SINDESP

Roubo De Dados Bancários Atingiu 92%. Como Se Proteger

Os Golpes Cibernéticos Têm Se Tornado Cada Vez Mais Comuns. De Acordo Com Uma Pesquisa Da Psafe, Entre Abril E Maio De 2022 Ocorreu Um Aumento De Mais De 350% Nas Tentativas De Golpe Do Pix, Por Exemplo. Esse Tipo De Fraude Pode Ser Extremamente Prejudicial, Principalmente Quando Conseguem Identificar Os Seus Dados Bancários. Afinal, Com Essas Informações, É Possível Fazer Transações Diversas E Até Mesmo Pedir Empréstimos E Financiamentos.

Práticas De Proteção Para Dados Bancários

Mesmo Com Tantos Perigos, Saiba Que É Possível Se Proteger Contra Fraudes E Golpes Envolvendo Informações Financeiras. Alguns Golpes Podem Dar A Impressão De Elaborados, Mas A Verdade É Que Simples Técnicas E Atenção Podem Te Resguardar Dessa Situação. Por Mais Que Possa Parecer Complicado, Os Esforços São Pequenos Se Comparados Com A Dor De Cabeça De Ter Os Dados Bancários Roubados. Veja Só Como Se Proteger. Sempre Verifique O Endereço Do Site Do Banco Antes De Utilizá-Lo. Alguns Golpes São Aplicados Usando Sites Fraudulentos Que Imitam O Internet Banking. Acreditando Ser O Site Oficial, O Usuário Insere As Suas Informações E Acaba Caindo Em Uma Enrascada. A Dica Aqui É Sempre Checar Se O Site É Original.

Umas Das Formas De Fazer Isso É Procurar Pelo Cadeado Ao Lado Da Url, Onde Fica O Endereço Do Website. Esse Ícone É Um Certificado Que Mostra Que A Sua Conexão Com O Site É Segura. Ainda Assim, Tenha Cuidado Ao Informar Dados Bancários. Cuidado Com E-Mails Falsos Em Nome Do Banco – Outro Golpe Muito Comum É O Que Envia E-Mails Em Nome Do Banco. Nesse E-Mail, Você Pode Ser “Avisado”  De   Algo Que   Está Incorreto   No  Cadastro,  Sendo Solicitado Que Você Envie Informações. Pode Parecer Extremo, Mas Nunca Compartilhe Esse Tipo De Informação Via E-Mail. Não É Costume De Nenhum Banco Fazer Isso, Então Quase Sempre É Um Golpe. Prefira Ligar Na Central Da Financeira Ou Comparecer Pessoalmente A Uma Agência, Se For Possível, Para Verificar Se Realmente Existe Algum Problema. – Cuidado Com E-Mails Ou Contatos Telefônicos Que Pedem Dados Pessoais – Nem Sempre Os E-Mails Vêm Em Nome Do Banco, É Possível Que Mandem Em Nome De Lojas, Restaurantes Ou, Até Mesmo, Pessoas Conhecidas. – Por Via Das Dúvidas, Caso Você Não Tenha Certeza Da Procedência De Uma Mensagem, Verifique Por Outro Meio (Telefone, Redes Sociais, Etc). – Outra Ideia É Checar O Endereço De E-Mail Que Enviou A Mensagem, Ver Se O Nome Está Correto, E Tomar Cuidado Com Os Arquivos Em Anexo, Podem Conter Spam. – Evite Utilizar O Internet Banking A Partir De Computadores Públicos. – Tente, Ao Máximo, Evitar O Acesso À Internet Banking Em Computadores Que Não Sejam Seus. Sim, Isso Inclui A Máquina Do Seu Trabalho. Isso Porque Nunca Se Sabe Quem Tem Acesso Ao Mesmo Pc.

