JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 5.023 –SINDESP.ORG.BR
NOS DIAS 3 E 4 DE OUTUBRO, ACONTECE O I “WORKSHOP DE PLANTAS MEDICINAIS EM DOENÇAS INFECCIOSAS: DA COMUNIDADE À ACADEMIA”, NA CIDADE DO CRATO(CE)NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). ORGANIZADO POR MEIO DE UMA PARCERIA ENTRE A URCA, A FIOCRUZ E SUA UNIDADE FIOCRUZ CEARÁ E A THE GLOBAL HEALTH NETWORK AMÉRICA LATINA E CARIBE (TGHN LAC). O EVENTO VISA PROPORCIONAR AOS PARTICIPANTES UMA IMERSÃO EM TEMAS RELACIONADOS AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO NO TRATAMENTO DE DOENÇAS INFECCIOSAS. O WORKSHOP PROMETE SER UMA PLATAFORMA ENRIQUECEDORA PARA PESQUISADORES E ACADÊMICOS SE ATUALIZAREM SOBRE AÇÕES PRÁTICAS DAS PLANTAS REGIONAIS E SEUS USOS EM PESQUISAS. O WORKSHOP CONTARÁ COM A PRESENÇA DE ESPECIALISTAS INCLUINDO O PESQUISADOR DA FIOCRUZ AMAZONAS, MARCUS LACERDA E A COORDENADORA DA FIOCRUZ CEARÁ, CARLA CALEDÔNIO. OS PALESTRANTES IRÃO CONDUZIR MESAS DE SESSÕES INTERATIVAS E PRÁTICAS, ABORDANDO TEMAS COMO NOVAS METODOLOGIAS, FERRAMENTAS EMERGENTES E CASOS DE ESTUDO INSPIRADORES. AS INSCRIÇÕES PARA O WORKSHOP ESTÃO ABERTAS E PODEM SER FEITAS POR MEIO DESTE FORMULÁRIO. AS VAGAS SÃO LIMITADAS, PORTANTO, É IMPORTANTE SE INSCREVER O QUANTO ANTES PARA GARANTIR SUA PARTICIPAÇÃO.
PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA BIOLÓGICA DA URCA – 2025 – O NÚCLEO GESTOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA BIOLÓGICA DA URCA INFORMA QUE ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO NO PERÍODO 2025.
HTTP://WWW.URCA.BR/PPQB/– EDITAL MESTRADO Nº 01-2024
PROFESSOR GALBERTO MARTINS
PROFESSOR HENRIQUE DOUGLAS
ANUALMENTE, A UNIVERSIDADE DE STANFORD (EUA), ANALISA OS DADOS DE PLATAFORMAS CIENTIFICAS MUNDIALMENTE RECONHECIDAS, EM ESPECIAL “WEB OF SCIENCE” E “SCOPUS”, PARA ELENCAR OS 100.000 CIENTISTAS MAIS INFLUENTES DO MUNDO E OS TOP 2% MAIS INFLUENTES EM SUAS RESPECTIVAS ÁREAS. ESSE RANKING PESQUISADOR POR MÉTRICAS RELACIONADAS AO NÚMERO DE CITAÇÕES DE ARTIGOS, LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS DE SUA AUTORIA DURANTE O ÚLTIMO ANO E AO LONGO DE SUA VIDA. A EDIÇÃO DE 2024, DIVULGADA RECENTEMENTE NA, QUE ESTÁ NA SUA QUINTA EDIÇÃO, DETERMINA A INFLUÊNCIA DE UM PLOSBIOLOGY HTTPS://DOI.ORG/10.1371/JOURNAL.PBIO.3000384),INCLUI OS PESQUISADORES HENRIQUE DOUGLAS MELO COUTINHO E JOSÉ GALBERTO MARTINS DA COSTA, DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), COMO ÚNICOS REPRESENTANTES DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. OS REFERIDOS DOCENTES QUE POR SEQUENCIADAS VEZES COMPÕEM A LISTA DOS PESQUISADORES MAIS INFLUENTES DO MUNDO, SÃO BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE DO CNPQ, E ESTÃO LOTADOS NO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA BIOLÓGICA (DQB – URCA), SENDO LIGADOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA BIOLÓGICA (PPQB-URCA), PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO NÍVEL 5 DA CAPES E UM DOS MAIS PRODUTIVOS DO BRASIL NA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II (CBII).
