Saúde Família – Aula Inaugural

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.040 – sindesp.org.br

A 1ª Turma do Doutorado Profissional em Saúde da Família (DPSF), promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA) e outras sete Instituições Nucleadoras, integrantes da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), será realizada na quarta-feira, 11 de agosto de 2021, em formato virtual. A transmissão será a partir das 14h, no canal da RENASF no YOUTUBE.

Com o tema “Da febre amarela à COVID-19: desafios e respostas às pandemias no Brasil”, a aula será ministrada pela pesquisadora e Professora Associada da Harvard School of Public Health (Escola de Saúde Pública de Harvard), Márcia Castro.

Também são integrantes da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família como Instituições Nucleadoras: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Regional do Cariri (URCA).

Sobre o curso

O Doutorado Profissional em Saúde da Família, ofertado em rede e recomendado pela CAPES, possui duas linhas de pesquisa: Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde da Família; e Educação na Saúde e Promoção da Saúde. Na UVA, juntamente com o Mestrado Profissional em Saúde da Família, o curso é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS/UVA). São coordenadoras do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF/UVA) as professoras Maristela Inês Osawa Vasconcelos e Maria Socorro Araújo Dias (Adjunta).

O Doutorado Profissional em Saúde da Família, primeiro da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), após a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ter aprovado e recomendado a criação do curso na 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico de Educação Superior (CTC-ES/CAPES), em novembro de 2019. O reconhecimento está oficializado na Portaria nº540, de 15/06/2020, que homologou o Parecer nº 111/2020 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES), contendo os cursos aprovados e recomendados pelo CTC-ES/CAPES.

Saiba mais: ppgsf_uva@uvanet.br | prppg@uvanet.br

Link de acesso à Aula Inaugural: https://bit.ly/AulaInauguralPPGSF