE FUTURO PROJETADA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO, UM DESAFIO A SER ALCANÇADO COLETIVAMENTE. CONSTITUI AINDA EM UMA VISÃO DE FUTURO PARA A REGIÃO, CUJO PROPÓSITO É O FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.