OS PROFESSORES HENRIQUE E GALBERTO LIDERAM GRUPOS DE PESQUISA, QUE CONTAM COM COLABORAÇÃO DECISIVA DE DISCENTES DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, MESTRADO, DOUTORADO, PESQUISADORES EM ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL E COLEGAS PESQUISADORES DA URCA E DE OUTRAS IES DO BRASIL E DO EXTERIOR. MERECEM DESTAQUES OS LABORATÓRIOS DE PESQUISA COORDENADOS POR PESQUISADORES DO PPQB-URCA, TANTO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS, E CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PESQUISA E INFRAESTRUTURA QUE ATINGIRAM UM MONTANTE DE MAIS DE VINTE MILHÕES DE REAIS, AO LONGO DOS ANOS. O STATUS CONQUISTADO, EM NÍVEL MUNDIAL, PELOS PESQUISADORES DEMONSTRA O POTENCIAL DA URCA E DE SEUS DOCENTES PARA A PESQUISA CIENTÍFICA. MOSTRA QUE COM APOIO E RESILIÊNCIA, UMA UNIVERSIDADE NO INTERIOR DO NORDESTE PODE SER DESTAQUE INTERNACIONAL EM PESQUISA, CIÊNCIA DE QUALIDADE E INSERÇÃO SOCIAL
O DIRETOR DO MUSEU DE PALEONTOLOGIA PLÁCIDO CIDADE NUVENS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), PROFESSOR ALLYSSON PONTES PINHEIRO, TOMOU POSSE NO CONSELHO MUNDIAL DE GEOPARQUES, QUE OCORREU EM HANÓI, NO VIETNÃ, NA ÚLTIMA SEMANA. NA OCASIÃO, TAMBÉM PARTICIPOU DE REUNIÃO DA REDE ÁSIA – PACÍFICO DE GEOPARQUES. DURANTE A COMEMORAÇÃO, ALLYSSON FALOU EM NOME DA COORDENAÇÃO, COMO INTEGRANTE DA REDE LATINO-AMERICANA DE GEOPARQUES, NA OCASIÃO EM QUE PARABENIZOU TODOS DA REDE GEOPACÍFICO, EM NOME DA GEOLAC.
O PROFESSOR DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), COORDENADOR DO LABORATÓRIO DE PALEONTOLOGIA DA INSTITUIÇÃO, ÁLAMO FEITOSA, FOI AGRACIADO COM O PRÊMIO/HONRARIA MORRIS SKINNER, DADO PELA SOCIEDADE DE PALEOVERTEBRADOS NORTE-AMERICANA, A MAIS IMPORTANTE DA PALEONTOLOGIA MUNDIAL. A PREMIAÇÃO É CONSIDERADA UM ‘OSCAR OU UM NOBEL’ DA PALEONTOLOGIA.
FOI REALIZADO O I FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). O EVENTO OCORREU 16.09.2024, NO SALÃO DE ATOS DA URCA. A CONFERÊNCIA SOBRE A RESOLUÇÃO Nº 02/2023 E OS ESTÁGIO CURRICULARES SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), ABRIU O EVENTO, COM O PROF. CÍCERO MAGERBIO GOMES TORRES (URCA) A MEDIAÇÃO PROF. SHALATIEL BERNARDO MARTINS (URCA).
