SINDESP

Reunião Estudantil

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 2.720 –SINDESP.ORG.BR

Em reunião realizada recentemente, com reitor da Universidade Estadual VALE DO ACARAÚ (UVA), FABIANNO Cavalcante de Carvalho, juntamente com a presença da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Andrea Moreira, se reuniram com representantes da Comissão Gestora do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UVA) e da União Estadual dos Estudantes (UEE). No encontro foram apresentadas as ações da administração para o retorno das atividades de forma presencial e o funcionamento do Restaurante Universitário (RU).

Com o retorno das atividades letivas presenciais no próximo dia 14 de março de 2022, o RU ainda não estará em funcionamento. O motivo é a alegação da empresa, responsável pelo fornecimento das refeições, de que não poderá manter o serviço com o valor que estava sendo cobrado até março de 2020, quando teve início o isolamento social, em virtude da pandemia de COVID-19.

O reitor explicou que, a reitoria propôs a continuidade do serviço, com o mesmo valor, até o término do contrato com a empresa, em 02 de junho de 2022. “Após isso seria solicitado uma aditivo [à Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG] ao atual contrato para o ajuste do preço da refeição, mas a UVA aguardará uma posição oficial da empresa até o dia 11 de março”, explicou o reitor.

Uma outra possibilidade seria a contratação de uma nova empresa, com pedido de dispensa de licitação junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE-CE), que só será possível se a atual empresa contratada apresentar uma desistência oficial de prestação do serviço. A terceira alternativa apresentada na reunião, que depende de avaliação e autorização da SEPLAG, foi a de um auxílio-alimentação aos estudantes, enquanto o RU tiver de permanecer fechado. “Tivemos esta experiência na UVA, quando assumi em 2014, antes da criação do Restaurante Universitário, beneficiando alunos carentes da Universidade”, ressaltou o Professor FABIANNO.

O reitor reafirmou o empenho da Reitoria da UVA no pleno restabelecimento do benefício das refeições, “importante ação de assistência ao estudante” e nos cuidados para o retorno das atividades presenciais com segurança. “Não poderíamos fazer reabertura do RU diante da indefinição da situação epidemiológica, mas estamos estudando todas as alternativas para que o RU esteja funcionando, ainda neste semestre” destacou o reitor. Participaram da reunião pela Comissão Gestora do DCE, a estudante Ana Caroline Cruz de Sousa e a representante da União Estadual dos Estudantes do Ceará (UEE) e também aluna da UVA, Yara Pacheco.

FONTE : UVA NOTÍCIAS