Ele Pode Contar Com Um Programa De Gravação De Tela Oculto, Memorizador De Senhas E Outros Com Más-Intenções. Se For Totalmente Necessário, Abra Sempre Em Uma Guia Anônima E Apague Tudo O Que For Baixado Após O Uso. – Proteja O Seu Computador Ou Dispositivo Móvel – Ainda Que Use O Seu Próprio Aparelho, É Importante Protegê-Lo Contra Possíveis Golpes De Roubo De Dados Bancários. Em Computadores, É Importante Ter Um Antivírus E O Manter Atualizado, Assim Como O Sistema Operacional. Nos Celulares, A Dica É Parecida. Faça As Atualizações Do Software E Nunca Deixe As Senhas E Informações Bancárias Anotadas Em Blocos De Notas No Aparelho. Não Acesse A Sua Conta Bancária A Partir De Redes Wi-Fi Públicas. Por Mais Que As Redes Wi-Fi Públicas Sejam Ótimas Quebra-Galho, Não É Indicado Usar O Seu Aplicativo De Banco Ou Qualquer Outro Com Informações Sensíveis Quando Conectado A Uma Delas.

Isso Porque A Rede Pública Pode Ser Modificada Facilmente Pelo Seu Dono E Por Hackers. Assim, Eles Conseguem Acessar Informações No Seu Aparelho Só Por Estarem Conectados. Use As Redes Públicas Apenas Quando Necessário E Para Acessar Sites E Apps Simples. Use Apenas Os Aplicativos Móveis Oficiais Do Banco. Nunca Faça Download De Aplicativos Para Banco Fora Do Ambiente Seguro Das Lojas De App Oficiais. Assim Você Garante Que Aquele É, De Fato, O App Correto E Seguro, Criado E

 

Monitorado Pelo Próprio Banco. Cuidado Com A Tabela De Códigos Ou Com O Token Fornecido Pelo Banco. Alguns Bancos Solicitam A Confirmação De Identidade Por Meio De Códigos E Tokens, Assim Você Pode Provar Que É O Dono Daquela Conta. É Uma Medida De Segurança Eficaz, Basta Que Você Tome Cuidado Para Que Ninguém Mais Tenha Acesso Àqueles Números. Monitore A Sua Conta Com Extratos Via E-Mail E Avisos Por Sms. Muitas Pessoas Só Descobrem Que Seus Dados Bancários Foram Roubados Quando Percebem Movimentações Estranhas Na Conta. Para Ser Alertado Rapidamente, Ative As Notificações Do Aplicativo Do Banco, Extratos Via E-Mail E Os Avisos Por Mensagem De Texto. Assim, Você Fica Sabendo De Cada Movimentação Da Sua Conta Bancária E Pode Entrar Em Contato Com Financeira Imediatamente Caso Sofra Algum Roubo.

Utilize O Botão “Sair” Ou Equivalente Ao Encerrar O Uso Do Internet Banking. Não Se Esqueça De Sempre Sair Da Conta Ou Fechar O Aplicativo Ao Finalizar O Uso Do Mesmo. Isso É Muito Importante, Pois, Caso Alguém Encontre O Seu Celular, Ou Até Se For Vítima De Um Furto, Ou Roubo, E O App Estiver Aberto, A Pessoa Terá Livre Acesso Ao Seu Dinheiro E Cartões. Saindo E Fechando A Ferramenta, As Chances De Conseguirem Entrar Em Sua Conta Diminuem Consideravelmente. O Que Fazer Se For Vítima De Fraude.Infelizmente, Mesmo Com Todos Os Cuidados, Você Pode Acabar Se Tornando Uma Vítima De Fraude Com Dados Bancários. Se Isso Acontecer Com Você, O Primeiro Passo É Entrar Em Contato Com O Banco E Alertar Sobre O Acontecido, Assim Podem Bloquear Todas As Movimentações Da Sua Conta.

Em Seguida, O Mais Indicado É Fazer Um Boletim De Ocorrência. Com Ele Você Estará Mais Protegido Dos Futuros Problemas. Por Fim, Mas Não Menos Importante, Altere Os Dados Para Evitar O Uso Indevido, E Mantenha Os Cuidados Com A Segurança. Direito A Ser Indenizado Por Fraude Bancária. Se Você Teve Os Dados Vazados Ou Roubados Por Causa De Algum Problema Causado Pelo Banco, Seja Por Uma Instabilidade Do Sistema Ou Outro Motivo Maior, Você Pode E Deve Buscar Os Seus Direitos E Ser Indenizado.