TAMBÉM FOI REALIZADA DURANTE A CONFERÊNCIA DO COM AS NOVAS DIRETRIZES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO SUPERIOR (ENADE), NO AUDITÓRIO DA QUÍMICA BIOLÓGICA PROFA. ROSELY LEYLIANE DOS SANTOS (URCA), PROF. CÍCERO MAGERBIO GOMES TORRES (URCA), COM A MEDIAÇÃO PROFA. MA. SÂMIA MARIA LIMA DOS SANTOS (URCA). O SEMINÁRIO TEVE A ORGANIZAÇÃO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD), CONTANDO COM A COMISSÃO INSTITUCIONAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS DA URCA. REALIZADO O I FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). O EVENTO OCORREU NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA, NO SALÃO DE ATOS DA URCA.
A EQUIPE DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA REALIZOU PRIMEIRO ENCONTRO EM 11.09.2024 PARA QUALIFICAR AS AÇÕES DE ACESSIBILIDADE AO DOCENTE E DISCENTES SURDOS (AS). ESTIVERAM PRESENTES COORDENANDO AS ATIVIDADES A PROFA. MARLA VIEIRA MOREIRA DE OLIVEIRA – GESTORA DA EQUIPE E COORDENADORA ADJUNTA DO DE ACESSIBILIDADE DA URCA – NUARC E O PROF. FRANCISCO EDSON.
NOVOS EFETIVOS) DA URCA SÃO EMPOSSADOS
O REITOR DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), EMPOSSOU MAIS CINCO PROFESSORES (AS) NA ÚLTIMA SEMANA, DIAS 11 E 13, PARA ASSUMIREM DE FORMA EFETIVA SUAS FUNÇÕES NA UNIVERSIDADE. QUATRO DAS VAGAS ESTARÃO SENDO OCUPADAS NO CURSO DE MEDICINA DA URCA, E MAIS UMA DESTINADA AO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA E AMBIENTAL, NO CAMPUS DE MAURITI. ASSUMIRAM OS CARGOS PARA O CURSO DE MEDICINA, OS PROFESSORES: JOÃO VICTOR RODRIGUES DE LACERDA, THYCIARA FONTENELE MARQUES, GILCIA MARIA SOUZA OLIVEIRA, DANIEL DE MORAIS TAVARES PARA O DE ENGENHARIA AGRONÔMICA E AMBIENTAL, JOSÉ FÁBIO DOS SANTOS DE ASSUNÇÃO. A UNIVERSIDADE REGIONAL DO
CARIRI REALIZOU NO ÚLTIMO DIA 16 DE AGOSTO, COM A PRESENÇA DO GOVERNADO DO ESTADO, ELMANO DE FREITAS, E A SECRETÁRIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR (SECITECE), PROFESSORA SANDRA MONTEIRO, A POSSE DE 118 PROFESSORES EFETIVOS, APROVADOS NO MAIOR CONCURSO PARA DOCENTES JÁ REALIZADO NA HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE.
O XV CONGRESSO INTERNACIONAL ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA FOI REALIZADO NO PERÍODO DE 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2024.A ABERTURA OFICIAL DO EVENTO ACONTECERÁ NA TARDE DO DIA 21 DE SETEMBRO, NO TERREIRO DA MESTRA MARIA DE TIÉ, NO QUILOMBO SOUZA, MUNICÍPIO DE PORTEIRAS – CE. O ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA É UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DE CARÁTER INTERNACIONAL, INTERINSTITUCIONAL E MULTIDISCIPLINAR QUE BUSCA CRIAR UM TERRITÓRIO DE CONHECIMENTOS E DE PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA ENVOLVENDO UNIVERSIDADES, MOVIMENTOS SOCIAIS, ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E COMUNIDADES TRADICIONAIS, AO TEMPO EM QUE SE CONSTITUI ENQUANTO ESPAÇO IMPORTANTE DE PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS ANTIRRACISTAS EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES.
A UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) CONCEDEU EM 16.09.2024 O TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA AO CINEASTA ANTÔNIO ROSEMBERG DE MOURA. ROSEMBERG CARIRY (NOME ARTÍSTICO), É FORMADO EM FILOSOFIA E CINEASTA NO CEARÁ, ESCRITOR, CINEASTA, DRAMATURGO, ROTEIRISTA, DOCUMENTARISTA, CONFERENCISTA, CIENTISTA, PESQUISADOR, HISTORIADOR, PRODUTOR E POETA. O HOMENAGEADO EFETUOU DIVERSOS DOCUMENTÁRIOS SOBRE ARTISTAS POPULARES E MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, INTEGROU O CONSELHO CONSULTIVO DA ESCOLA DE SABERES DE BARBALHA-CE, CUJO PROJETO FORMULOU, SENDO O SEU PRIMEIRO PRESIDENTE (2016-2017). TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE PESQUISA HISTÓRICA E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, POPULAR E ARTÍSTICA. ATUALMENTE, É DOUTORANDO EM ENSINO DE ARTES JUNTO À FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO, PORTUGAL. PARTICIPOU DE DIVERSOS EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. MOTIVADOR DE POLÍTICAS CULTURAIS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E NACIONAL COM VISTAS À VALORIZAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL. FOI AGRACIADO COM INÚMEROS TÍTULOS E CONDECORAÇÕES A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL. A CERIMÔNIA DE OUTORGA FOI PRESIDIDA PELO REITOR DA URCA, PROFESSOR CARLOS KLEBER DE OLIVEIRA, E CONTOU COM A PRESENÇA DE MESTRES DA CULTURA, A EXEMPLO DO MESTRE ALDENIR, UM DOS ARTISTAS ENCANTADOS DO REISADO E DOCUMENTADO PELO LAUREADO DA NOITE, ALÉM DE MESTRES PENITENTES, DAS INCELENÇAS DE BARBALHA, REISADO, MANEIRO-PAU, DE QUADRILHAS, MÚSICOS E INTELECTUAIS DA REGIÃO E DO CEARÁ. A APRESENTAÇÃO DO EVENTO FOI REALIZADA PELO EX-REITOR DA URCA E PROFESSOR, PATRÍCIO MELO, QUE DESTACOU A TRAJETÓRIA DE ROSEMBERG CARIRY E IMPORTANTES TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DO CINEMA, DOCUMENTÁRIOS, E LIVROS PUBLICADOS, COM GRANDES PERSONALIDADES DA CULTURA, A EXEMPLO DO CRATENSE CEGO ADERALDO, E A RICA E ENCANTADA RIQUEZA REGIONAL. O REITOR CARLOS KLEBER DEFINIU O ARTISTA MULTIFACETADO, DE MUITAS HABILIDADES, “UM ESCRITOR EXÍMIO, DA HISTÓRIA E DA CULTURA DO CARIRI, QUE REPRESENTA ROSEMBERG CARIRY”.
O FOI PROPOSTO PELO INSTITUTO JOSÉ MARROCOS DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIOCULTURAIS DO CARIRI – IPESC, DA URCA, EM CONJUNTO COM OUTROS INSTITUTOS ATUANTES NA REGIÃO, COMO O INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI – ICC, O INSTITUTO CULTURAL DO VALE DO CARIRI – ICVC, ENTRE OUTROS. CARLOS KLEBER AINDA PARABENIZOU O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, PRESENTE NA SOLENIDADE, POR CONCEDER O TÍTULO, EM SESSÃO PRESIDIDA NA OPORTUNIDADE DA APROVAÇÃO, PELO ENTÃO REITOR FRANCISCO DO O’ DE LIMA JÚNIOR. OUTORGADO AGRADECEU A HONRARIA QUE FOI TAMBÉM FESTEJADA PELA ÁREA ARTÍSTICA. “AQUI, TIVE A OPORTUNIDADE DE CONVIVER COM GRANDES MESTRES DOS SABERES, TANTO DA CULTURA POPULAR QUANTO DA CULTURA LETRADA E QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA O MEU DESENVOLVIMENTO COMO ESCRITOR, ARTISTA E CINEASTA”, DISSE. ELE TAMBÉM LEMBROU DA IMPORTÂNCIA DA EX-REITORA DA URCA E ATIVISTA CULTURAL, VIOLETA ARRAES, E SUA RELEVÂNCIA MARCANTE, EM DETERMINADO MOMENTO, SENDO RESPONSÁVEL PELO SEU RETORNO DA FRANÇA PARA O CARIRI, ONDE ASSUMIU A SECRETARIA DE CULTURA DO CRATO. ROSEMBERG CARIRY LEVOU A REGIÃO PARA O BRASIL E O EXTERIOR, COM OS SEUS VASTOS E ENCANTADOS PERSONAGENS DA ARTE. COM UMA BANDEIRA SOCIAL DO BRASIL PROFUNDO E ENCANTADO, RESGATOU A FORÇA DO CINEMA NACIONAL, COM O FILME QUE MARCA O RETORNO DA SÉTIMA ARTE, CORISCO & DADÁ, PREMIADO EM VÁRIOS FESTIVAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, E SE PREOCUPOU PROMOVER UM REGISTRO QUE ELEVA E TRANSPORTA O CARIRI E O SEU CALDEIRÃO CULTURAL PARA TEMPOS IMEMORIAIS.
Cariri realizou a primeira grande Olimpíada Caririense de Matemática, com cerca de 4 mil inscritos e participação acima de 80% dos estudantes de escolas públicas e particulares. O evento aconteceu em 50 escolas e teve a prova realizada em fase única. Importante destacar o trabalho de inclusão através desse primeiro evento com a realização da prova para jovens que cumprem medidas sócio-educativas.
Segundo a organização do evento, a aplicação da prova contou com o trabalho de 112 fiscais de sala, 28 coordenadores de polo de aplicação e 12 acompanhantes, que prestaram atendimento especializado às crianças atípicas. Os Campi da Universidade Regional do Cariri (URCA) no Crajubar (Juazeiro do Norte), Pimenta (Crato) e São Miguel (Crato) foram polos de aplicação, assim com o IFCE – campus Juazeiro do Norte.
A prova também foi aplicada Centro Sócio Educativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, para 16 menores infratores que cumprem medidas sócio-educativas. “Agora iniciaremos a etapa de correção, que determinará quadro de medalhistas que são os 20 estudantes que receberão as bolsas de iniciação científica disponibilizadas pelo CNPq e os seis estudantes selecionados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)”, afirma o professor da URCA, Flávio França, um dos coordenadores da Olimpíada.
A prova avaliou a criatividade na resolução de problemas e a capacidade de raciocínio lógico-matemático dos alunos através de seis questões, divididas em três objetivas e três discursivas. O conteúdo está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e será aplicado em dois níveis: Nível 1 para alunos do 6º e 7º ano e Nível 2 para o 8º e 9º ano.
Participaram no sábado estudantes previamente inscritos por suas escolas. A competição contou com 28 polos distribuídos pelos municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.
A OCAM é uma realização da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Instituto Federal do Ceará Campus Juazeiro (IFCE), com o apoio do Governo Federal através do CNPq e do MCTI.
Estudantes que se destacarem poderão ganhar medalhas de ouro, prata ou bronze e aqueles que estudam em escolas públicas terão a oportunidade de concorrer a 20 bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJr) do CNPq para o Programa de Iniciação Científica Junior da OCAM em 2025.
Para mais informações, acesse o site oficial da OCAM em ocam.mat.br ou o Instagram @olimpiadacaririmatematica. Dúvidas podem ser enviadas para o email [email protected].